Ensino de Biologia https://rizomas.net/ensino-de-biologia.html Wed, 27 Jan 2021 14:51:34 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Manual de Libras para Ciências e Biologia (UFPI) https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/476-manual-de-libras-para-ciencias-e-biologia-ufpi.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/476-manual-de-libras-para-ciencias-e-biologia-ufpi.html Se a palavra mais falada do momento é COVID, uma doença causada por um vírus, nunca foi tão importante entender o corpo humano e as células.

E como esse conhecimento é um direito de todos, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí elaboraram um manual de Libras (Língua Brasileira dos Sinais, usada por milhões de brasileiros surdos e ouvintes). Esse manual mostra como se fala (em Libras) diversas palavras relacionadas ao corpo humano e às células. E de forma visualmente clara e agradável.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Tue, 04 Aug 2020 15:31:10 +0000
Como aproveitar a pandemia do Corona para aprender alguma coisa? https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/475-como-aproveitar-a-pandemia-do-corona-para-aprender-alguma-coisa.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/475-como-aproveitar-a-pandemia-do-corona-para-aprender-alguma-coisa.html Para os professores de todas as áreas, a atual epidemia do novo vírus Corona (COVID-19) pode ser um bom pretexto para aprendizados importantes. Para os professores de Biologia há diversas questões interessantes.

O que é um vírus? Existe antibiótico contra vírus? O que é uma vacina?

Do ponto de vista ecológico, por que as epidemias podem ser tão prejudiciais ao ser humano nos dias de hoje? Dá pra falar sobre o parasitismo (uma das interações ecológicas) e sua relação com a densidade populacional do hospedeiro.

Do ponto de vista da saúde, o assunto dá uma boa discussão nos dois níveis: individual e público. Sabemos que é importante ficar em casa para evitar ficar doente. Mas a saúde não é só um problema individual (vide a resposta da pergunta anterior). Então, do ponto de vista da saúde pública, porque é importante ficar em casa?

A figura abaixo responde parte dessa pergunta e é explicada no link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51850382

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Fri, 20 Mar 2020 23:33:25 +0000
Jogo para ensinar botânica com árvores brasileiras https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/443-jogo-para-ensinar-botanica-com-arvores-brasileiras.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/443-jogo-para-ensinar-botanica-com-arvores-brasileiras.html Lembra do "Super Trunfo", aquele jogo de cartas sobre carros?. Pois é, foi criado um jogo semelhante por Jeison T. Alflen, usando apenas árvores brasileiras e suas características, ao invés de carros.

Parece bem interessante. Fica a dica para os professores de biologia e ciências que estiverem em busca de alguma atividade mais interativa para as aulas sobre plantas.

Basta baixar as figuras (que estão nesse link), imprimir, e usar à vontade.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 09 Feb 2015 19:14:05 +0000
Existem raças humanas, do ponto de vista biológico? https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/425-existem-racas-humanas-do-ponto-de-vista-biologico.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/425-existem-racas-humanas-do-ponto-de-vista-biologico.html Há quem diga que o conhecimento científico desumaniza a humanidade e desencanta o mundo. Há quem diga que o conhecimento científico é a única arma contra a ignorância e a superstição. Acredito que o conhecimento, em si, não é bom nem mau, assim como o martelo, que pode construir ou matar. Tudo depende do uso que se faz das coisas, não das coisas em si.

No caso da discussão sobre raças humanas - e todo o preconceito que envolve este tema - acredito que há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente, da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no conceito de raça humana (raça é um subgrupo da espécie). Porque há mais diferenças entre dois indivíduos quaisquer do que entre duas raças. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa observando apenas seus genes. E não há dúvida de que os genes determinam mais o que somos do que a cor da pele.

Este tema pode ser uma forma interessante de se ensinar genética para além do "azão azinho", além de ser uma importante contribuição para desmontar o preconceito racial que habita o cotidiano, escolar ou não.

