Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Utopia e cotidiano: um outro mundo é realmente possível?

Imprimir

Um outro mundo é realmente possível?

Este é um espaço dedicado à divulgação e discussão de atividades (iniciativas, projetos, empreendimentos, instituições) que estão acontecendo agora e que fazem do mundo real algo mais próximo de um mundo utópico desejado. Como podemos agir de forma mais coerente com nossas idéias? Quem já está fazendo isto? Dá certo mesmo? O que precisa melhorar?
Estamos aqui socializando um trabalho escolar do final do ensino médio (mas você pode contribuir independente da idade, credo ou escolaridade). A importância de se discutir esse tema neste momento escolar deve-se, dentre outros motivos, à necessidade de estabelecermos pontes entre os valores humanos e democráticos que aprendemos na escola (ou tentamos aprender) com o mundo profissional - hoje chamado de mercado de trabalho.
A palavra "mercado" pressupõe que o desempregado é uma espécie de produto na prateleira a ser escolhido pelo empregador. E, ao que parece, isto é tanto mais verdade quanto menor for o grau de instrução daquele que busca um emprego, e quanto maior for a desigualdade no país. Ou seja, há muito trabalho a ser feito, em todos os níveis de organização. E também precisamos considerar certos limites (veja um aqui) ao pensar no mundo que queremos, caso contrário estaremos confundindo idealismo com ingenuidade.
Afinal de contas, o que é utopia?

Para adicionar um ponto nesta rede você precisa se cadastrar no Rizomas (passe o mouse sobre o "participe", no menu verde à esquerda). É coisa rápida, só precisa ter um email. Depois de se cadastrar e entrar no site como usuário (login) você pode escrever um artigo (leia a proposta para ter uma idéia do que queremos) ou sugerir um link (na categoria "utopia e cotidiano").
Volte à página central do trabalho "Utopia e Cotidiano: buscando práticas idealistas"
Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 18:49  

Palavras-chave relacionadas


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Como as interações ecológicas do homem são permeadas pela sua cultura?

Trabalhos Escolares
Com o aumento da população humana que vem ocorrendo pelo menos nos últimos 3 mil anos, o número de parasitas como carrapatos e bichos de pé, assim como o de muitos vírus e bactérias, sendo que...(22800)

O Sistema de saúde Universal Gratuito - França, Reino Unido e Cuba

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
"A possibilidade de um mundo diferente está nas mãos do homem, portanto dele depende aceitar, corrigir, mudar e criar políticas que defendam uma sociedade menos decadente, e sim mais igualitár...(22700)

As clínicas de aborto na Holanda

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
No século XX alguns países legalizaram o aborto, como a Holanda, a URSS e a Suécia. A Alemanha nazista também legalizou o aborto para as mulheres que eram consideradas "hereditariamente doente...(18509)

Melancia sem sementes: Para quê e para quem?

Trabalhos Escolares
Nessa lógica é que encontramos um paradoxo entre o que a ciência se proporia em sua essência, e a maneira pela qual a ciência e a tecnologia foiram apropriadas por aqueles que concentram em su...(16200)

A Biologia das Embalagens - análise da embalagem de Sucrilhos Kellogg’s

Trabalhos Escolares
Os valores nutricionais tornam-se um artifício cientifico para atrair mais consumidores ao produto em questão. As embalagens não comportam mais o objetivo inicial de comunicar informações nutr...(13066)