Juíza proíbe progressão continuada em município de São Paulo

Imprimir

A notícia foi dada pelo Última Instância (24/1). Tal decisão deve botar mais lenha na fogueira da progressão continuada. Veja abaixo trechos selecionados ou leia a notícia toda.


"A Justiça de São Paulo suspendeu na sexta-feira (23/1) o sistema de progressão continuada da rede estadual de ensino no município de Várzea Paulista (62 km da Capital).

(...) essa é a primeira decisão judicial contra o sistema que impede a retenção dos alunos, exceto em caso de excesso de faltas (presença abaixo de 75% das aulas).

A decisão é da juíza Flávia Cristina Campos Luders, da Comarca de Várzea Paulista, que estabeleceu multa diária de R$ 1 mil por aluno aprovado sem o rendimento necessário. (...)

No despacho, a juíza acrescenta que "é cada vez maior o número de crianças e adolescentes que, em virtude do sistema atualmente adotado para a promoção de série, não conseguem ler e escrever com fluência". (...)

A ação foi aberta por iniciativa do promotor Fausto Luciano Panicacci, segundo quem "na forma em que adotado, o programa ou modelo passa a exigir do aluno, apenas e tão somente, que tenha freqüência escolar mínima, sem comprometimento com a absorção de conteúdos", o que em sua opinião tem sido "extremamente danoso à Infância e Juventude".

(...)

O promotor também destaca que diversos estudos têm apontado que a idéia original da progressão continuada, aplicada com sucesso em outros países - como forma de evitar a estigmatização do aluno reprovado e conseqüente evasão - acabou distorcida, transformando-se em mera promoção automática, "desestimulante do estudo e em verdadeira maquiagem às carências do sistema educacional".

De acordo com o promotor, "importou-se ‘solução' que nada tem que ver com a realizada social brasileira e, mais grave, a importação foi apenas parcial - apenas no aspecto que desonera o Estado - tendo faltado, infelizmente, aqueles elementos que mais colaborariam para que crianças e adolescentes fossem educadas para o mercado de trabalho, tivessem pleno desenvolvimento e alcançassem pleno exercício da cidadania, como preconizado pelo artigo 205 da Constituição Federal".

 

Fonte:

Liminar suspende aprovação automática de alunos em cidade do interior de SP

Última Instância, 24 de janeiro de 2009

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/61407.shtml



Comentários

blog comments powered by Disqus
Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 21:50  


Como você avalia o trabalho do ministro Fernando Haddad?
 

Artigos mais lidos desta categoria

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(27207)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(22017)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(15593)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(7188)

ENEM 2009: Matriz de referência - todas as áreas - com índice de competências

Políticas públicas de educação
O Enem traz muitas novidades, das mais bem vindas às duvidosas. Avaliamos um aspecto positivo da mudança que é voltar a valorizar a cultura escolar, necessidade que identificamos em artigo ant...(7122)

Secretária de educação do RS diz que a Lei do Piso salarial não sairá do papel

Políticas públicas de educação
A questão da lei do piso salarial dos professores continua dando pano pra manga. Você pode ver o conteúdo integral da lei aqui: Lei No. 11.738. O novo lance foi dado por Mariza Abreu, em matér...(5929)