Cultura Escolar http://rizomas.net/cultura-escolar.html Sun, 25 Feb 2018 13:55:38 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Tabela periódica ilustrada com utilidade dos elementos http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/ciencias/466-tabela-periodica-ilustrada-com-utilidade-dos-elementos.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/ciencias/466-tabela-periodica-ilustrada-com-utilidade-dos-elementos.html Em quase toda a sala de aula do mundo há uma Tabela Periódica dos Elementos, mas mesmo assim esta importante invenção da humanidade ainda é difícil de ser assimilada pelos alunos. Por que? Um dos motivos pode ser a pouca familiaridade das pessoas com os nomes dos elementos químicos. O que é Tungstênio? Para que serve? Outro motivo pode ser o excesso de números da tabela (o que também pode ser uma de suas qualidades, para aqueles que gostam de números).

A Tabela periódica criada por Keith Enevoldsen ajuda a contornar estes dois problemas. Ela mostra, no lugar de cada elemento, uma imagem de algo relacionado à sua utilidade prática. Creio que pode ser bastante útil aos professores de ciências e de química. Você pode ler mais sobre esta tabela em um artigo da Revista Galileu e outro do G1.

Links úteis (em inglês):

Versão interativa da Tabela Periódica ilustrada (você clica no elemento e ele aparece maior e mais detalhado)

Versão para impressão simples (só a tabela)

Versão para impressão completa (há também uma tabela periódica com pequenos textos sobre cada elemento)

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Ciências Wed, 01 Feb 2017 16:12:53 +0000
Maus tratos e morte de animais para o ensino - prática medieval e ilegal continua http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/o-que-e-um-bom-material-didatico/434-maus-tratos-e-morte-de-animais-para-o-ensino-pratica-medieval-e-ilegal-continua.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/o-que-e-um-bom-material-didatico/434-maus-tratos-e-morte-de-animais-para-o-ensino-pratica-medieval-e-ilegal-continua.html Dou aula de Biologia há bastante tempo, e quando meus alunos me perguntam se vamos abrir um sapo, respondo que não, porque aí estaríamos aprendendo que a vida não vale nada, muito mais do que aprendendo sobre detalhes da fisiologia batráquia.

Embora ainda tenha muitos professores de escolas e faculdades (especialmente nos cursos ligados à Biologia e Medicina) que façam questão de matar ou maltratar animais com finalidades didáticas, a lei brasileira é bastante clara nesse sentido:

"Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos." Lei de Crimes Ambientais, Artigo 32.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) O que é um bom material didático? Thu, 31 Jul 2014 00:06:43 +0000
História da África - nova coleção da Unesco http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/historia/432-historia-da-africa-nova-colecao-da-unesco.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/historia/432-historia-da-africa-nova-colecao-da-unesco.html Costumamos ter uma visão eurocêntrica da história. Por exemplo: o que estava acontecendo na China durante a Idade Média? Alguma  ideia? E algum material didático sobre a África? Opa, aí tem novidade: uma nova coleção da Unesco sobre História da África, disponível em PDF. segundo o portal 'por dentro da África' ,  a coleção "permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente." Leia tudo aqui

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) História Sun, 15 Jun 2014 14:40:15 +0000
O que pode ser iluminado pela biologia? http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/415-o-que-pode-ser-iluminado-pela-biologia.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/415-o-que-pode-ser-iluminado-pela-biologia.html Visão geral da proposta

Agora que vocês, caros alunos, estão terminando a chamada educação básica (que inclui o ensino fundamental e o médio), todas as atenções se voltam para fora da escola. E aqui estão vocês, no último semestre que viverão suas manhãs dentro da escola, olhando pra fora às vezes com medo, às vezes com alegria, ou apenas curiosidade. Pois bem, tentando levar em conta este espírito, propomos um trabalho no curso de biologia, cujo objetivo será criar pontes entre o que se passa dentro da escola com o que acontece fora. Ou, ao menos, entre o que se passa dentro e fora da biologia. E as pontes serão construídas, é claro, por vocês.

Por tudo isso, perguntamos: o que a biologia ilumina pra você?

