Monsanto envenenou pessoas com autorização da corte americana

Imprimir

Que as grandes corporações só querem lucro, todos sabem. Faz parte do jogo. Por isso temos princípios éticos escritos em leis, para proteger o interesse público dos interesses "egoístas" das grandes empresas globais. Aí você pode responder:

- Muito bonito isso tudo, mas estamos no Brasil, não no primeiro mundo.

Pois bem. Abaixo coloquei um trecho do filme "the corporation", que fala justamente disso. A Fox havia pedido a uma equipe para fazer um programa chamado "investigadores", e deu a eles total carta branca. A primeira estória do seriado seria sobre a contaminação de grande parte do leite da Flórida por um hormônio bovino do crescimento, fabricado pela monsanto. Não é vaca transgênica, nada disso. É apenas um hormônio "natural" inserido no gado para ele crescer mais rápido - e gerar mais lucro, claro.

Depois de muita investigação, a equipe já tinha material suficiente para fazer o programa que iria ao ar. Aí aparecem os caríssimos advogados da Monsanto. Os pesquisadores continuam firmes em suas convicções, pois sabiam que esta era uma informação crucial para o interesse público. E eles tinham a Fox, que poderia muito bem contratar advogados tão caros quanto a Monstanto.

Mas não é assim que as corporações funcionam. No final, tanto a Fox quanto a Monsanto, e inclusive a justiça americana - tão aclamada em todo mundo por sua "seriedade" - estavam contra os pesquisadores. Estes, por sua vez, ficaram isolados, e só tinham ao seu lado a verdade dos fatos. E isso não bastou. Veja os detalhes abaixo, num trecho do filme "the corporation". Se quiser ver o filme todo, ele está no youtube em 16 episódios de 10 minutos (legendado em português).

trecho do filme "A corporação"
A monsanto e a Fox contra o povo

 

Última atualização em Qua, 02 de Setembro de 2009 00:12  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente ...(27162)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discus...(14265)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gra...(13820)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas co...(11521)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas...(10706)