Recebi o email abaixo, cujas informações podem ser confirmadas nos links , que são do governo. Esta lei pode ajudar não só a garantir a qualidade alimentar como também o estímulo aos produtores locais e orgânicos, ou seja, agricultura familiar, permacultura, etc. Leia mais no email que coloquei abaixo, nos links, e se quiser ajudar, não demore, participe assinando aqui.
O projeto de lei está disponível neste endereço:
https://www.planalto.gov.br/Consea/static/documentos/Tema/AlimentacaoEscol/PL%20Merenda%20Escolar1.pdf
Em março deste ano o FBSAN organizou em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Associação Brasileira de Nutricionistas (ASBRAN), o Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) e a Action Aid Brasil, o Seminário "Alimentação Escolar: significados, experiências e perspectivas" que tinha como objetivo analisar o PL Alimentação Escolar. Para os que não tiveram oportunidade de ler as conclusões e propostas desse seminário elas seguem em anexo..
O debate feito a partir do diálogo com as experiências concretas que vêm sendo desenvolvidas em diversos municípios e o Projeto de Lei da alimentação escolar (PL 2877/2008) mostrou o sentido estratégico dessa política para potencializar o desenvolvimento local sustentável, com a valorização da cultura alimentar local e regional, a participação ativa da agricultura familiar e agroextrativista no mercado institucional, o direito humano do escolar de ter acesso a uma alimentação adequada e saudável, como garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. O PL define que 30% do volume de recursos do Programa sejam destinados a compra de gêneros da agricultura familiar local.
O Projeto de Lei da alimentação escolar incorpora também a diretriz inovadora de "inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassam pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional" (Art. 2º, inciso II) e amplia o acesso ao programa aos escolares do ensino médio.
Nesse momento o Projeto de Lei está tramitando no Congresso Nacional. A aprovação do projeto, que está na Câmara dos Deputados, beneficiará mais 8 milhões de estudantes do ensino médio e de escolas de alfabetização. Atualmente, cerca de 37 milhões de alunos são atendidos pelo programa, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto beneficiará também diversos agricultores e agricultoras familiares, agroextrativistas, indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
A mobilização da sociedade civil é fundamental para garantirmos a aprovação desse Projeto de Lei. Qualquer pessoa, entidade ou instituição poderá participar do abaixo-assinado, disponível na página do Consea, que será entregue aos parlamentares.
Abraços,
Maria Emília L.Pacheco
Acesse a página do abaixo-assinado
Maiores informações sobre o Projeto de Lei da Alimentação Escolar:
Secretaria Executiva FBSAN -
Vanessa Schottz - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 25367398
Rozi Billo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 21789464
Informações sobre o abaixo assinado
Secretaria do Consea
www.presidencia.gov.br/consea
< Anterior | Próximo > |
---|