Quem somos : :

Utopia e cotidiano: um outro mundo é realmente possível?

Imprimir

Um outro mundo é realmente possível?

Este é um espaço dedicado à divulgação e discussão de atividades (iniciativas, projetos, empreendimentos, instituições) que estão acontecendo agora e que fazem do mundo real algo mais próximo de um mundo utópico desejado. Como podemos agir de forma mais coerente com nossas idéias? Quem já está fazendo isto? Dá certo mesmo? O que precisa melhorar?
Estamos aqui socializando um trabalho escolar do final do ensino médio (mas você pode contribuir independente da idade, credo ou escolaridade). A importância de se discutir esse tema neste momento escolar deve-se, dentre outros motivos, à necessidade de estabelecermos pontes entre os valores humanos e democráticos que aprendemos na escola (ou tentamos aprender) com o mundo profissional - hoje chamado de mercado de trabalho.
A palavra "mercado" pressupõe que o desempregado é uma espécie de produto na prateleira a ser escolhido pelo empregador. E, ao que parece, isto é tanto mais verdade quanto menor for o grau de instrução daquele que busca um emprego, e quanto maior for a desigualdade no país. Ou seja, há muito trabalho a ser feito, em todos os níveis de organização. E também precisamos considerar certos limites (veja um aqui) ao pensar no mundo que queremos, caso contrário estaremos confundindo idealismo com ingenuidade.
Afinal de contas, o que é utopia?

Para adicionar um ponto nesta rede você precisa se cadastrar no Rizomas (passe o mouse sobre o "participe", no menu verde à esquerda). É coisa rápida, só precisa ter um email. Depois de se cadastrar e entrar no site como usuário (login) você pode escrever um artigo (leia a proposta para ter uma idéia do que queremos) ou sugerir um link (na categoria "utopia e cotidiano").
Volte à página central do trabalho "Utopia e Cotidiano: buscando práticas idealistas"
Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 18:49  


Selecione uma palavra-chave