Cultura escolar

...no afã de "modernizar" a educação, os educadores poderão estar simplesmente trazendo para o seu âmbito "juízos e preconceitos acerca da natureza da vida privada e do mundo público e sua relação mútua, característicos da sociedade moderna", mas que poderão revelar-se retrógrados e até mesmo perniciosos no ambiente escolar porque "a escola não é de modo algum o mundo e não deve fingir sê-lo; ela é, em vez disso, a instituição que interpomos entre o domínio privado do lar e o mundo, com o fito de fazer que seja possível a transição, de alguma forma, da família para o mundo"

José Mario Pires Azanha



Tabela periódica ilustrada com utilidade dos elementos

Em quase toda a sala de aula do mundo há uma Tabela Periódica dos Elementos, mas mesmo assim esta importante invenção da humanidade ainda é difícil de ser assimilada pelos alunos. Por que? Um dos motivos pode ser a pouca familiaridade das pessoas com os nomes dos elementos químicos. O que é Tungstênio? Para que serve? Outro motivo pode ser o excesso de números da tabela (o que também pode ser uma de suas qualidades, para aqueles que gostam de números).

A Tabela periódica criada por Keith Enevoldsen ajuda a contornar estes dois problemas. Ela mostra, no lugar de cada elemento, uma imagem de algo relacionado à sua utilidade prática. Creio que pode ser bastante útil aos professores de ciências e de química. Você pode ler mais sobre esta tabela em um artigo da Revista Galileu e outro do G1.

Links úteis (em inglês):

Versão interativa da Tabela Periódica ilustrada (você clica no elemento e ele aparece maior e mais detalhado)

Versão para impressão simples (só a tabela)

Versão para impressão completa (há também uma tabela periódica com pequenos textos sobre cada elemento)

 

 

Maus tratos e morte de animais para o ensino - prática medieval e ilegal continua

Dou aula de Biologia há bastante tempo, e quando meus alunos me perguntam se vamos abrir um sapo, respondo que não, porque aí estaríamos aprendendo que a vida não vale nada, muito mais do que aprendendo sobre detalhes da fisiologia batráquia.

Embora ainda tenha muitos professores de escolas e faculdades (especialmente nos cursos ligados à Biologia e Medicina) que façam questão de matar ou maltratar animais com finalidades didáticas, a lei brasileira é bastante clara nesse sentido:

"Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos." Lei de Crimes Ambientais, Artigo 32.

Leia mais...
 

História da África - nova coleção da Unesco

Costumamos ter uma visão eurocêntrica da história. Por exemplo: o que estava acontecendo na China durante a Idade Média? Alguma  ideia? E algum material didático sobre a África? Opa, aí tem novidade: uma nova coleção da Unesco sobre História da África, disponível em PDF. segundo o portal 'por dentro da África' ,  a coleção "permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente." Leia tudo aqui

Leia mais...
 


Página 1 de 5



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realmente sig...(88553)

Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca

Ciências
Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de reinvent...(78221)

Erros ortográficos mais comuns no português

Textos e tutoriais
O português é de fato uma língua pouco democrática. Suas nuances, detalhes, flexões, acentos, regras, tudo isso pode até servir de matéria prima para o escritor erudito e ilustrado, mas para 99% da p...(35402)

Por que estudar?

Textos e tutoriais
Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são perguntas que toda pessoa, por mais “prática” que seja, se faz algumas vezes na vida. Elas nos ...(34509)

O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo?

Filmes e imagens
Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "retorno"...(32927)