Educar o consumo

Imprimir

Muito se diz sobre a importância da educação para o capitalismo. Em geral, esta importância se restringe à "produção de mão de obra qualificada". Ou seja, a educação seria responsável por moldar as engrenagens do sistema para que ele funcione bem.

Tudo bem. Isto é de fato importante, pois se o sistema não funcionar nós teremos problemas... Mas seria só essa a função de uma "educação capitalista"?

Será que as pessoas não precisam aprender a consumir, assim como aprendem física e geografia?

Como a sua escola trabalha, por exemplo, a questão do consumo ético? Você já pensou sobre isso?

Se não, aproveite para ler o texto CONSUMO ÉTICO E SOLIDÁRIO, do qual extraí o trecho que coloco abaixo:

"A sociedade capitalista contemporânea tem como característica o CONSUMISMO, que, além de provocar exclusão social, produz impactos sobre o ambiente natural e consome os recursos naturais do Planeta, colocando em risco a sustentabilidade das gerações presentes e futuras.

Conforme dados do relatório do Programa de Desenvolvimento Humano da ONU intitulado Consumo para o Desenvolvimento Humano, enquanto os 20% mais ricos da população mundial são responsáveis por 86% do total de gastos em consumo privado, os 20% mais pobres respondem apenas por 1,3%. Conforme o documento, "bem mais de um bilhão de pessoas estão privadas de satisfazer suas necessidades básicas de consumo".

O mito do consumo é posto como sinônimo de felicidade e bem estar, meta prioritária do crescimento e do processo civilizatório, com o pensamento de que o prestígio social depende da sua capacidade de gastar, consumir e acumular bens, ainda que supérfluos. A mídia cria modas, modismos e necessidades desnecessárias."

No mesmo site, do Fórum Brasileiro de Economia solidária, encontramos um farejador de empreendimentos solidários, que você pode usar para encontrar oções de consumo mais consciente que estejam próximas da sua cidade.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 20:52  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém ...(75867)

Educação pode ser mais complexa do que Estatística - crítica a artigo da Folha de São Paulo

Cidadania
Escrevi o texto abaixo numa noite dessas qualquer, motivado pela frase de Tom Zé “Veja que beleza, a burrice está na mesa”. Mandei por email para todo mundo que eu achava que deveria receber. ...(6739)

Consumo ético

Cidadania
O que é consumo ético? É aquela velha estória: as famosas "leis de mercado" são controladas por nossas escolhas de consumo. Precisamos estar sempre atentos a isso, e não apenas buscando o meno...(6318)

A precisão matemática da mídia e as entrelinhas do aumento salarial

Cidadania
Acabei de ver a notícia Professores de São Paulo recebem 12,2% de aumento Lendo o título temos a impressão de receber uma informação precisa, com vírgula e tudo. Se tirarmos desse número a in...(5270)

Aluno da 7a série condenado a pagar 8 mil por bullying

Cidadania
DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (MG): 19/05/2010 - Aluno é condenado por bullying O juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, condenou um estudante de 7ª série a indenizar a...(4213)