Pensando a longo prazo

Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Utopia e cotidiano: um outro mundo é realmente possível?

Imprimir

Um outro mundo é realmente possível?

Este é um espaço dedicado à divulgação e discussão de atividades (iniciativas, projetos, empreendimentos, instituições) que estão acontecendo agora e que fazem do mundo real algo mais próximo de um mundo utópico desejado. Como podemos agir de forma mais coerente com nossas idéias? Quem já está fazendo isto? Dá certo mesmo? O que precisa melhorar?
Estamos aqui socializando um trabalho escolar do final do ensino médio (mas você pode contribuir independente da idade, credo ou escolaridade). A importância de se discutir esse tema neste momento escolar deve-se, dentre outros motivos, à necessidade de estabelecermos pontes entre os valores humanos e democráticos que aprendemos na escola (ou tentamos aprender) com o mundo profissional - hoje chamado de mercado de trabalho.
A palavra "mercado" pressupõe que o desempregado é uma espécie de produto na prateleira a ser escolhido pelo empregador. E, ao que parece, isto é tanto mais verdade quanto menor for o grau de instrução daquele que busca um emprego, e quanto maior for a desigualdade no país. Ou seja, há muito trabalho a ser feito, em todos os níveis de organização. E também precisamos considerar certos limites (veja um aqui) ao pensar no mundo que queremos, caso contrário estaremos confundindo idealismo com ingenuidade.
Afinal de contas, o que é utopia?

Para adicionar um ponto nesta rede você precisa se cadastrar no Rizomas (passe o mouse sobre o "participe", no menu verde à esquerda). É coisa rápida, só precisa ter um email. Depois de se cadastrar e entrar no site como usuário (login) você pode escrever um artigo (leia a proposta para ter uma idéia do que queremos) ou sugerir um link (na categoria "utopia e cotidiano").
Volte à página central do trabalho "Utopia e Cotidiano: buscando práticas idealistas"
Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 18:49  

Cidadania

ecologia


Você costuma usar computador na escola?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Regras para citação e referências - ABNT

Bases de dados
Regras da academia brasileira para referências (retiradas do site da Universidade Federal do RS) e para citações (retiradas da norma NBR 10520, ABNT ago/2002). Se quiser algo mais completo, pr...(343168)

Proposta Curricular do Estado de São Paulo - todas as matérias

Bases de dados
Colocamos abaixo as propostas na íntegra (formato PDF), retiradas da rededosaber.sp.gov.br (há outros materiais interessantes neste link) (atualizado em 02/02/2010) O texto-base que aprese...(138778)

Jogos didáticos de biologia

Material didático/ pedagógico
O site do centro de estudos do genoma humano (usp) disponibiliza ao público alguns jogos interessantes para se aprender / ensinar coisas relacionadas à biologia. Para facilitar a vida, colo os...(128255)

Como se faz um Relatório de Impacto Ambiental? (EIA-RIMA)

Material didático/ pedagógico
Antes de mais nada é importante saber do que estamos falando. Você sabe o que é impacto ambiental? O que é EIA/RIMA? É um estudo prévio do impacto ambiental de grandes projetos. É condição ...(123906)

Experimentos e atividades práticas de biologia - experimentoteca da USP

Como ensinar biologia?
As atividades abaixo foram retiradas do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), na parte do ensino médio (http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/). Há também atividades de matemá...(122947)