O que é inteligência? (segundo os alunos)

Imprimir

altInteligência é uma coisa que todos querem, mas ninguém sabe direito como conseguir. Talvez porque seja difícil mesmo. Talvez porque as pessoas estejam procurando coisas diferentes, visto que há muitos significados para esta palavra.

Então o governador diz "vamos promover a inteligência das crianças", o diretor concorda, o professor grita "estou tentando estimular a inteligência dos alunos" os alunos criam espectativas "vamos ficar mais inteligentes", e no final dá a maior confusão.

Será que somos tão incompetentes assim? Ou estamos buscando objetivos diferentes que sejam representados pela mesma palavra? Afinal, o que é inteligência?

 

 

Vejamos a opinião de meus alunos (1a série do Ensino Médio), em trechos selecionados.

*

- inteligência é uma facilidade de entender e absorver informações de diferentes fontes

- o inteligente é quem erra e aprende com seus erros, diferentemente do sábio, que é experiente.

- Ser inteligente é saber lidar com as situações e não ser superdotado em alguma coisa

- inteligência é a capacidade de absorver o conhecimento

- inteligência é a capacidade de aplicar o conhecimento

- inteligência é “o conhecimento”

- inteligência é também saber estudar as informações

- inteligência é saber expressar o conhecimento e receber críticas

- inteligência não está apenas relacionada ao aprendizado, é algo que qualquer ser, por mais ínfima que seja a sua, utiliza para sobreviver.

- Inteligência é diferente de ter conhecimento. A pessoa pode ter a informação mas não ter inteligência o suficiente para entende-la

- é a capacidade de organizar idéias próprias e expressá-las de maneira compreensiva

- é a capacidade que você tem de elaborar soluções

- é saber se virar em dificuldades

- não basta se virar, a pessoa é inteligente quando consegue entender as coisas que precisa entender, formar sua opinião para então viver do modo que ela pense que é ideal

- saber estudar, e manter consigo mesmo equilíbrio, é inteligência.

- grande parte do que chamamos inteligência é condicionamento

- a inteligência é adquirida ao longo da vida, com conhecimento e esforço, o que acontece é que algumas pessoas tem mais facilidade do que outras

- a pessoa nasce com a inteligência, mas é só com o passar do tempo que a pessoa adquire inteligência o suficiente para fazer a sua vida

Última atualização em Sáb, 24 de Dezembro de 2011 13:15  


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A origem do estado liberal - Hobbes, Rousseau e Locke

Princípios filosóficos
LockeDeus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo. Este, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. É seu domínio e sua propriedade. Deus c...(69620)

O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

Princípios filosóficos
Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. Fora alguns portais mais cuidado...(57604)

Autonomia escolar na rede pública: alguns princípios

Princípios filosóficos
José Mário Pires Azanha“A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que (...) está sempre sujeita a interferências de órgãos externos. (......(24234)

A origem do homem político (mito de Platão)

Princípios filosóficos
Me deparei com o texto abaixo numa aula da USP sobre Platão, Sócrates e as bases do conhecimento. Fiquei maravilhado com as ideias, a escrita e a simplicidade – típicas dos gregos antigos. É...(14447)

Cultura escolar e a fábrica de engrenagens

Princípios filosóficos
A escola deve reproduzir a cultura ou produzi-la? Mais uma típica não-questão: afinal, produzir tem sempre um pouco de reprodução e vice-versa. Ninguém é completamente criativo ou absol...(12359)