Cidadania

A favor da maioridade educacional

Imprimir

Em virtude do avanço na proposta de redução da maioridade penal no congresso mais conservador das últimas décadas, diversas instituições vem se posicionando contra esta proposta. O Portal Rizomas se junta a este grupo, entendendo que embora a punição e encarceramento possam parecer um caminho efetivo e fácil, ele é na verdade inócuo e até prejudicial na realidade brasileira.

Convidamos os professores brasilerios a levar este assunto para a sala de aula e debater com seus alunos a questão da violência, da criminalidade, das soluções fáceis (exaltadas por Datenas e Sherazades) e das soluções eficazes. Lembrando que, em um debate com os alunos, deve-se ter cuidado para lhes não impor uma ideia, e sim fazê-los conhecer as diferentes ideias e julgarem por si próprios (em um debate coletivo, não no "cada um na sua").

Última atualização em Qua, 08 de Abril de 2015 08:58 Leia mais...
 

Direitos Humanos para crianças - Menino Maluquinho

Imprimir

O material é de 2008, só tomei contato recentemente, mas é bem interessante para trabalhar o tema com crianças, ou mesmo jovens e adultos.

É feito pelo Ziraldo, em uma parceria do governo brasileiro e a UNESCO.

Pode ser baixado neste link.

É bom lembrar que, quando falamos de cidadania, são importantes para o todo também os direitos e não apenas os deveres.

Última atualização em Seg, 10 de Março de 2014 01:06
 

Aluno da 7a série condenado a pagar 8 mil por bullying

Imprimir

Aluno da 7a série condenado a pagar 8 mil por bullyingDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (MG):

19/05/2010 - Aluno é condenado por bullying

O juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, condenou um estudante de 7ª série a indenizar a sua colega de classe em R$ 8 mil pela prática de bullying. Bullying são atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo.

Última atualização em Qui, 20 de Maio de 2010 00:31 Leia mais...
 

A precisão matemática da mídia e as entrelinhas do aumento salarial

Imprimir
Acabei de ver a notícia Professores de São Paulo recebem 12,2% de aumento

Lendo o título temos a impressão de receber uma informação precisa, com vírgula e tudo. Se tirarmos desse número a inflação oficial, de sei lá quanto, provavelmente ficaremos felizes pela valorização financeira do professor no estado de São Paulo. Mas lendo a reportagem com um pouquinho de atenção, depois notamos uma sutil modificação do título:

"Professores da rede estadual de São Paulo receberam nesta quinta-feira o aumento de até 12,2% no salário-base aprovado pelo governo."

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 20:51 Leia mais...
 


Página 1 de 2



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e l...(75518)

Educar o consumo

Cidadania
Muito se diz sobre a importância da educação para o capitalismo. Em geral, esta importância se restringe à "produção de mão de obra qualificada". Ou seja, a educação seria responsável por moldar as e...(8927)

Educação pode ser mais complexa do que Estatística - crítica a artigo da Folha de São Paulo

Cidadania
Escrevi o texto abaixo numa noite dessas qualquer, motivado pela frase de Tom Zé “Veja que beleza, a burrice está na mesa”. Mandei por email para todo mundo que eu achava que deveria receber. Para mi...(6677)

Consumo ético

Cidadania
O que é consumo ético? É aquela velha estória: as famosas "leis de mercado" são controladas por nossas escolhas de consumo. Precisamos estar sempre atentos a isso, e não apenas buscando o menor preço...(6269)

A precisão matemática da mídia e as entrelinhas do aumento salarial

Cidadania
Acabei de ver a notícia Professores de São Paulo recebem 12,2% de aumento Lendo o título temos a impressão de receber uma informação precisa, com vírgula e tudo. Se tirarmos desse número a inflação ...(5221)