Polêmicas
Seja pela admiração ao pensamento crítico, pela repulsa ao consenso burro ou simplesmente pela paixão de contrariar o aparentemente óbvio, dedicamos uma sessão a questões mal resolvidas (ou mal formuladas) e que não nos deixarão tão cedo.


Diretor da "bíblia psiquiátrica" admite que há hiper medicalização estimulada pelos laboratórios

Imprimir

A "bíblia psiquiátrica" (o Manual Diagnóstico e Estatístico, DSM) é um grande livro que define as características de todos os "transtornos mentais" conhecidos. Ele é atualizado de vez em quando e foi dirido por Allen Frances durante anos. Em entrevista ao El País (em setembro de 2014), Allen admite excessiva medicalização da vida, estimulada pelas grandes empresas e "validada" pelo DSM.

Este é um fato importante para os educadores, visto que muitos dos comportamentos antigamente atribuídos a uma "normalidade caótica" das crianças, podem ser hoje erroneamente tratados como "anormais", usando o DSM como suposta base científica.

Última atualização em Qui, 13 de Agosto de 2015 16:06 Leia mais...
 

Habilidades socioemocionais devem ser avaliadas?

Imprimir

Uma das tendências recentes entre pesquisadores e gestores educacionais é falar das tais habilidades "não cognitivas" (termo com o qual não concordo), ou "competências socioemocionais" (um pouco melhor).

Seguindo a linha de que "avaliar é preciso" - e levando em conta as limitações dos chamados testes "cognitivos" (como ENEM e SAEB) - alguns defendem que características como perseverança, otimismo e curiosidade sejam também avaliadas no processo educacional. Não se trata de dar "ponto negativo" como vingança pela má conduta do aluno, mas sim de buscar ampliar o espectro do humano incluído nos sistemas de avaliação educacional.

Última atualização em Seg, 10 de Novembro de 2014 12:36 Leia mais...
 

Ser professor faz mal pra saúde?

Imprimir

Tem quem diga que a vida de professor é quase como uma missão, um martírio, tal o nível de sacrifício que se exige do profissional. Tem também quem diga que a profissão de professor é até tranquila, pois além da garantia de emprego e pouca competição dentro da escola (cada um tem sua área/série), há também grandes períodos de férias.

De qualquer forma, em termos objetivos, muitos dados não têm sido favoráveis à saúde dos professores. Uma reportagem do ano passado apontou problemas de saúde comuns, como depressão, problemas na voz e nas costas:

Última atualização em Ter, 15 de Abril de 2014 18:28 Leia mais...
 

É justo os pais poderem escolher livremente a escola (pública) dos filhos?

Imprimir

Uma interessante questão levantada por Xavier Bonal, da Universidade Autônoma de Barcelona. Ele se refere às escolas totalmente ou parcialmente financiadas pelo estado, e analisa a experiência recente da Espanha.

Se a liberdade é um dos fundamentos da democracia, talvez a justiça seja algo ainda mais fundamental. Em que medida estes dois princípios se distanciam na questão do ensino público?

Última atualização em Qua, 24 de Agosto de 2011 00:46 Leia mais...
 


Página 1 de 8



Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce realmente existiu?

Polêmicas
Em muitos meios de comunicação, incluindo materiais didáticos e "portais confiáveis" (lembrando que nenhuma fonte de informações é absolutamente confiável), encontramos uma carta supostamente escrita...(25907)

O criacionismo pode ser ensinado nas aulas de ciências?

Polêmicas
Comento abaixo alguns trechos da reportagem MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências, de Fábio Takahashi e Talita Bedinelli (Folha de S.Paulo 13/12/2008). Veja também a discussão sob...(13728)

Custo ambiental - a ecologia na economia

Polêmicas
arvoresdebarra.jpg desenho de Dorfo Gomes, BocAberta n.15 Quanto custa a natureza? Depende da época. No início da humanidade, tudo foi sempre de graça. No paraíso das delícias, os frutos eram oferecidos gratuitame...(13381)

Qual é o verdadeiro efeito do efeito estufa?

Polêmicas
Como biólogo mas, antes, como ser humano, sempre me senti incomodado com o modo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Minha "consciência ecológica" começou, na infância, com normas cotidiana...(11117)

Devemos reciclar oléo de cozinha na escola? Mitos, perigos e interesses

Polêmicas
A pergunta vem de um texto que anda circulando por email. Fui buscar a fonte e o autor me respondeu minutos depois, por email, esclarecendo o ponto central: "estão levando isso para as escolas que es...(10392)