Cultura escolar e a fábrica de engrenagens

Imprimir

A escola deve reproduzir a cultura ou produzi-la?

Mais uma típica não-questão: afinal, produzir tem sempre um pouco de reprodução e vice-versa. Ninguém é completamente criativo ou absolutamente imitador.

A cultura é meio local e meio global, como o ser humano que a cria, alimenta e devora

Afinal, o que é "cultura escolar"? Seria uma miniatura imperfeita da "cultura acadêmica"? Uma forma de preparar profissionais eficientes? O ambiente cultural que facilita a formação do cidadão?

É fácil falar, mas difícil de fazer. A cultura escolar se fundamenta em princípios democráticos, humanos, éticos, de respeito ao indivíduo e ao coletivo (que muitas vezes se contrapõem). Também se baseia no conhecimento, na inteligência, que requer diferentes informações e habilidades. A produção de cultura escolar tem por objetivo proteger a cultura humana, proteger as pessoas das forças que levam à ignorância, transmitir a cultura ao longo das gerações de forma eficiente e legítima.

Para ilustrar, vejamos um exemplo do que não seria cultura escolar, segundo nosso ponto de vista.

Com vocês, a fantástica fábrica de engrenagens, tão em voga atualmente.

Desenho de Dorfo Gomes

Última atualização em Qui, 04 de Março de 2010 17:04  


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A origem do estado liberal - Hobbes, Rousseau e Locke

Princípios filosóficos
LockeDeus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo. Este, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. É seu domínio e sua propriedade. Deus c...(68885)

O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

Princípios filosóficos
Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. Fora alguns portais mais cuidado...(56980)

Autonomia escolar na rede pública: alguns princípios

Princípios filosóficos
José Mário Pires Azanha“A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que (...) está sempre sujeita a interferências de órgãos externos. (......(23894)

A origem do homem político (mito de Platão)

Princípios filosóficos
Me deparei com o texto abaixo numa aula da USP sobre Platão, Sócrates e as bases do conhecimento. Fiquei maravilhado com as ideias, a escrita e a simplicidade – típicas dos gregos antigos. É...(14317)

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?

Princípios filosóficos
José Sergio de Carvalho: "Tratava-se, então - como se trata hoje - de se perguntar como formar o homem para que ele se torne um cidadão, um membro da coletividade que possa tomar para si as re...(11562)