PEC 241: PEC dos gastos públicos ou PEC da desigualdade social?

Imprimir

Compilo abaixo algumas fontes de informação sobre a PEC 241 – a PEC dos gastos públicos (segundo alguns) ou a PEC da desigualdade social (segundo outros). Acredito que o segundo nome é mais adequado e juntei algumas informações que mostram isso. Concordo com Romeu Karnikowski, que diz:

Não resta dúvida que a aprovação da PEC 241 implicará em cortes profundos nos pilares essenciais do poder público que são a educação, saúde, segurança pública e aplicação da justiça, sem falar no financiamento da infra - estrutura do País. Ela congela por cerca de vinte anos a grade fiscal e o orçamento propugnado pelo governo mesmo se ocorrer cresciment o econômico nesse período.” Leia tudo aqui

Em relação à Educação, um estudo feito pela própria Câmara dos Deputados (ago/2016) mostrou, com base nos dados de 2011 a 2015, que a PEC deve diminuir os gastos federais com educação (do pagamento de professores à compra de materiais didáticos). O que poderia até ser uma medida compreensível, se o Brasil não fosse um dos que menos investe em educação. Além disso, se entendi bem os dados, há um problema adicional na PEC que é utilizar como parâmetro o ano de 2016, justamente o ano da crise, quando todos os gastos públicos (exceto com bancos e poderosos em geral) estão reduzidos.

Entre quem defende a medida, pelo que vi, há duas grandes posições: ou a pessoa acredita que “o país está quebrado então precisamos de medidas drásticas”, ou realmente acredita na agenda ultra neoliberal: diminuir o Estado ao seu mínimo possível para a maximização da lógica econômica.

Para o segundo tipo, não tenho muito o que dizer, é uma questão de fé – ou falta de amor ao ser humano distante (porque amar o próximo é mais fácil). Para o primeiro tipo, recomendo fortemente o vídeo abaixo, em que Antonio Martins desmonta este e outros argumentos do discurso do governo Temer.

 

 

OBS: se você quiser ver o "outro lado" da questão, ou seja, de quem defende que a PEC serve para conter os gastos públicos em um país à beira da falência, basta ligar a TV ou comprar na banca um jornal bonito ou uma revista famosa.

 

Estudos e artigos sobre a PEC 241, a PEC da desigualdade social

Análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/2016), que trata do novo regime fiscal da União e da suspensão das vinculações de receitas para a Educação e a Saúde Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

O perigo que se esconde por trás da PEC 241 André Forastieri

Nota Técnica SRI n. 82/2016 Procuradoria Geral da República.

Nota Técnica ‘Inconstitucionalidade do congelamento dos pisos da saúde e da educação na PEC 241

Estudo Técnico n.º 12/2016. Impactos do “novo regime fiscal” – subsídios à análise da proposta de Emenda à Constituição – PEC Nº 241/2016 Câmara dos Deputados.

PEC da Nova Política Fiscal: “Mãe de todas as Reformas”. PEC da Desigualdade Social Romeu Karnikowski

PEC 241 pode prolongar a crise Laura Carvalho

Convite à desconstrução da PEC 241 Antonio Martins (vídeo)

 

Última atualização em Qui, 20 de Outubro de 2016 16:38  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(56517)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(42776)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(38728)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(33725)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(22056)