Seu candidato tem compromisso com a educação? Confira!

Imprimir

Ontem (31/ago) diversas entidades de nível nacional assinaram uma carta-compromisso que estabelece algumas metas para a educação. A carta será apresentada a todos os candidatos, que poderão ou não assinar. Claro que este tipo de assinatura não vale tanto quanto a que está num contrato, caso contrário teríamos muitos líderes políticos na prisão. Mas já é alguma coisa, é um documento que define 7 objetivos prioritários para a educação na próxima década (veja abaixo), um esforço no sentido de criarmos um pacto nacional pela educação, algo que esteja além das gestões e dos partidos. Confira se seu canditado assinou a carta.

Veja mais detalhes no texto abaixo, retirado do portal todospelaeducacao.org.br.

 


 

Carta-compromisso por Educação de qualidade é lançada

Documento será entregue para os candidatos nas eleições de 2010

Da Redação do Todos Pela Educação

Nesta terça-feira (31), 27 entidades se uniram para cobrar compromisso dos futuros governantes e parlamentares com a Educação de qualidade para todos os brasileiros. Em evento realizado em Brasília, as instituições com atuação em diferentes setores da sociedade assinaram a carta-compromisso “Pela Garantia do Direito à Educação de Qualidade”.

Baixe aqui a íntegra da carta-compromisso

O documento deverá ser entregue aos candidatos a cargos executivos e legislativos nas eleições de 2010. A intenção é que eles afirmem seu comprometimento com políticas públicas para a Educação.

"Este é um dia de alegria, de compromisso. É um dia do povo brasileiro e é para ele e por ele que estamos aqui", afirmou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca [na foto acima]. "Apesar dos avanços, o nível escolar no Brasil ainda é baixo e desigual. Temos de lutar por mais Justiça. Que a Educação ocupe lugar central."

O presidente do CNE enfatizou que a iniciativa da carta-compromisso surgiu de organizações da sociedade civil e que estas instituições vão fiscalizar o trabalho dos próximos eleitos. "A luta não começa agora e não termina agora, ela continua. Vamos nos reunir no futuro para cobrar que a Educação seja prioridade zero. Estamos de mãos dadas."

A carta-compromisso conta com sete medidas gerais, que são as seguintes:

  1. inclusão, até o ano de 2016, de todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola;

  2. universalização do atendimento da demanda por creche, nos próximos dez anos;

  3. superação do analfabetismo, especialmente entre a população com mais de 15 anos de idade;

  4. promoção da aprendizagem ao longo da vida para toda criança, adolescente, jovem e adulto;

  5. garantia de que, até o ano de 2014, todas as crianças brasileiras com até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas;

  6. estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para todas as escolas brasileiras, reduzindo os níveis de desigualdade na Educação;

  7. ampliação das matrículas no ensino profissionalizante e superior.

 


Leia tudo em: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/10186/carta-compromisso-por-educacao-de-qualidade-e-lancada-em-brasilia

 

Última atualização em Sex, 15 de Outubro de 2010 10:38  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(54361)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(41703)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(38338)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(33390)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(21380)