Candido Mendes fala sobre educação no Roda Viva - veja o trecho

Imprimir

altO professor Candido Mendes foi entrevistado no Roda Viva semana passada e abordou algumas questões polêmicas sobre educação. Veja abaixo um trecho da entrevista, do qual selecionamos alguns excertos.


Trecho do Roda Viva em que Cândido Mendes fala de educação


Falas transcritas

"o aluno rico está na universidade pública (...) é isso que queremos evitar com um sistema de financiamento para universidades..."

Universidades privadas "vão melhorar as qualidades de ensino quando entenderem que educação não é um investimento comercial no sentido completo da palavra. Não concebo que se possa ganhar dinheiro e lucro com educação. Entendo que educação é uma atividade filantrópica..."

"não é séria uma universidade que tem mais de 50 alunos em sala"

"a universidade não pode ser séria se não juntar o ensino à pesquisa. E hoje no Brasil são menos de 6% das universidades privadas que têm política de pesquisa."

"sistema do T4, T40 e do T30 é fundamental. hoje um professor universitário para ter pagamento de tempo integral só pode dar aula em metade do seu tempo e ele tem que dedicar a outra metade à pesquisa, ao (?), à leitura e à publicação."

"a universidade privada muitas vezes se transforma num motel didático."

"não é possível melhorar a qualidade de ensino hoje sem entrar a fundo nos novos sistemas de comunicação, digo, sem entrar a fundo na internet. (...) a universidade tem que estar preparada para, dentro da internet, universalizar o conhecimento. Porque atualmente (...) nós estamos criando as tribos, os grupos que olham as mesmas bases"

"o maior número de estudantes de extensão (universitária) são pessoas de idade que voltam à universidade para se reciclar. E esse é um trabalho de extensão cultural. A reciclagem não é mais um trabalho de educação, é um trabalho essencialmente cultural. Acho que há um enorme sentido de trabalho a poder ser desenvolvido."

"a televisão chinesa levou as grandes obras de arte a essa massa de população através do museu eletrônico. Nós não temos um museu eletrônico. E é por aí que essa reciclagem se faz necessária."

"o estudante é um castrado (...) a profissionalização do ensino, a busca carreira, por um lado criou o mais cordato e o mais disciplinado dos estudantes, quer dizer, ele não está mais num quadro de protesto social. Isso não existe mais. O protesto existia na fase em que, de fato, a condição de acesso à universidade era um previlégio e tinha que ser lutado. (...) o protesto não está mais na universidade. O protesto está em alguns movimentos sociais (...) o protesto está na internet"

"o super conhecimento hoje está ficando um conhecimento fechado dentro da profissão"

Última atualização em Qui, 03 de Setembro de 2009 10:57  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(58897)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(44037)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(39254)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(34708)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(22721)