Métodos de Ensino http://rizomas.net/metodos-de-ensino.html Sat, 22 Jul 2017 22:33:26 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Como debater de forma racional? Russell ensina. http://rizomas.net/metodos-de-ensino/450-como-debater-de-forma-racional-russell-ensina.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/450-como-debater-de-forma-racional-russell-ensina.html Em tempos de acaloradas discussões pela internet, há todo um submundo dos comentários de redes sociais e sites que é revelador de nossas limitações em discutir certos assuntos utilizando aquela virtude que é supostamente comum à toda a espécie: a razão.

Frente a limitações, é sempre bom aprender um pouco mais. Vejamos então alguns princípios que podem ajudar aqueles que buscam, de fato, apurar a verdade dos fatos, de forma pública, honesta e transparente.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Wed, 27 May 2015 16:45:54 +0000
Planejando o currículo em tempos de Enem http://rizomas.net/metodos-de-ensino/441-planejando-o-curriculo-em-tempos-de-enem.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/441-planejando-o-curriculo-em-tempos-de-enem.html Agora que o ano letivo está terminando, pilhas de provas rabiscadas com caneta vermelha, a última coisa que passa pela cabeça do professor é pensar em mais trabalho. Mas aí vai uma pequena dica: anote rapidamente tudo isso que passa pela sua cabeça agora, antes que as férias limpem tudo. Coisas que deram certo, que não deram, ideias para novas aulas, atividades, parcerias, materiais didáticos, tudo que pode fazer seu próximo ano ser melhor do que esse. Estou falando de planejamento curricular. Pode não parecer uma boa hora, mas acredite: o final de um período é o melhor momento para se esboçar planos para o próximo. Aproveitando a deixa, vou contar um pouco do que aprendi sobre currículo e sobre o ENEM, tentando articular um pouco os dois.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Tue, 02 Dec 2014 15:07:11 +0000
Anotações de aula: no papel ou no computador? http://rizomas.net/metodos-de-ensino/427-anotacoes-de-aula-no-papel-ou-no-computador.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/427-anotacoes-de-aula-no-papel-ou-no-computador.html Segundo um estudo recente,  velha tecnologia "papel e caneta" é mais eficaz para se assimilar as aulas do que os computadores. Diz reportagem do Uol:

"De acordo com a pesquisa, os participantes que fizeram notas em papel sobre algumas palestras tiveram melhor desempenho nos testes realizados posteriormente do que os que usaram o notebook, mesmo com ele desconectado da internet. [...]

Em um dos testes realizados, os pesquisadores exibiram uma palestra online a 65 alunos. Alguns deles puderam utilizar o notebook -- desconectado da internet -- para fazer suas anotações, enquanto outra parte utilizou caneta e papel. Todos foram orientados a usar as estratégias que normalmente usam para fazer suas notas." Leia toda a reportagem aqui

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Fri, 23 May 2014 14:22:17 +0000
O pensamento divergente na educação - excelente vídeo! http://rizomas.net/metodos-de-ensino/392-o-pensamento-divergente-na-educacao-excelente-video.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/392-o-pensamento-divergente-na-educacao-excelente-video.html Entrei em contato com este vídeo através do Facebook e gostei muito. Ele trata de algumas questões importantes sobre o modelo de educação pública que vem crescendo desde o iluminismo e suas contradições. O autor defende uma mudança de paradigmas e, diferente de muitos outros discursos parecidos, busca explicar como seria esta mudança. O centro da argumentação é o chamado pensamento divergente, que seria, simplificando, a habilidade de dar muitas respostas para a mesma pergunta.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Mon, 16 Apr 2012 08:03:45 +0000
O que avaliar? Competências ou conteúdos? http://rizomas.net/metodos-de-ensino/377-o-que-avaliar-competencias-ou-conteudos.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/377-o-que-avaliar-competencias-ou-conteudos.html Esta pergunta está na boca dos educadores já há algum tempo e tem sido feita com mais frequência depois que o ENEM deixou seu formato "alternativo" original e passou a incluir conteúdos disciplinares em sua matriz de competências.

Conteúdos ou competências?

Poucos notam que esta pergunta parte de um princípio equivocado. De que alguém pode ser competente em alguma coisa sem ter certos conhecimentos específicos. Não sei bem de onde vem essa ideia, talvez seja fruto de uma leitura apressada dos discursos mais "esclarecidos" que defendem a pedagogia das competências.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Fri, 09 Sep 2011 01:48:36 +0000
Escola forte pode gerar fragilidade emocional http://rizomas.net/metodos-de-ensino/374-escola-forte-pode-gerar-fragilidade-emocional.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/374-escola-forte-pode-gerar-fragilidade-emocional.html Na revista Época dessa semana há uma interessante reportagem sobre as chamadas escolas "tradicionais", consideradas "fortes" em virtude de bons resultados em vestibulares e no ENEM. Não é raro observar, nas revistas semanais, artigos de opinião criticando as chamadas escolas "alternativas" ou enaltecendo as primeiras colocadas nos rankings nacionais.

