Habilidades socioemocionais devem ser avaliadas?

Imprimir

Uma das tendências recentes entre pesquisadores e gestores educacionais é falar das tais habilidades "não cognitivas" (termo com o qual não concordo), ou "competências socioemocionais" (um pouco melhor).

Seguindo a linha de que "avaliar é preciso" - e levando em conta as limitações dos chamados testes "cognitivos" (como ENEM e SAEB) - alguns defendem que características como perseverança, otimismo e curiosidade sejam também avaliadas no processo educacional. Não se trata de dar "ponto negativo" como vingança pela má conduta do aluno, mas sim de buscar ampliar o espectro do humano incluído nos sistemas de avaliação educacional.

Por outro lado, há o perigo de que este processo aprofunde (ao invés de amenizar) alguns efeitos colaterais dos sistemas de avaliação, estigmatizando os alunos agora em várias dimensões, não apenas em uma. A grosso modo, se antes você poderia ser tachado de "burro", agora poderá ser rotulado como "burro e preguiçoso", caso a avaliação de competências socioemocionais seja difundida pelo sistema escolar. Isso sem falar de outros problemas, como a definição de um "ideal socioemocional" pelas agências avaliadoras.

Um exemplo "fresquinho" desta polêmica é o programa piloto realizado no Rio de Janeiro, fruto da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a OCDE. Há alguns dias, a ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação) publicou um carta de repúdio a este programa.

Você pode ver a carta aqui. Para entender o outro lado, você pode começar por esta reportagem.

Última atualização em Seg, 10 de Novembro de 2014 12:36  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente ...(25369)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discus...(13438)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gra...(13137)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas co...(10948)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas...(10202)