Polêmicas http://rizomas.net/polemicas.html Wed, 26 Jul 2017 22:37:11 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Diretor da "bíblia psiquiátrica" admite que há hiper medicalização estimulada pelos laboratórios http://rizomas.net/polemicas/454-diretor-da-qbiblia-psiquiatricaq-admite-que-ha-hiper-medicalizacao-estimulada-pelos-laboratorios.html http://rizomas.net/polemicas/454-diretor-da-qbiblia-psiquiatricaq-admite-que-ha-hiper-medicalizacao-estimulada-pelos-laboratorios.html A "bíblia psiquiátrica" (o Manual Diagnóstico e Estatístico, DSM) é um grande livro que define as características de todos os "transtornos mentais" conhecidos. Ele é atualizado de vez em quando e foi dirido por Allen Frances durante anos. Em entrevista ao El País (em setembro de 2014), Allen admite excessiva medicalização da vida, estimulada pelas grandes empresas e "validada" pelo DSM.

Este é um fato importante para os educadores, visto que muitos dos comportamentos antigamente atribuídos a uma "normalidade caótica" das crianças, podem ser hoje erroneamente tratados como "anormais", usando o DSM como suposta base científica.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Thu, 13 Aug 2015 18:22:56 +0000
Habilidades socioemocionais devem ser avaliadas? http://rizomas.net/polemicas/440-habilidades-socioemocionais-devem-ser-avaliadas.html http://rizomas.net/polemicas/440-habilidades-socioemocionais-devem-ser-avaliadas.html Uma das tendências recentes entre pesquisadores e gestores educacionais é falar das tais habilidades "não cognitivas" (termo com o qual não concordo), ou "competências socioemocionais" (um pouco melhor).

Seguindo a linha de que "avaliar é preciso" - e levando em conta as limitações dos chamados testes "cognitivos" (como ENEM e SAEB) - alguns defendem que características como perseverança, otimismo e curiosidade sejam também avaliadas no processo educacional. Não se trata de dar "ponto negativo" como vingança pela má conduta do aluno, mas sim de buscar ampliar o espectro do humano incluído nos sistemas de avaliação educacional.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Mon, 10 Nov 2014 14:58:13 +0000
Ser professor faz mal pra saúde? http://rizomas.net/polemicas/413-ser-professor-faz-mal-pra-saude.html http://rizomas.net/polemicas/413-ser-professor-faz-mal-pra-saude.html Tem quem diga que a vida de professor é quase como uma missão, um martírio, tal o nível de sacrifício que se exige do profissional. Tem também quem diga que a profissão de professor é até tranquila, pois além da garantia de emprego e pouca competição dentro da escola (cada um tem sua área/série), há também grandes períodos de férias.

De qualquer forma, em termos objetivos, muitos dados não têm sido favoráveis à saúde dos professores. Uma reportagem do ano passado apontou problemas de saúde comuns, como depressão, problemas na voz e nas costas:

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Tue, 15 Apr 2014 21:12:52 +0000
É justo os pais poderem escolher livremente a escola (pública) dos filhos? http://rizomas.net/polemicas/375-e-justo-os-pais-poderem-escolher-livremente-a-escola-publica-dos-filhos.html http://rizomas.net/polemicas/375-e-justo-os-pais-poderem-escolher-livremente-a-escola-publica-dos-filhos.html Uma interessante questão levantada por Xavier Bonal, da Universidade Autônoma de Barcelona. Ele se refere às escolas totalmente ou parcialmente financiadas pelo estado, e analisa a experiência recente da Espanha.

Se a liberdade é um dos fundamentos da democracia, talvez a justiça seja algo ainda mais fundamental. Em que medida estes dois princípios se distanciam na questão do ensino público?

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Wed, 24 Aug 2011 03:13:59 +0000
Cursos à distância devem ter o mesmo diploma dos presenciais? http://rizomas.net/polemicas/327-cursos-a-distancia-devem-ter-o-mesmo-diploma-dos-presenciais.html http://rizomas.net/polemicas/327-cursos-a-distancia-devem-ter-o-mesmo-diploma-dos-presenciais.html

Uma pergunta bastante pertinente, que me ocorreu enquanto lia a matéria "Cursos de EAD têm qualidade contestada" (Infonet, 03/06/2010), de Bruno Antunes. Veja um trecho abaixo:

"Para o sociólogo Ivan Masafret que foi tutor de um dos cursos à distância da UFS, o conteúdo dos cursos é muito incipiente. “O nível do curso é completamente diferente do curso presencial, lá os alunos recebem uma apostila, além do conteúdo colocado na Internet, é algo moldado”, comentou.

Segundo Ivan, a única obrigação que o aluno tem é comparecer às provas que são presenciais. “Tinha muito aluno que reclamava do curso na época, reclamavam da falta de computadores, principalmente em Laranjeiras. No curso à distância não existe aula presencial. O que eu acho estranho é que o diploma do curso à distância é o mesmo do curso presencial, o que não quer dizer que a qualidade do curso seja a mesma”, disse.

De acordo com o diretor do Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) da UFS, Antônio Ponciano Bezerra, como em todos os serviços que são implantados, existe dificuldades no início. “Depois as coisas vão se ajustando, o aluno vem de uma cultura em que o professor vai falar tudo o que você quer, tira todas as suas dúvidas. A proposta do ensino à distância é o aluno ser incentivado a investigar”, informou.

Ponciano falou que nos municípios em que há vagas ociosas, elas são remanejadas para alunos em outras cidades.  “A gente oferece conforme a demanda dos municípios, caso não preencha o número de vagas, tentamos remanejar para outra cidade”, apontou.

