O regime militar é um tema difícil de ser trabalhado em sala de aula. Há muitas questões envolvidas e frequentemente as pessoas já tem uma opinião formada sobre o tema, mesmo quando não conhecem muito bem os fatos. Um dos fatos polêmicos relacionados à ditadura iniciada em 1964 é o chamado 'milagre econômico'.
Ele existiu mesmo?
Quais foram as causas que levaram a este 'milagre'?
Ele é uma evidência de que a ditadura é melhor do que a democracia, em termos econômicos?
Para nos atermos aos fatos, vou mostrar apenas alguns gráficos. Eles vieram de uma interessante reportagem da BBC sobre o tema, vale a pena ler o texto. Alguns gráficos mostram pontos positivos do período (crescimento do PIB e diminuição da mortalidade infantil) e outros mostram pontos negativos (como diminuição do salário mínimo e aumento da concentração de renda).
Vale notar que a super inflação vivida no início da redemocratização é atribuída, segundo a reportagem, ao modelo econômico adotado na ditadura, baseado na entrada de capital estrangeiro, que acabou aumentando a dívida externa de 6 para 104 bilhões de dólares. Mas isso é apenas uma simplificação, economia é algo complexo, vale a pena ler a reportagem para entender melhor. Os gráficos são um bom aperitivo.
FONTE DOS GRÁFICOS:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45960213
50 anos do AI-5: Os números por trás do 'milagre econômico' da ditadura no Brasil
Luis Barrucho
BBC News Brasil em Londres
Portal feito com Software Livre.