É claro que os pais desejam uma carreira de sucesso para os filhos e, com base em tais informações, acabam procurando as instituições no topo do ranking. Nesse sentido, a escola vai deixando de ser um lugar para proporcionar o desenvolvimento pleno do ser humano, tornando-se cada vez mais um grande cursinho, uma longa preparação para testes. Não há trabalho em grupo nem discussão de valores éticos, não há tempo para reflexão, não há estímulo ao encontro e à amizade. A escola se justificaria apenas pelo ENEM e pelos vestibulares. Como no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, a escola deixa de ensinar os alunos a fazerem feitiços, pois sua finalidade é preparar para os exames finais. ]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Wed, 03 Aug 2011 12:13:43 +0000
Como falar bonito sem ter o que dizer? Embromation pedagógico http://rizomas.net/metodos-de-ensino/316-como-falar-bonito-sem-ter-o-que-dizer-embromation-pedagogico.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/316-como-falar-bonito-sem-ter-o-que-dizer-embromation-pedagogico.html Quem quiser realmente falar bonito sem ter o que dizer, terá que contar com um bom método. Afinal, quanto maior a eficiência do método, menor é a necessidade de um ser humano inteligente, perspicaz, versátil, criativo.

É possível montar todo um sistema para ensinar os alunos a responderem corretamente certas perguntas mesmo sem saber do que estão falando. É possível, e deve ser mais comum do que imaginamos. Segundo o argumento do quarto chinês, os professores deste sistema não estariam fazendo nada mais que programar adequadamente alguns computadores.

Não apenas os alunos, mas também os próprios professores estão sujeitos à verborragia ôca, até porque sempre precisam falar alguma coisa.

Mas o momento não é de lamúrias. Colo abaixo uma piada que recebi por email, cuja qualidade me impressionou. Teste você mesmo a tabela de "embromation" pedagógico e veja como é possível falar bonito sem ter o que dizer.]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Mon, 03 May 2010 02:59:07 +0000 Comenius - Didática Magna - livro completo http://rizomas.net/metodos-de-ensino/313-comenius-didatica-magna-livro-completo.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/313-comenius-didatica-magna-livro-completo.html Para quem quiser ter contato mais direto com as raízes da escola moderna, este livro é uma boa pedida. Diz o wikipedia sobre o autor:

"Jan Amos Komenský (em latim, Comenius; em português, Comênio) (28 de março de 1592 - 15 de novembro de 1670) foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didáctica Moderna.

Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII produziu obra fecunda e sistemática, cujo principal livro é a DIDÁTICA MAGNA. São suas propostas:

  • >> A educação realista e permanente;
  • >> Método pedagógico rápido, económico e sem fadiga;
  • >> Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
  • >> Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
  • >> Ensino unificado."
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Fri, 23 Apr 2010 14:50:59 +0000
Como fazer uma boa apresentação oral? http://rizomas.net/metodos-de-ensino/211-como-fazer-uma-boa-apresentacao-oral.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/211-como-fazer-uma-boa-apresentacao-oral.html alt

Oratória, arte dos contadores de estória, políticos, apresentadores, professores... Esta semana conheci o TED Talks, um belíssimo encontro de pessoas e idéias. São várias palestras, verdadeiras pérolas que abrem novos mundos para as idéias. Vale a pena ver. Um dos segredos destas palestras (além dos palestrantes, claro) são as regras básicas, os 10 mandamentos do TED talk, que coloco abaixo. ]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Fri, 29 May 2009 18:35:11 +0000 A evolução do ensino de matemática - piada tragicômica http://rizomas.net/metodos-de-ensino/176-a-evolucao-do-ensino-de-matematica-piada-tragicomica.html http://rizomas.net/metodos-de-ensino/176-a-evolucao-do-ensino-de-matematica-piada-tragicomica.html alt

Recebi por email esta piada sobre o ensino de matemática nas últimas décadas. Achei interessante pelo lugar de destaque que é colocado a uma metodologia muito praticada hoje em dia. O conhecimento por múltipla escolha. Note como a última opção ilustra a contradição de uma questão de matemática que é, na verdade, de interpretação de texto. Este tipo de problema aconteceu, segundo nossa análise, no ENEM 2008.

]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Métodos de ensino Sun, 25 Jan 2009 13:50:55 +0000