Filosofia : :
Filósofos

Foucault: escola ou prisão?

Imprimir

alt

O princípio da instituição prisional, em teoria, é o reestabelecimento do preso. No entanto, esta relação reflexiva, dita pelo próprio discurso do enclausuramento, não é efetiva, não é real. Sabemos, a partir de Michel Foucault, que o funcionamento da prisão cria delinquentes, categoria própria da modernidade, indivíduo preso ao crime e condenado a ser criminoso para sempre – portanto, condenado a ser útil para o Estado eternamente.

É na prisão que a sociedade disciplinar mostra sua última arma: ou o indivíduo se corrige lá, ou passa o resto de sua vida dentro da instituição. O preso é o alvo perfeito da disciplina, é lá que o indivíduo é isolado, forçado a trabalhar e controlado.

Última atualização em Ter, 10 de Novembro de 2015 13:19 Leia mais...
 

Princípios básicos de Nietzsche: vídeo-aula

Imprimir

Princípios básicos de Nietzsche: vídeo-aula

Quer aprender um pouco sobre Nietzsche mas sempre achou difícil? Que tal começar com alguns vídeos ou áudios? Disponibilizo abaixo uma aula do professor Oswaldo Giacoia Junior e outra da professora Viviane Mosé, ambas de programas da TV Cultura.

Última atualização em Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:26 Leia mais...
 

Textos de Gilles Deleuze (em português)

Imprimir

Para aqueles que gostaram do conceito de rizoma (na minha opinião, uma bela metáfora moderna para uma idéia antiga) ou que desejam conhecer o pensamento de Gilles Deleuze mais a fundo, há um portal com muitos textos dele e sobre ele, a maioria em português.

Muito bom, vale a pena dar uma olhada:

Dossiê Gilles Deleuze
http://www.dossie_deleuze.blogger.com.br/

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:58
 

Textos de Espinosa (em inglês)

Imprimir

Estou à procura de textos de Espinosa em português, de preferência com bons tradutores (como a Marilena Chauí, na coleção "Os pensadores"). Por enquanto, mando apenas alguns links em inglês e um belo trecho que encontrei em um blog (não confirmei no livro, mas parece bom).

Espinosa reflete sobre o tempo

“O que é a duração?

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:57 Leia mais...
 





Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Textos de Gilles Deleuze (em português)

Filósofos
Para aqueles que gostaram do conceito de rizoma (na minha opinião, uma bela metáfora moderna para uma idéia antiga) ou que desejam conhecer o pensamento de Gilles Deleuze mais a fundo, há um portal c...(13046)

Princípios básicos de Nietzsche: vídeo-aula

Filósofos
Quer aprender um pouco sobre Nietzsche mas sempre achou difícil? Que tal começar com alguns vídeos ou áudios? Disponibilizo abaixo uma aula do professor Oswaldo Giacoia Junior e outra da professora...(12096)

Textos de Espinosa (em inglês)

Filósofos
Estou à procura de textos de Espinosa em português, de preferência com bons tradutores (como a Marilena Chauí, na coleção "Os pensadores"). Por enquanto, mando apenas alguns links em inglês e um belo...(6398)

Foucault: escola ou prisão?

Filósofos
alt O princípio da instituição prisional, em teoria, é o reestabelecimento do preso. No entanto, esta relação reflexiva, dita pelo próprio discurso do enclausuramento, não é efetiva, não é real. Sabemo...(3992)