Novo ENEM terá sistema estatístico anti-chutes

Imprimir

Para quem chutar as respostas, os acertos valerão menos. Isso é possível, segundo dizem, graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Como sabemos, nem sempre a bela teoria tem uma prática à altura. Veremos se este ano a prova do ENEM será feita com mais cuidado do que no ano passado.

 

 

Seguem mais informações:

"CHUTAR" SERÁ VANTAJOSO?
O sistema de TRI entende que, estatisticamente, quem erra questões fáceis não acerta as difíceis e um eventual acerto pode ser classificado como "chute". Assim, na escala de proficiência do candidato (nota final), o chute não será tão vantajoso quanto seria se o sistema calculasse apenas a quantidade de acertos"

http://www.comvest.unicamp.br/clipping/ano2009/clipping0716.html

*

"O sistema de TRI (Teoria da Resposta ao Item) permite identificar, de acordo com o padrão de respostas de cada candidato, aqueles que tenham acertado determinada questão com base no "chute".

Com a TRI, o cálculo da nota não será baseado em quantidade de acertos, mas em grau de conhecimento - haverá um equilíbrio entre questões de nível fácil, médio e difícil.

Segundo Heliton Ribeiro Tavares, diretor de avaliação da Educação Básica do MEC, "o chute não vai facilitar tanto como antes". "Todo o sistema é baseado em técnicas estatísticas. Não é esperado que um candidato que erra questões fáceis acerte uma difícil."

De acordo com professores de cursinhos ouvidos pelo Agora, a adoção da TRI é positiva. "O sistema cria uma discriminação real, mais acentuada, de quem tem o melhor desempenho", afirma Tadeu Terra, professor do COC.

A TRI também vai permitir que as provas de anos diferentes sejam comparadas, justamente devido ao nível de complexidade. Essa diferença, segundo Tavares, é imprescindível a um exame que pretende atender a diversos objetivos - avaliação do ensino médio, vestibular e substituir o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pelo Enem, o sistema de TRI é usado desde 1995 pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e desde 2005 pela Prova Brasil, exame complementar ao Saeb.

A TRI é ainda utilizada pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e foi adotada pelo Insper (antigo Ibmec-SP) pela primeira vez na prova de 31 de maio último.

Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo, existe uma "tendência mundial" para a utilização da TRI. "Acredito que [o método] vai acabar sendo adotado por outros vestibulares."

http://www.agora.uol.com.br/dicas/ult10107u588884.shtml

 

Última atualização em Qua, 24 de Março de 2010 11:57  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(60295)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(44543)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(39623)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(35176)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(23118)