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Propostas problematizadoras Thu, 12 Sep 2013 05:16:07 +0000
Por que a biotecnologia pôs um "bio" na "ética"? http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/372-por-que-a-biotecnologia-pos-um-bio-na-etica.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/372-por-que-a-biotecnologia-pos-um-bio-na-etica.html Proposta de trabalho em grupo

Objetivo

Levar os alunos a discutirem aspectos éticos relacionados às novas tecnologias que utilizam as ciências da vida como fonte de modelos e, portanto, manipulam os fenômenos vivos mais ou menos como a engenharia faz com o mundo mecânico.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Propostas problematizadoras Thu, 09 Jun 2011 03:55:31 +0000
Qual é a principal diferença entre o homem e os outros animais? http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/371-qual-e-a-principal-diferenca-entre-o-homem-e-os-outros-animais.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/propostas-problematizadoras/371-qual-e-a-principal-diferenca-entre-o-homem-e-os-outros-animais.html Proposta de trabalho em grupo usando a internet

Objetivo

Levar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sobre as diferenças e semelhanças entre homens e (outros) animais, discutindo fatos sobre o comportamento animal, hipóteses sobre a evolução dos hominídeos e outros temas relevantes para a questão central.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Propostas problematizadoras Wed, 08 Jun 2011 03:00:00 +0000
Banco de mapas históricos http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/337-banco-de-mapas-historicos.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/337-banco-de-mapas-historicos.html Um banco de dados da Biblioteca Digital Mundial com mapas de diferentes épocas está disponível no endereço: http://www.wdl.org/pt/

Uma boa opção para os professores de geografia e história que desejam utilizar documentos de época em suas aulas, eles têm ótima resolução. Além disto, embaixo tem dois botões para selecionar o período histórico, bastante prático.

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Thu, 04 Nov 2010 22:53:18 +0000
Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca http://rizomas.net/utilidades-para-professores/aulas-praticas-de-ciencias.html http://rizomas.net/utilidades-para-professores/aulas-praticas-de-ciencias.html Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de reinventar a roda. Há muita coisa boa inventada pelos que nos antecederam, vale a pena dar uma olhada.

Usando um recurso do google, fiz a caixa de busca abaixo, especialmente para encontrar atividades práticas, materiais didáticos e experimentos de ciências, com laboratório ou não. Espero que possa ajudar. Mais abaixo tem alguns links para páginas cheias de atividades. Você também pode sugerir um link.

É bom lembrar que há diversos bons livros sobre isso, se você tiver acesso a eles aproveite. Em tempos de internet, os livros continuam sendo referências fundamentais.


USE A CAIXA ABAIXO PARA BUSCAR AULAS E ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Ciências Sun, 28 Feb 2010 20:20:34 +0000
Etapas do Método Científico - mapa mental http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/296-etapas-do-metodo-cientifico-mapa-mental.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/296-etapas-do-metodo-cientifico-mapa-mental.html Fiz este esquema depois de observar vários outros que estão disponíveis na internet. Procurei separar as idéias dos fatos, o mundo inteligível do sensível. Tentei também utilizar termos mais técnicos, como indução e dedução (ou raciocínio indutivo-dedutivo), mas de forma que todos pudessem entender. Escrevi também um texto sobre princípios científicos usando a biologia como exemplo.


metodo-cientifico

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Sun, 28 Feb 2010 19:40:36 +0000
Erros ortográficos mais comuns no português http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/textos-e-tutoriais/291-erros-ortograficos-mais-comuns-no-portugues.html http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/textos-e-tutoriais/291-erros-ortograficos-mais-comuns-no-portugues.html O português é de fato uma língua pouco democrática. Suas nuances, detalhes, flexões, acentos, regras, tudo isso pode até servir de matéria prima para o escritor erudito e ilustrado, mas para 99% da população é simplesmente impossível falar e escrever com um português impecável. Alguma hora você separa sujeito e predicado com vírgula, escreve através com "z" ou erra o lugar da crase. Não tem jeito. Claro que o importante é passar a mensagem, mas para evitar esse tipo de constrangimento, especialmente no caso dos professores, é prudente dar uma olhada nos erros mais comuns do nosso belo e complexo português. Veja abaixo.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Textos e tutoriais Wed, 16 Dec 2009 19:14:37 +0000