Cursos à distância devem ter o mesmo diploma dos presenciais?

Imprimir

Uma pergunta bastante pertinente, que me ocorreu enquanto lia a matéria "Cursos de EAD têm qualidade contestada" (Infonet, 03/06/2010), de Bruno Antunes. Veja um trecho abaixo:

"Para o sociólogo Ivan Masafret que foi tutor de um dos cursos à distância da UFS, o conteúdo dos cursos é muito incipiente. “O nível do curso é completamente diferente do curso presencial, lá os alunos recebem uma apostila, além do conteúdo colocado na Internet, é algo moldado”, comentou.

Segundo Ivan, a única obrigação que o aluno tem é comparecer às provas que são presenciais. “Tinha muito aluno que reclamava do curso na época, reclamavam da falta de computadores, principalmente em Laranjeiras. No curso à distância não existe aula presencial. O que eu acho estranho é que o diploma do curso à distância é o mesmo do curso presencial, o que não quer dizer que a qualidade do curso seja a mesma”, disse.

De acordo com o diretor do Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) da UFS, Antônio Ponciano Bezerra, como em todos os serviços que são implantados, existe dificuldades no início. “Depois as coisas vão se ajustando, o aluno vem de uma cultura em que o professor vai falar tudo o que você quer, tira todas as suas dúvidas. A proposta do ensino à distância é o aluno ser incentivado a investigar”, informou.

Ponciano falou que nos municípios em que há vagas ociosas, elas são remanejadas para alunos em outras cidades.  “A gente oferece conforme a demanda dos municípios, caso não preencha o número de vagas, tentamos remanejar para outra cidade”, apontou.

Sobre a qualidade do curso a distância, o diretor revelou que a única diferença do curso a distância para os outros é metodológica. “Os cursos tem a mesma duração de um curso presencial. Eles têm um professor que acompanha o conteúdo e tem os tutores. Os próprios professores que elaboram o material do curso. Tem material discursivo e objetivo. Não tem nada que descaracterize o conteúdo, o aluno vai receber o mesmo diploma dos cursos presenciais”, ponderou."

Leia a matéria toda em http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=98740&titulo=especial

 

Última atualização em Qui, 10 de Junho de 2010 15:11  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente ...(28579)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discus...(14892)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gra...(14369)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas co...(11953)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas...(11041)