A favor da maioridade educacional

Imprimir

Em virtude do avanço na proposta de redução da maioridade penal no congresso mais conservador das últimas décadas, diversas instituições vem se posicionando contra esta proposta. O Portal Rizomas se junta a este grupo, entendendo que embora a punição e encarceramento possam parecer um caminho efetivo e fácil, ele é na verdade inócuo e até prejudicial na realidade brasileira.

Convidamos os professores brasilerios a levar este assunto para a sala de aula e debater com seus alunos a questão da violência, da criminalidade, das soluções fáceis (exaltadas por Datenas e Sherazades) e das soluções eficazes. Lembrando que, em um debate com os alunos, deve-se ter cuidado para não lhes impor uma ideia, e sim fazê-los conhecer as diferentes ideias e julgarem por si próprios (em um debate coletivo, não no "cada um na sua").

Os jovens brasileiros são muito mais vítimas da violência do que geradores dela. Eles são nosso futuro. Por isso, o caminho para a paz social envolve educação e redução da desigualdade, especialmente para os mais novos.

Para quem quiser se informar, aqui há 18 motivos para ser contra a redução da maioridade penal.

Outro texto bom para se informar é a redução da maioridade penal face à indústria do cárcere

As prisões brasileiras estão com 171% de vagas ocupadas, isso nos dados oficiais (provavelmente é pior). Grandes empresas estão com água na boca. A transparência e eficiência da justiça em relação às ações policiais ainda tem muito o que caminhar e se livrar dos resquícios da ditadura militar. Isso quer dizer que muita gente (pobre, claro) que foi presa sequer cometeu algum crime, e espera na cadeia para ser adequadamente julgada (ou não). E mesmo dos que cometeram crimes, quais deles precisam realmente ser privados de liberdade? Quais representam perigo à sociedade? Roubar um prato de comida para os filhos pode te botar na cadeia.

E isso tudo sem sequer mencionar que lugar de adolescente é na escola. E a cadeia é a escola do crime. Educação é um caminho mais longo, mas mais eficaz do que a punição se quisermos realmente alcançar uma cultura de paz.

Última atualização em Qua, 08 de Abril de 2015 08:58  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém ...(75051)

Educar o consumo

Cidadania
Muito se diz sobre a importância da educação para o capitalismo. Em geral, esta importância se restringe à "produção de mão de obra qualificada". Ou seja, a educação seria responsável por mold...(8845)

Educação pode ser mais complexa do que Estatística - crítica a artigo da Folha de São Paulo

Cidadania
Escrevi o texto abaixo numa noite dessas qualquer, motivado pela frase de Tom Zé “Veja que beleza, a burrice está na mesa”. Mandei por email para todo mundo que eu achava que deveria receber. ...(6622)

Consumo ético

Cidadania
O que é consumo ético? É aquela velha estória: as famosas "leis de mercado" são controladas por nossas escolhas de consumo. Precisamos estar sempre atentos a isso, e não apenas buscando o meno...(6232)

A precisão matemática da mídia e as entrelinhas do aumento salarial

Cidadania
Acabei de ver a notícia Professores de São Paulo recebem 12,2% de aumento Lendo o título temos a impressão de receber uma informação precisa, com vírgula e tudo. Se tirarmos desse número a in...(5171)