Devemos tentar melhorar o corpo humano? Nietzsche, Eugenia e a polêmica Habermas-Sloterdijk

Imprimir

Esta é uma pergunta antiga, que remonta aos primórdios da filosofia. O ser humano é geralmente considerado uma grande potência pouco realizada. Hoje costuma-se repetir, em certos momentos profundos, a frase "usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral" - mesmo sem que os neurocientistas tenham chegado a um consenso de como o cérebro funciona.

A idéia de que o homem pode ser mais do que é sempre nos acompanhou. A radicalização desta idéia, na forma de preconceito e elitismo, também parece estar presente em todas eras. Mas ao final do século XX, esta questão antes meramente filosófica tem se tornado cada vez mais prática, principalmente devido ao avanço da biotecnologia e também das psicologias.

 

No trecho abaixo, o professor Oswaldo Giacóia comenta a polêmica entre Habermas e Sloterdijk, que trata justamente desta questão. O pano de fundo é uma aula sobre Nietzsche, tratando da diferença entre o "super-homem" (tradução mal feita) e o "além do homem" (tradução mais adequada).

 

Última atualização em Sex, 11 de Setembro de 2009 16:36  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente ...(25416)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discus...(13466)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gra...(13153)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas co...(10962)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas...(10218)