Para quem quiser se aprofundar um pouco sobre o tema, sugiro a leitura do artigo "A inexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social?", de Sérgio Pena e Telma Birchal. Acho inclusive que este texto pode ser trabalhado diretamente com os alunos de Ensino Médio. Ele não está em uma linguagem tão técnica, mas foi escrito por importantes especialistas brasileiros na área.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Wed, 26 Mar 2014 19:57:03 +0000
Todas as células tem todos tipos de organelas? https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/393-todas-as-celulas-tem-todos-tipos-de-organelas.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/393-todas-as-celulas-tem-todos-tipos-de-organelas.html Em biologia, é saudável suspeitar de palavras como “todos”, “nenhum”, “nunca” e “sempre”.

Para ajudar na proposta de trabalho da célula 3D, e para outros interessados neste assunto deveras alienígena, fiz a tabela abaixo como uma visão geral da ocorrência das organelas nos diferentes tipos de células. Pode haver alguma imprecisão, porque o conhecimento biológico está em plena transformação, mas a ideia geral é essa.

Para os professores interessados em fazer uma atividade deste tipo, fiz também uma tabela em branco para os alunos preencherem. Clique aqui pra baixar a tabela.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Tue, 12 Jun 2012 11:00:14 +0000
Projeto Célula 3D (proposta reformulada) https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/390-projeto-celula-3d-proposta-reformulada.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/390-projeto-celula-3d-proposta-reformulada.html Atividade planejada para os alunos da 3a. série do Ensino Médio,
feita com base na proposta do ano passado.

1. Objetivos

Ajudar os alunos a visualizarem o mundo microscópico das células e desenvolverem a capacidade de imaginar uma realidade que nunca viram nem faz parte do seu cotidiano. O grupo deverá construir um modelo de célula eucariótica em 3 dimensões, buscando representar de maneira clara as diferentes organelas e seu funcionamento integrado.

2. Proposta de trabalho

Para construir seu modelo, o grupo deverá escolher uma opção (célula vegetal ou animal), podendo também, se quiser, escolher alguma célula mais específica, como um neurônio (animal), uma célula-guarda do estômato (vegetal), etc.

Este ano teremos um significado mais amplo para “3 dimensões”: o grupo pode escolher entre duas possibilidades de 3D:

a) 3 dimensões de espaço. Trata-se da proposta original - construção de um modelo tridimensional de célula.

b) 2 dimensões de espaço e 1 de tempo, ou seja, um vídeo ou animação.

Em ambos os casos, além da representação visual da célula e organelas (que sejam razoavelmente verossimilhantes, ou seja, se pareçam com o que é visto no microscópio), o grupo deverá representar uma atividade da célula, mostrando como tal atividade envolve o funcionamento articulado de diversas organelas. Além disso, nos dois casos as organelas e componentes deverão ser explicitamente identificados, com legenda ou outro recurso que o grupo considerar adequado.

Além disso, para ter uma visão geral de todos os tipos celulares, o grupo deverá coletar e sintetizar informações sobre a ocorrência de organelas nos diferentes tipos celulares.

3. Do que são compostas as células?

Quais elementos estão presentes em cada um dos 3 principais tipos celulares? Qual seria a forma mais sintética de representar este tipo de informação?

Discutam as questões acima e construam a representação que seria a resposta da última. É prudente verificar com o professor as conclusões do grupo antes de colocá-las em prática.

Alguns dos elementos abaixo podem ser encontrados em todos os tipos de células, outros não. 

Principais organelas e elementos celulares

(devem constar na síntese de informações sobre os 3 tipos celulares)

Citoplasma
Núcleo
Membrana Plasmática
Parede Celular
Ribossomo
Aparelho de Golgi
Retículo Endoplasmático
Citoesqueleto
Centríolo
Mitocôndria
Cloroplasto
Lisossomo
Fagossomo
Cromossomo
Vacúolo

Principais moléculas orgânicas

(podem ser citadas durante a explicação do funcionamento integrado das organelas)

Glicose
ATP
Aminoácido
Proteína
DNA
RNA

4. Produtos a entregar

-> Célula 3D.

-> Uma página de texto (todo escrito pelo grupo, com linguagem científica e compreensível), descrevendo a participação conjunta de diferentes organelas envolvidas em alguma atividade que a célula realize.

