Métodos de ensino

Como debater de forma racional? Russell ensina.

Imprimir

Em tempos de acaloradas discussões pela internet, há todo um submundo dos comentários de redes sociais e sites que é revelador de nossas limitações em discutir certos assuntos utilizando aquela virtude que é supostamente comum à toda a espécie: a razão.

Frente a limitações, é sempre bom aprender um pouco mais. Vejamos então alguns princípios que podem ajudar aqueles que buscam, de fato, apurar a verdade dos fatos, de forma pública, honesta e transparente.

Última atualização em Qua, 27 de Maio de 2015 14:05 Leia mais...
 

Planejando o currículo em tempos de Enem

Imprimir

Agora que o ano letivo está terminando, pilhas de provas rabiscadas com caneta vermelha, a última coisa que passa pela cabeça do professor é pensar em mais trabalho. Mas aí vai uma pequena dica: anote rapidamente tudo isso que passa pela sua cabeça agora, antes que as férias limpem tudo. Coisas que deram certo, que não deram, ideias para novas aulas, atividades, parcerias, materiais didáticos, tudo que pode fazer seu próximo ano ser melhor do que esse. Estou falando de planejamento curricular. Pode não parecer uma boa hora, mas acredite: o final de um período é o melhor momento para se esboçar planos para o próximo. Aproveitando a deixa, vou contar um pouco do que aprendi sobre currículo e sobre o ENEM, tentando articular um pouco os dois.

Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 09:04 Leia mais...
 

Anotações de aula: no papel ou no computador?

Imprimir

Segundo um estudo recente,  velha tecnologia "papel e caneta" é mais eficaz para se assimilar as aulas do que os computadores. Diz reportagem do Uol:

"De acordo com a pesquisa, os participantes que fizeram notas em papel sobre algumas palestras tiveram melhor desempenho nos testes realizados posteriormente do que os que usaram o notebook, mesmo com ele desconectado da internet. [...]

Em um dos testes realizados, os pesquisadores exibiram uma palestra online a 65 alunos. Alguns deles puderam utilizar o notebook -- desconectado da internet -- para fazer suas anotações, enquanto outra parte utilizou caneta e papel. Todos foram orientados a usar as estratégias que normalmente usam para fazer suas notas." Leia toda a reportagem aqui

Última atualização em Sex, 23 de Maio de 2014 11:30
 

O pensamento divergente na educação - excelente vídeo!

Imprimir

Entrei em contato com este vídeo através do Facebook e gostei muito. Ele trata de algumas questões importantes sobre o modelo de educação pública que vem crescendo desde o iluminismo e suas contradições. O autor defende uma mudança de paradigmas e, diferente de muitos outros discursos parecidos, busca explicar como seria esta mudança. O centro da argumentação é o chamado pensamento divergente, que seria, simplificando, a habilidade de dar muitas respostas para a mesma pergunta.

Última atualização em Seg, 16 de Abril de 2012 05:28 Leia mais...
 

O que avaliar? Competências ou conteúdos?

Imprimir

Esta pergunta está na boca dos educadores já há algum tempo e tem sido feita com mais frequência depois que o ENEM deixou seu formato "alternativo" original e passou a incluir conteúdos disciplinares em sua matriz de competências.

Conteúdos ou competências?

Poucos notam que esta pergunta parte de um princípio equivocado. De que alguém pode ser competente em alguma coisa sem ter certos conhecimentos específicos. Não sei bem de onde vem essa ideia, talvez seja fruto de uma leitura apressada dos discursos mais "esclarecidos" que defendem a pedagogia das competências.

Última atualização em Seg, 03 de Outubro de 2011 22:47 Leia mais...
 


Página 1 de 3



Qual é o melhor método de ensino?
 

Selecione uma palavra-chave