Princípios filosóficos http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos.html Thu, 23 May 2019 01:33:31 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Bauman e a educação atual http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/458-bauman-e-a-educacao-atual.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/458-bauman-e-a-educacao-atual.html Em sua extensa carreira, Zygmunt Bauman chegou a abordar diversas esferas da vida em sociedade que a sociologia poderia se meter, inclusive a educação na atualidade. Em relação à educação, althá duas visões sobre a escola e o sistema de ensino que podem ser vistas em seus livros. As informações são da Carta Capital.

Segundo sua obra “Legisladores e Intérpretes: sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais”, a escola seria uma fábrica de ordem. Com uma perspectiva claramente influenciada por Michel Foucault, Bauman pensa o local onde o ensino é praticado como o momento da reprodução da ordem vigente. Ou seja, uma tentativa de manter o mundo de acordo com os planejamentos do Estado.

]]>
Princípios filosóficos Tue, 10 Nov 2015 16:11:59 +0000
Para que serve a escola? http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/414-para-que-serve-a-escola.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/414-para-que-serve-a-escola.html Entrevista do professor Vitor Paro no SPTV com diversos comentários interessantes sobre o papel da escola e da educação. Não precisa concordar com tudo, mas vale a pena dar uma olhada.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Tue, 10 Sep 2013 02:55:48 +0000
Pra que serve a educação? Vídeo de Noam Chomsky http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/394-pra-que-serve-a-educacao-video-de-noam-chomsky.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/394-pra-que-serve-a-educacao-video-de-noam-chomsky.html

O linguista e ativista Noam Chomsky fala sobre duas formas diferentes de se responder à pergunta "pra que serve a educação", e também comenta sobre o impacto das novas tecnologias.
Vale a pena conferir (as legendas estão em espanhol, mas dá pra entender bem).



]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Thu, 09 Aug 2012 10:50:40 +0000
A educação é uma ciência? trechos de Anísio Teixeira http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/369-a-educacao-e-uma-ciencia-trechos-de-anisio-teixeira.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/369-a-educacao-e-uma-ciencia-trechos-de-anisio-teixeira.html Em minhas recentes pesquisas deparei com estes belos trechos que resolvi compartilhar com vocês. Estão no livro "Educação e o mundo moderno", de Anísio Teixeira (ao lado).

Em que medida a educação pode ser considerada uma ciência? O que é exatamente ciência? Hoje em dia tentamos modernizar tudo, aceitamos qualquer gráfico que pareça científico como se fosse verdade e não fazemos isso à toa. Afinal, a ciência fez o homem dominar o átomo e ir pra Lua, não há porque duvidar dos cientistas.

Por outro lado, ciência é só uma palavra que nos dá a impressão de que milhares de pessoas em diversos momentos da história estavam (e estão) fazendo, no fundo, a mesma coisa. Mas, principalmente em tempos de predomínio do discurso científico, todos que puderem utilizarão este rótulo, alguns com cartas na manga, outros blefando. A questão não é simples, mas nada como uma boa leitura para arejar um pouco as ideias...
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Tue, 15 Mar 2011 19:02:37 +0000
As escolas matam a criatividade? http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/332-as-escolas-matam-a-criatividade.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/332-as-escolas-matam-a-criatividade.html Uma interessante palestra do Ken Robinson no TED Talks, falando do ensino de arte, dos potenciais humanos e o papel da escola nisso. Aliás, também vale a pena dar uma olhada nos 10 mandamentos do TED Talks, leitura indispensável para todo professor.

Confira abaixo.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Sun, 01 Aug 2010 14:39:16 +0000
Cultura Escolar Brasileira (Azanha) http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/312-cultura-escolar-brasileira-azanha.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/312-cultura-escolar-brasileira-azanha.html AZANHA: "A legitimidade política da reivindicação por uma maior participação na discussão e no encaminhamento dos interesses coletivos conduziu os educadores, muitas vezes sem maior análise, a exigirem tembém que as questões educacionais, muitas das quais embora estritamente técnicas, passassem a ser discutidas e resolvidas por assembléias e conselhos não apenas de educadores e de pais, mas até mesmo de alunos. Não se põe em dúvida que incentivar as comunidades a se interessarem pela escolas que as servem e a pressioná-las a serem boas escolas é inteiramente defensável. Daí a admitir que a situação pedagógica não requer nenhuma qualificação profissional para a sua condução é até mesmo uma desvalorização da formação do professor. Quais são as perspectivas de que esse encaminhamento seja razoável e contribua efetivamente para a solução da crise educacional em que vivemos?"

