Pensando a longo prazo

Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

O Movimento Moinho Vivo

 1- INFORMAÇÕES GERAIS: Nome da atividade: Movimento Moinho Vivo Breve descrição do...
Leia tudo

Utopias: socialismo e educacionismo - Cristovam Buarque

Imprimir

educacao-progresso

Cristovam Buarque: “Como a bola é redonda para todos e os pobres formam a maior parte da população, são eles que chegam ao topo da carreira futebolística. Mas, para entrar em uma universidade, a regra do sucesso está na escola de base onde se estudou. E as escolas não são redondas para todos. (...) O educacionismo quer fazer com que as escolas sejam igualmente boas para todos, como a bola é redonda para todos."

"Com os pobres excluídos de escolaridade de qualidade, os filhos das classes altas não necessitam estudar muito, porque não encontram concorrência. (...) Enquanto enganam os pobres com a idéia de que a revolução está na economia, os ricos mantém os privilégios para seus filhos em escolas que, mesmo não sendo excelentes e não obrigando ao estudo, são melhores do que as escolas dos filhos dos pobres.”

Última atualização em Ter, 10 de Novembro de 2015 13:19 Leia mais...
 

Há uma economia do conhecimento em formação?

Imprimir

Ladislau Dowbor: "O eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Com isso criou-se uma batalha ideológica e econômica em torno do direito de acesso ao conhecimento. O acesso livre e praticamente gratuito ao conhecimento e à cultura que as novas tecnologias permitem é uma benção, e não uma ameaça. Constituem um vetor fundamental de redução dos desequilíbrios sociais e da generalização das tecnologias necessárias à proteção ambiental do planeta. Tentar travar o avanço deste processo, restringir o acesso a conhecimento e criminalizar os que dele fazem uso não faz o mínimo sentido. Faz sentido sim estudar novas regras do jogo capazes de assegurar um lugar ao sol aos diversos participantes do processo."

Última atualização em Qua, 28 de Outubro de 2009 22:29 Leia mais...
 

Chegaremos ao "bom capitalismo" ou precisaremos inventar outra coisa?

Imprimir

Uma pergunta ligada às idéias do filósofo Slavoj Žižek, que foi no Roda Viva esta semana.

alt

Selecionei abaixo 3 trechos de um artigo que ele escreveu na folha, que podem nos ajudar a pensar a utopia de uma forma não ingênua.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:45 Leia mais...
 

Ensaiando passos de uma Utopia libertadora - por Alder Calado

Imprimir

Colo abaixo um texto que parece interessante para refletirmos sobre novas formas de planejamento educacional a longo prazo, assim como para o trabalho escolar "Utopia e cotidiano".


ENSAIANDO PASSOS DE UMA UTOPIA LIBERTADORA:
o cotidiano como oficina de tecelagem

por Alder Júlio Ferreira Calado

No ambiente da escola/universidade - O fato de predominarem largamente as incoerências e contradições no cotidiano escolar/universitário tende a agravar o desencanto e a fazer-nos esquecer cenas impregnadas de atitudes de uma densa carga utópica libertadora.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:47 Leia mais...
 

Utopias: o ecossocialismo é viável?

Imprimir

Conhecer e discutir as diferentes utopias é fundamental para escolas e professores que querem formar alunos sujeitos de sua história. O final do ensino médio é, acredito, um bom momento para isto. Mas ensinar sobre utopias não deve ser o que se chama normalmente de "conscientização", que pode acabar virando uma lavágem cerebral ideológica feita com técnicas de retórica. Os alunos, com senso político e crítico ainda em formação, devem ter acesso a diversas utopias diferentes, discutí-las a fundo, sem preconceitos, para que uma verdadeira "consciência" possa se formar.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:48 Leia mais...
 




ecologia


Você costuma usar computador na escola?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Utopias: socialismo e educacionismo - Cristovam Buarque

Pensando a longo prazo
educacao-progresso Cristovam Buarque: “Como a bola é redonda para todos e os pobres formam a maior parte da população, são eles que chegam ao topo da carreira futebolística. Mas, para entrar em uma universidade, a re...(7550)

Chegaremos ao "bom capitalismo" ou precisaremos inventar outra coisa?

Pensando a longo prazo
Uma pergunta ligada às idéias do filósofo Slavoj Žižek, que foi no Roda Viva esta semana. alt Selecionei abaixo 3 trechos de um artigo que ele escreveu na folha, que podem nos ajudar a pensar a utopia...(5729)

Utopias: o ecossocialismo é viável?

Pensando a longo prazo
Conhecer e discutir as diferentes utopias é fundamental para escolas e professores que querem formar alunos sujeitos de sua história. O final do ensino médio é, acredito, um bom momento para isto. Ma...(5705)

Ensaiando passos de uma Utopia libertadora - por Alder Calado

Pensando a longo prazo
Colo abaixo um texto que parece interessante para refletirmos sobre novas formas de planejamento educacional a longo prazo, assim como para o trabalho escolar "Utopia e cotidiano". ENSAIANDO PASSO...(4732)

Há uma economia do conhecimento em formação?

Pensando a longo prazo
Ladislau Dowbor: "O eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Com isso criou-se uma batalha ideológica e...(3481)