O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

Imprimir

Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. Fora alguns portais mais cuidadosos, a maioria repete esta idéia falsa, em contextos dos mais variados e divertidos. Mesmo sites "confiáveis" e educadores "renomados" cometem esta gafe. Bastaria uma rápida olhadela no dicionário (ao invés de procurar em portais do tipo "guia dos curiosos") para lançar um pouco de luz à questão. Aluno não quer dizer "sem luz", e sim "lactente", "aquele que está crescendo e sendo nutrido", algo do tipo. Veja abaixo o que o Houaiss nos diz, e logo depois alguns excertos lutando contra esse significado inexistente da palavra "aluno", tal qual Dom Quixote contra seus moinhos...

Dicionário Houaiss - etimologia da palavra "aluno"

lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno

EXCERTOS: O MITO DOS ALUNOS SEM-LUZ

"Drago tirou o nome para sua exposição da raiz latina da palavra "aluno", que significa "sem luz". "Foram os dias de mais luz da minha vida." Por sorte, captados em sua máquina."
Gilberto Dimenstein - Alunos luz - http://aprendiz.uol.com.br/content/licelicoge.mmp

"Marcos Meyer, psicólogo especializado em educação infantil, afirmou que para fomentar a autonomia da criança, ela deve instiga-la a aprender. Segundo ele, "devemos deixar as crianças pararem de ser alunos e passarem a ser autoras a partir da luz dos educadores", fazendo alusão à etimologia da palavra aluno que significa "sem luz".
http://aprendiz.uol.com.br/content/cufrochece.mmp

"Alunos não possuem luz?! Mas nem os das USP?!
A palavra aluno originou-se do latim, e significa: "a"= sem e "luno"= luz. Portanto, aluno, ao pé da letra, é uma pessoa sem luz, sem conhecimentos... Mas seráááááá?????"
http://fotolog.terra.com.br/mas_sera:4

"É curioso lembrar que "aluno" vem do grego e significa "sem luz". "A" como negativa, aquele a quem falta a luz. E o mestre, na concepção tradicional, seria o portador de uma chama divina. Não por acaso o 15 de outubro é consagrado aos mestres por causa da mestra da espiritualidade, Santa Teresa DÁvila, mas não temos de ter a pretensão da santificação nem de iluminações especiais."
Chico Alencar - deputado federal - http://www.chicoalencar.com.br/chico2004/chamadas/2007/pronunc18102007b.htm

"A palavra "aluno" tem origem do latim, onde "a" corresponde a "ausente ou sem" e "luno", que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.
Fonte: Portal das Curiosidades
"
http://www.megacubo.net/origem-palavra-aluno/

"A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento. Que falta de consideração...."
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=17395.0

"lí em um texto que refere-se à paixão de conhecer o mundo uma frase ,que se lí corretamente é de madalena freire:"...o alfabetizador não alfabetiza o aluno;(aluno/sem luz,uí) ele é apenas o mediador entre o aprendiz e a escrita,entre sujeito e objeto..."
https://www.listas.unicamp.br/pipermail/ead-l/2005-May/021410.html

"Conceitos de autoridade e autoritarismo são facilmente confundidos atualmente. Para aquele que vê o educando como na Grécia Antiga, ou seja, "aluno" (sem luz), o autoritarismo será à base das tais relações. Entretanto, quando o educador vivencia uma relação de ensino-aprendizagem afetiva, a autoridade acontece automaticamente (respeito, tolerância, etc.).
É necessário repensar!
"
http://www.ulbra.br/esferaazul/atualidades/atual156.htm

"Pedro estava decidido: vou ser professor de História. Fez o seu vestibular e passou. É verdade que passou lá nos últimos lugares, mas - ufa! - passou. Como estudante foi um aluno na verdadeira concepção da palavra: sem luz. Lembro que a palavra aluno origina-se do latim e quer dizer sem luz: a, que quer dizer distante de e lux que quer dizer luz. Era um aluno assíduo e, durante o seu curso, pouco faltou aulas."
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/repre.htm

"O nome Lumiar vem de lumen, o que supõe a existência do aluno, o individuo "sem luz". Caberia à escola Lumiar ser esta luz, bem ao estilo iluminista."
http://www.fafijan.br/publicacoes/mathesis/arquivos/vol6/006.pdf

"A palavra aluno vem do latim, em que a letra a corresponde a ausente ou sem, e luno, que deriva da palavra lumni, significa luz.Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.
Fonte: Guia dos curiosos"
http://www.oboboonline.com/index.php/curiosidades/741-qual-a-origem-da-palavra-aluno.html

"Aluno não é mais aluno: é educando, pois, como se sabe, a palavra "aluno" significa "sem luz". Vê-los como seres "sem luz" é inadmissível e não louvar sua cultura pessoal (quase sempre televisiva e de gueto) é fascismo. Ensinar alta-cultura e valorizar a erudição é entendido como deplorável elitismo fora da realidade."
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=129&idrep=1210

"A idéia de uma livre expressão desse aluno, poderia se tornar uma ameaça para os sistemas educacionais em questão. O aluno é o ser sem-luz (alumni) portanto, incapaz de refletir acerca de sua própria existência."
http://www.orecado.org/?p=92

"Há quem propicie alguma perspectiva de mescla das duas dimensões anteriores de sua prática docente, transmitindo seus conhecimentos técnicos e confrontando as culturas do docente o do aluno, sem perder a perspectiva do "aluno" como ser sem luz."
http://www.ucpel.tche.br/cpa/arquivos_regina/analise_do_texto.pdf

Última atualização em Sáb, 24 de Dezembro de 2011 13:24  


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A origem do estado liberal - Hobbes, Rousseau e Locke

Princípios filosóficos
LockeDeus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo. Este, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. É seu domínio e sua propriedade. Deus c...(65000)

Autonomia escolar na rede pública: alguns princípios

Princípios filosóficos
José Mário Pires Azanha“A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que (...) está sempre sujeita a interferências de órgãos externos. (......(22100)

A origem do homem político (mito de Platão)

Princípios filosóficos
Me deparei com o texto abaixo numa aula da USP sobre Platão, Sócrates e as bases do conhecimento. Fiquei maravilhado com as ideias, a escrita e a simplicidade – típicas dos gregos antigos. É...(13610)

Cultura escolar e a fábrica de engrenagens

Princípios filosóficos
A escola deve reproduzir a cultura ou produzi-la? Mais uma típica não-questão: afinal, produzir tem sempre um pouco de reprodução e vice-versa. Ninguém é completamente criativo ou absol...(12066)

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?

Princípios filosóficos
José Sergio de Carvalho: "Tratava-se, então - como se trata hoje - de se perguntar como formar o homem para que ele se torne um cidadão, um membro da coletividade que possa tomar para si as re...(11197)