Sobre a qualidade do curso a distância, o diretor revelou que a única diferença do curso a distância para os outros é metodológica. “Os cursos tem a mesma duração de um curso presencial. Eles têm um professor que acompanha o conteúdo e tem os tutores. Os próprios professores que elaboram o material do curso. Tem material discursivo e objetivo. Não tem nada que descaracterize o conteúdo, o aluno vai receber o mesmo diploma dos cursos presenciais”, ponderou."

Leia a matéria toda em http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=98740&titulo=especial

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Thu, 10 Jun 2010 18:01:52 +0000
O trabalho realmente dignifica o homem? http://rizomas.net/polemicas/314-o-trabalho-realmente-dignifica-o-homem.html http://rizomas.net/polemicas/314-o-trabalho-realmente-dignifica-o-homem.html

Dia do trabalho. O que estamos comemorando mesmo? A expulsão do paraíso para comer o pão com o suor do próprio rosto? A possibilidade de transformar o mundo com nossas próprias mãos? O que é trabalho? Ele é bom? É sempre bom? Quanto mais melhor? Trabalhar até o limite é uma forma de aprimorar o corpo e o espírito?

Esta é uma pergunta que diz respeito também ao professor. Quanto mais lições melhor? Quanto mais questões melhor? Qual é o limite disso? Os alunos têm algum direito à preguiça?

Pois bem, estas são questões complicadas. Para contribuir com a discussão, selecionei alguns trechos do clássico manifesto "O Direito à Preguiça" (1880) do francês Paul Lafargue. Veja abaixo.

]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Sun, 02 May 2010 00:19:53 +0000 Ciência e religião: menina morre de diabetes porque pais rezaram ao invés de ir ao médico http://rizomas.net/polemicas/263-ciencia-e-religiao-menina-morre-de-diabetes-porque-pais-rezaram-ao-inves-de-ir-ao-medico.html http://rizomas.net/polemicas/263-ciencia-e-religiao-menina-morre-de-diabetes-porque-pais-rezaram-ao-inves-de-ir-ao-medico.html O artigo abaixo pode servir de ponto de partida para uma discussão sobre a relação entre ciência e religião. Hoje é muito comum valorizarmos o respeito às diferenças, ao pluralismo, ao conhecimento tradicional, etc. Mas isto não quer dizer que "é tudo a mesma coisa". Pelo menos não perante a lei.

Qual é o papel da ciência para o homem? Qual é o papel da religião? O texto abaixo pôe algumas lenhas nessa fogueira. ]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Fri, 25 Sep 2009 17:20:43 +0000 Quando a eutanásia é justa? http://rizomas.net/polemicas/255-quando-a-eutanasia-e-justa.html http://rizomas.net/polemicas/255-quando-a-eutanasia-e-justa.html Para o patologista Marcos de Almeida, é hipocrisia negar que a eutanásia seja praticada em UTIs brasileiras, onde é freqüentemente utilizado um coquetel de sedativos batizado de M1. "É feito de monte. O doente está em fase terminal, não se beneficia mais com a analgesia, o médico vai e aumenta a dose de sedação. Isso tem um efeito tóxico e vai levar o paciente à morte."

Ainda segundo Almeida, professor de bioética da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a palavra eutanásia ficou estigmatizada, e as pessoas têm medo de usá-la. Ele acha necessário que uma legislação estabeleça critérios e condutas éticas para uma morte sem sofrimento. "A morte é um preço que merece ser pago para o alívio da dor", afirma.

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Wed, 09 Sep 2009 21:58:50 +0000
Devemos tentar melhorar o corpo humano? Nietzsche, Eugenia e a polêmica Habermas-Sloterdijk http://rizomas.net/polemicas/248-devemos-tentar-melhorar-o-corpo-humano-nietzsche-eugenia-e-a-polemica-habermas-sloterdijk.html http://rizomas.net/polemicas/248-devemos-tentar-melhorar-o-corpo-humano-nietzsche-eugenia-e-a-polemica-habermas-sloterdijk.html Esta é uma pergunta antiga, que remonta aos primórdios da filosofia. O ser humano é geralmente considerado uma grande potência pouco realizada. Hoje costuma-se repetir, em certos momentos profundos, a frase "usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral" - mesmo sem que os neurocientistas tenham chegado a um consenso de como o cérebro funciona.

A idéia de que o homem pode ser mais do que é sempre nos acompanhou. A radicalização desta idéia, na forma de preconceito e elitismo, também parece estar presente em todas eras. Mas ao final do século XX, esta questão antes meramente filosófica tem se tornado cada vez mais prática, principalmente devido ao avanço da biotecnologia e também das psicologias.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Sat, 05 Sep 2009 22:23:23 +0000
O "sistema anti-chute" do novo ENEM funciona mesmo? http://rizomas.net/polemicas/247-o-sistema-anti-chute-do-novo-enem-funciona-mesmo.html http://rizomas.net/polemicas/247-o-sistema-anti-chute-do-novo-enem-funciona-mesmo.html Quando escutei que o novo ENEM teria um sistema anti-chutes, achei ótimo. Sempre achei estas provas de múltipla escolha um tanto rudimentares. Meus alunos, diferentemente, não gostaram da mudança. Não porque sejam afeitos ao ato de chutar, mas por serem os principais envolvidos num jogo com regras mutantes. E porque será inevitável dar uma leve chutadinha na maratona ENEM 2009 (haja neurônio e chocolate). Mas afinal, chutar ou não chutar no novo ENEM? Será melhor deixar em branco ou jogar a moeda? Resolvi, então, ler mais um pouco sobre o assunto.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Polêmicas Sat, 05 Sep 2009 01:21:12 +0000