A internacionalização da Amazônia

Imprimir

No mundo dos emails, ressurge de tempos em tempos a polêmica: a Amazônia será o próximo alvo geopolítico americano? Será que os gringos querem o pouco que resta de tropical em nosso país?

Abaixo há uma destas mensagens:

"Há os que dizem que é mentira, mas já está comprovadíssimo este absurdo. O próximo Iraque é aqui."

amazonia-livrodidatico.png

 

O que voce acha desta imagem?

Forte, não? Ela veio acompanha de um texto e uma apresentação de powerpoint para os que desconhecem inglês.

Um internauta incauto poderá simplesmente acreditar nesta estória e ganhar mais um assunto para "conversas anti-americanas".

Se pesquisar um pouquinho, o internauta poderá perceber que trata-se de uma farsa, seja por que ninguém encontrou o tal livro, seja por erros gramaticais incompatíveis com livros didáticos. Veja alguns argumentos aqui, e outros falsos documentos sobre a internacionalização da Amazônia aqui.

Para cuidar com carinho do conhecimento, é preciso paciência. A pessoa que mandou este email com tanta certeza precisaria se lembrar disso...

Por outro lado, se o email e falso na origem, nem por isso é falso na mensagem. A questão do "dono" da maior floresta tropical do mundo é antiga. Segundo este site, "Já nos tempos de Dom Pedro 2º, o chefe do Observatório Naval de Washington defendeu a tese da livre navegação internacional do rio Amazonas, por causa do seu volume de água “oceânico”. Mais recentemente, há o caso do "presidente da França, François Mitterrand, que, em 1991, disse que "o Brasil precisa aceitar a soberania relativa sobre a Amazônia"

Bem, o Lula garantiu que a Amazônia é nossa, e que nós cuidaremos dela. Estranho é isso ter acontecido junto com a saída da ministra Marina Silva e a entrada do Minc no ministério do Meio Ambiente. Se quiser leia mais sobre esta questão.

Para terminar, o trecho final de um discurso de Cristovam Buarque que também circula nos emails há alguns anos:

"Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa."

Última atualização em Sáb, 24 de Dezembro de 2011 13:19  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente ...(25905)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discus...(13725)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gra...(13379)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas co...(11115)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas...(10392)