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Fri, 09 Apr 2010 13:54:50 +0000
A terceirização da educação nos tempos de Rousseau http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/302-a-terceirizacao-da-educacao-nos-tempos-de-rousseau.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/302-a-terceirizacao-da-educacao-nos-tempos-de-rousseau.html Enquanto lia o famoso "Emílio", de Rousseau, me deparei com o trecho abaixo, e logo pensei na questão da terceirização da educação. O filósofo está comentando o hábito, entre as famílias européias de sua época, de enfaixar os bebês, enrolando-os em panos para que fiquem mais protegidos. É bem interessante a forma como ele tece seu raciocínio, fundamentado na experiência, valorizando os processos naturais e criticando o excesso de artificialidade. Para mim, este trecho é uma excelente metáfora da terceirização da educação como um todo, embora se trate apenas da questão do enfaixamento das crianças.

Uma observação:  o texto foi escrito em 1762, muito antes da chamada "revolução feminina", então é esperado que tenha certo caráter, como chamamos hoje, "machista". ]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Wed, 10 Mar 2010 14:39:02 +0000 Podem a ética e a cidadania ser ensinadas? http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/292-podem-a-etica-e-a-cidadania-ser-ensinadas.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/292-podem-a-etica-e-a-cidadania-ser-ensinadas.html José Sergio de Carvalho: "Tratava-se, então - como se trata hoje - de se perguntar como formar o homem para que ele se torne um cidadão, um membro da coletividade que possa tomar para si as responsabilidades e o desafio de criar leis e princípios de convivência com o outro e com o público e conduzir-se de acordo com eles. O problema se torna agudo quando não mais se trata de formar alguns, uns poucos que devem deter o poder, mas de formar todos os cidadãos para que, na igualdade que os marca em face da lei (isonomia) e do direito à opinião (isegoria), eles possam participar ativamente da construção e da gestão do espaço público e da elaboração e legitimação dos princípios morais e legais que os conduzem."

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Mon, 18 Jan 2010 01:26:39 +0000
A origem do homem político (mito de Platão) http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/287-a-origem-do-homem-politico-mito-de-platao.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/287-a-origem-do-homem-politico-mito-de-platao.html

Me deparei com o texto abaixo numa aula da USP sobre Platão, Sócrates e as bases do conhecimento. Fiquei maravilhado com as ideias, a escrita e a simplicidade – típicas dos gregos antigos. É um mito narrado por Platão, com linguagem metafórica clara e cristalina, sobre uma questão bem cabeluda.

Será que a virtude pode ser ensinada? É bom lembrar que, para os gregos, a virtude não tem nada de cristão. Virtude é excelência - a palavra grega ARETÉ. E sendo o homem um ser social, um homem excelente deve ter certas qualidades, como o senso de justiça. Mas será que todos os homens conseguem perceber a justiça? Diferenciar o justo do injusto? ]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Wed, 02 Dec 2009 23:37:42 +0000 Autonomia escolar na rede pública: alguns princípios http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/260-autonomia-escolar-na-rede-publica-alguns-principios.html http://www.rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/260-autonomia-escolar-na-rede-publica-alguns-principios.html José Mário Pires Azanha“A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que (...) está sempre sujeita a interferências de órgãos externos. (...) Essa situação não é, em si mesma, negativa, mas freqüentemente acaba sendo, porque órgãos centrais, com maior ou menor amplitude, tendem a desconhecer a peculiaridade de distintas situações escolares e decidem e orientam como se todas as unidades fossem idênticas ou muito semelhantes. A conseqüência mais óbvia e indesejável de tentativas de homogeneização daquilo que é substantivamente heterogêneo é o fato de que as escolas ficam ou sentem-se desoneradas da responsabilidade pelo êxito de seu próprio trabalho, já que ele é continuamente objeto de interferências externas, pois ainda que essas interferências sejam bem intencionadas não levam em conta que a instituição "escola pública" é uma diversidade e não uma unidade.”

]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Princípios filosóficos Sun, 20 Sep 2009 03:00:00 +0000