Lei de alimentação escolar: participe do abaixo-assinado oficial

Imprimir

Recebi o email abaixo, cujas informações podem ser confirmadas nos links , que são do governo. Esta lei pode ajudar não só a garantir a qualidade alimentar como também o estímulo aos produtores locais e orgânicos, ou seja, agricultura familiar, permacultura, etc. Leia mais no email que coloquei abaixo, nos links, e se quiser ajudar, não demore, participe assinando aqui.

O projeto de lei está disponível neste endereço:
https://www.planalto.gov.br/Consea/static/documentos/Tema/AlimentacaoEscol/PL%20Merenda%20Escolar1.pdf


Em março deste ano o FBSAN organizou em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Associação Brasileira de Nutricionistas (ASBRAN), o Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) e a Action Aid Brasil, o Seminário "Alimentação Escolar: significados, experiências e perspectivas" que tinha como objetivo analisar o PL Alimentação Escolar.   Para os que não tiveram oportunidade de ler as conclusões e propostas desse seminário elas seguem em anexo..

O debate feito a partir do diálogo com as experiências concretas que vêm sendo desenvolvidas em diversos municípios e o Projeto de Lei da alimentação escolar (PL 2877/2008) mostrou o sentido estratégico dessa política para potencializar o desenvolvimento local sustentável, com a  valorização da cultura alimentar local e regional,  a participação ativa da agricultura familiar e agroextrativista no mercado institucional, o direito humano do escolar de ter acesso a uma alimentação adequada e saudável,  como garantia da  soberania e segurança alimentar e nutricional.   O PL define que 30% do volume de recursos do Programa sejam destinados a compra de gêneros da agricultura familiar local.

O Projeto de Lei da alimentação escolar incorpora também a diretriz inovadora de "inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassam pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional" (Art. 2º, inciso II) e amplia o acesso ao programa aos escolares do ensino médio.

Nesse momento o Projeto de Lei está tramitando no Congresso Nacional. A aprovação do projeto, que está na Câmara dos Deputados, beneficiará mais 8 milhões de estudantes do ensino médio e de escolas de alfabetização. Atualmente, cerca de 37 milhões de alunos são atendidos pelo programa, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto beneficiará também diversos agricultores e agricultoras familiares, agroextrativistas, indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

A mobilização da sociedade civil é fundamental para garantirmos a aprovação desse Projeto de Lei. Qualquer pessoa, entidade ou instituição poderá participar do abaixo-assinado, disponível na página do Consea, que será entregue aos parlamentares.

 

Abraços,

Maria Emília L.Pacheco

Acesse a página do abaixo-assinado


Leia o projeto de lei

Maiores informações sobre o Projeto de Lei da Alimentação Escolar:

Secretaria Executiva FBSAN -

Vanessa Schottz - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 25367398

Rozi Billo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 21789464

 

Informações sobre o abaixo assinado

Secretaria do Consea

www.presidencia.gov.br/consea

 

 

 

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 21:58  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as esc...(72275)

Lei do bônus para professores em São Paulo (texto completo da lei complementar 1078/08)

Políticas públicas de educação
Há poucos dias Serra sancionou a chamada "lei do bônus". Antes de qualquer análise ou comentário, vamos disponibilizar o texto todo da lei. Encontrá-lo na rede não é tão fácil quanto deveria s...(53714)

Plano Nacional de Educação 2011-2020 (texto completo com índice de metas)

Políticas públicas de educação
O novo Plano Nacional de Educação foi apresentado hoje (15/12) pelo ministro da Educação Fernando Haddad ao presidente Lula. O projeto de lei descreve, dentre outras coisas, as 20 metas para a...(45933)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERV...(45537)

ENEM 2009: Matriz de referência - todas as áreas - com índice de competências

Políticas públicas de educação
O Enem traz muitas novidades, das mais bem vindas às duvidosas. Avaliamos um aspecto positivo da mudança que é voltar a valorizar a cultura escolar, necessidade que identificamos em artigo ant...(27357)