Lei de alimentação escolar: participe do abaixo-assinado oficial

Imprimir

Recebi o email abaixo, cujas informações podem ser confirmadas nos links , que são do governo. Esta lei pode ajudar não só a garantir a qualidade alimentar como também o estímulo aos produtores locais e orgânicos, ou seja, agricultura familiar, permacultura, etc. Leia mais no email que coloquei abaixo, nos links, e se quiser ajudar, não demore, participe assinando aqui.

O projeto de lei está disponível neste endereço:
https://www.planalto.gov.br/Consea/static/documentos/Tema/AlimentacaoEscol/PL%20Merenda%20Escolar1.pdf


Em março deste ano o FBSAN organizou em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Associação Brasileira de Nutricionistas (ASBRAN), o Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) e a Action Aid Brasil, o Seminário "Alimentação Escolar: significados, experiências e perspectivas" que tinha como objetivo analisar o PL Alimentação Escolar.   Para os que não tiveram oportunidade de ler as conclusões e propostas desse seminário elas seguem em anexo..

O debate feito a partir do diálogo com as experiências concretas que vêm sendo desenvolvidas em diversos municípios e o Projeto de Lei da alimentação escolar (PL 2877/2008) mostrou o sentido estratégico dessa política para potencializar o desenvolvimento local sustentável, com a  valorização da cultura alimentar local e regional,  a participação ativa da agricultura familiar e agroextrativista no mercado institucional, o direito humano do escolar de ter acesso a uma alimentação adequada e saudável,  como garantia da  soberania e segurança alimentar e nutricional.   O PL define que 30% do volume de recursos do Programa sejam destinados a compra de gêneros da agricultura familiar local.

O Projeto de Lei da alimentação escolar incorpora também a diretriz inovadora de "inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassam pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional" (Art. 2º, inciso II) e amplia o acesso ao programa aos escolares do ensino médio.

Nesse momento o Projeto de Lei está tramitando no Congresso Nacional. A aprovação do projeto, que está na Câmara dos Deputados, beneficiará mais 8 milhões de estudantes do ensino médio e de escolas de alfabetização. Atualmente, cerca de 37 milhões de alunos são atendidos pelo programa, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto beneficiará também diversos agricultores e agricultoras familiares, agroextrativistas, indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

A mobilização da sociedade civil é fundamental para garantirmos a aprovação desse Projeto de Lei. Qualquer pessoa, entidade ou instituição poderá participar do abaixo-assinado, disponível na página do Consea, que será entregue aos parlamentares.

 

Abraços,

Maria Emília L.Pacheco

Acesse a página do abaixo-assinado


Leia o projeto de lei

Maiores informações sobre o Projeto de Lei da Alimentação Escolar:

Secretaria Executiva FBSAN -

Vanessa Schottz - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 25367398

Rozi Billo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 21789464

 

Informações sobre o abaixo assinado

Secretaria do Consea

www.presidencia.gov.br/consea

 

 

 

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 21:58  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(61552)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(45122)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(40105)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(35926)

Projeto de lei limita número de alunos por sala de aula

Políticas públicas de educação
DEU NA AGÊNCIA BRASIL:CCJ da Câmara aprova projeto que limita número de alunos em sala Amanda Cieglinski "Brasília - Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas púb...(23538)