-> Informações sintéticas sobre ocorrência das diferentes organelas nos 3 modelos celulares.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 06 Feb 2012 23:08:42 +0000
Conteúdos do ENEM: Biologia https://rizomas.net/ensino-de-biologia/como-ensinar-biologia/376-conteudos-do-enem-biologia.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/como-ensinar-biologia/376-conteudos-do-enem-biologia.html Desde 2009, o ENEM passou a incluir também conteúdos específicos de cada disciplina em sua matriz de referência, que antes contava apenas com competências e habilidades. Essa mudança veio junto com várias outras, que no geral tiveram o objetivo de tornar o ENEM mais parecido com o vestibular, já que agora o exame tem essa função. Mas o ENEM avalia competências ou conteúdos? Na minha opinião, esta pergunta parte do pressuposto equivocado de que alguém pode ser competente sem ter informações específicas. Mas isso é outra estória.

Para facilitar a vida do colega professor, coloquei abaixo os conteúdos de biologia do presentes no Edital ENEM 2011, que são os mesmos de 2009. Inseri, por conta própria, uma estrutura de sub tópicos e um índice para facilitar a visão geral. Se quiser, você também pode dar uma olhada nos conteúdos de biologia para Fuvest e Unicamp.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Como ensinar biologia? Thu, 08 Sep 2011 16:41:15 +0000
Célula 3D - proposta de trabalho em grupo - biologia https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/368-celula-3d-proposta-de-trabalho-em-grupo-biologia.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/368-celula-3d-proposta-de-trabalho-em-grupo-biologia.html Construindo uma célula tridimensional

Esta proposta de trabalho
foi reformulada em 2012, veja aqui.

Objetivo

Ajudar os alunos a visualizarem o mundo celular, desenvolverem a capacidade de imaginar uma realidade que nunca viram nem faz parte do seu cotidiano.

Proposta de trabalho

O grupo deverá construir um modelo de célula eucariótica em 3 dimensões, buscando representar de maneira clara as diferentes organelas. Abaixo listamos as organelas básicas, presentes tanto em células vegetais quanto em animais, mas não se limitem a elas. Para construir seu modelo 3D, o grupo deverá escolher entre uma das duas opções (vegetal ou animal), podendo também, se quiser, escolher alguma célula mais específica, como um neurônio (animal), uma célula-guarda do estômato (vegetal) ou outra.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Wed, 09 Feb 2011 21:31:57 +0000
1a e 2a leis de Mendel - apresentação de slides https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/328-1a-e-2a-leis-de-mendel-apresentacao-de-slides.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/328-1a-e-2a-leis-de-mendel-apresentacao-de-slides.html Fiz essa apresentação de slides para meus alunos do terceiro ano (3a série EM, dizem hoje). Ensino genética nesta etapa final como fazia meu professor, Mauricio Mogilnik. Ele considerava que a profundidade e complexidade da matéria seria melhor compreendida pelos alunos depois de praticarem um pouco mais de química, matemática, sinapses de modo geral... Afinal, esse negócio de ficar decorando cálculos de "azão azinho" sem saber direito do que se trata não parece uma prática muito pedagógica.

Tendo isso mente, tentei criar uma sequência coerente de ideias, com perguntas, respostas e alguns problemas no meio. A proposta é que se pare um pouco nas perguntas,  dando um tempo pros neurônios entenderem o problema e procurarem / inventarem alguma resposta.

Boa parte das imagens (os esquemas) é original, fiz com um software livre chamado Dia.

 Clique aqui para ver o slideshow
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Fri, 11 Jun 2010 02:55:13 +0000
Como o vírus da AIDS infecta nossas células? Veja o vídeo https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/315-como-o-virus-da-aids-infecta-nossas-celulas-veja-o-video.html https://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/315-como-o-virus-da-aids-infecta-nossas-celulas-veja-o-video.html Veja abaixo uma animação de computador mostrando como o vírus da AIDS age. A maioria das formas coloridas e estranhas que se vê são proteínas, enzimas específicas do vírus e da célula hospedeira. As moléculas mais lineares são DNA ou RNA. É um vídeo bastante útil, por exemplo, para fazer uma síntese geral de citologia, uma introdução à virologia, ou mesmo em aulas de genética (transcrição e tradução) ou de sistema imunológico. Eu, particularmente, acho que usarei para falar de engenharia genética, pois o que o vírus faz é inserir seus genes no genoma do hospedeiro. No vídeo vemos isso, com enzimas de restrição, de ligação e tudo mais.


]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 10 May 2010 16:13:51 +0000