Filosofia : :
Princípios filosóficos

Bauman e a educação atual

Imprimir

Em sua extensa carreira, Zygmunt Bauman chegou a abordar diversas esferas da vida em sociedade que a sociologia poderia se meter, inclusive a educação na atualidade. Em relação à educação, althá duas visões sobre a escola e o sistema de ensino que podem ser vistas em seus livros. As informações são da Carta Capital.

Segundo sua obra “Legisladores e Intérpretes: sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais”, a escola seria uma fábrica de ordem. Com uma perspectiva claramente influenciada por Michel Foucault, Bauman pensa o local onde o ensino é praticado como o momento da reprodução da ordem vigente. Ou seja, uma tentativa de manter o mundo de acordo com os planejamentos do Estado.

Última atualização em Ter, 10 de Novembro de 2015 13:18 Leia mais...
 

Para que serve a escola?

Imprimir

Entrevista do professor Vitor Paro no SPTV com diversos comentários interessantes sobre o papel da escola e da educação. Não precisa concordar com tudo, mas vale a pena dar uma olhada.

Última atualização em Ter, 10 de Setembro de 2013 00:16 Leia mais...
 

Pra que serve a educação? Vídeo de Noam Chomsky

Imprimir

O linguista e ativista Noam Chomsky fala sobre duas formas diferentes de se responder à pergunta "pra que serve a educação", e também comenta sobre o impacto das novas tecnologias.
Vale a pena conferir (as legendas estão em espanhol, mas dá pra entender bem).



Última atualização em Qui, 09 de Agosto de 2012 08:01
 

A educação é uma ciência? trechos de Anísio Teixeira

Imprimir

Em minhas recentes pesquisas deparei com estes belos trechos que resolvi compartilhar com vocês. Estão no livro "Educação e o mundo moderno", de Anísio Teixeira (ao lado).

Em que medida a educação pode ser considerada uma ciência? O que é exatamente ciência? Hoje em dia tentamos modernizar tudo, aceitamos qualquer gráfico que pareça científico como se fosse verdade e não fazemos isso à toa. Afinal, a ciência fez o homem dominar o átomo e ir pra Lua, não há porque duvidar dos cientistas.

Por outro lado, ciência é só uma palavra que nos dá a impressão de que milhares de pessoas em diversos momentos da história estavam (e estão) fazendo, no fundo, a mesma coisa. Mas, principalmente em tempos de predomínio do discurso científico, todos que puderem utilizarão este rótulo, alguns com cartas na manga, outros blefando. A questão não é simples, mas nada como uma boa leitura para arejar um pouco as ideias...
Última atualização em Qui, 29 de Setembro de 2016 16:49 Leia mais...
 


Página 1 de 4



Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

A origem do estado liberal - Hobbes, Rousseau e Locke

Princípios filosóficos
LockeDeus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo. Este, como obra do trabalhador divino, a ele pertence. É seu domínio e sua propriedade. Deus criou o ...(64935)

O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

Princípios filosóficos
Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. Fora alguns portais mais cuidadosos, a ...(53959)

Autonomia escolar na rede pública: alguns princípios

Princípios filosóficos
José Mário Pires Azanha“A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que (...) está sempre sujeita a interferências de órgãos externos. (...) Essa ...(22076)

A origem do homem político (mito de Platão)

Princípios filosóficos
Me deparei com o texto abaixo numa aula da USP sobre Platão, Sócrates e as bases do conhecimento. Fiquei maravilhado com as ideias, a escrita e a simplicidade – típicas dos gregos antigos. É um mit...(13600)

Cultura escolar e a fábrica de engrenagens

Princípios filosóficos
A escola deve reproduzir a cultura ou produzi-la? Mais uma típica não-questão: afinal, produzir tem sempre um pouco de reprodução e vice-versa. Ninguém é completamente criativo ou absolutament...(12066)