Precisamos proteger a ideia da educação pública, diz Jorge Larrosa

Imprimir

O professor da Universidade de Barcelona Jorge Larrosa é um autor conhecido entre educadores brasileiros. Nesta entrevista, ele fala sobre a antiga ideia de educação pública com escola igual para todos, em contraste com o estado atual das coisas, onde o público vem dando lugar ao privado. Não se trata de opor o estatal ao particular, o governo ao indivíduo. É mais complicado que isso.

O interesse público, diz ele, não é simplesmente um equilíbrio dos interesses particulares, mas algo de todos. Assim é (idealmente) na democracia e assim deve ser na educação, acredita. Mesmo a escola particular, por ser escola, presta um serviço público, é de interesse público.

"A escola entrou nessa lógica da competitividade. E se entra nessa lógica da competitividade, perde a ideia da igualdade" J. Larrosa

Larrosa também faz críticas ao uso das novas tecnologias na sala de aula, que “brilham muito” mas não se sabe ao certo o que produzem. Fala sobre a ideia de educação em Hannah Arendt, fundada em duas bases: o amor à infância e a renovação do mundo.

O vídeo vale também pelas excelentes intervenções do entrevistador Ederson Granetto, da Univesp TV. Em certo momento, ele pega Larrosa “no flagra”, quando o educador tentava maquiar o pessimismo implícito no que dizia. Mas o entrevistador ainda consegue recuperar um pouco de esperança em Larrosa.

"O professor talvez seja o único militante da ideia de educação. Por isso eu acredito cada vez mais que a educação não é algo que já esteja nas instituições feitas para isso, mas é algo que o professor faz. […] É um acontecimento, é algo que se fabrica a cada dia." J. Larrosa


Se quiser conhecer a produção de Larrosa, pode começar pelo texto Notas sobre a experiência e o saber de experiência

 

Última atualização em Sex, 09 de Outubro de 2015 11:57  


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O que é utopia?

Em busca da democracia
Há muitas definições por aí. "Lugar que não existe", "ideal", etc. Vamos chamar o "pai dos burros" para dar uma base mais sólida ao trabalho Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas ou...(96666)

A felicidade de hoje é a tristeza de amanha? A polêmica entre Malthus e Condorcet

Em busca da democracia
Todos queremos felicidade. Mas será que é possível ter felicidade para todos? Quando tentamos imaginar um mundo melhor, ou mesmo um ideal, uma utopia, nos deparamos com diversos obstáculos rea...(72010)

Princípios da Democracia Grega

Em busca da democracia
Diretamente da aula do Zé Sergio (Filosofia da Educação, USP), seguem 3 conceitos fundamentais para a democracia grega, que são de grande valia para quem quer fazer educação de maneira respons...(64375)

O mito da doutrinação marxista baseada em Paulo Freire

Em busca da democracia
Uma das faixas na manifestação de domingo chamou a atenção de educadores pelo Brasil afora. Ela dizia "chega de doutrinação marxista: basta de Paulo Freire". Não acredito que esta ideia repres...(24510)

Três modelos de democracia - slideshow

Em busca da democracia
Esse encontrei no slideshare, uma bela ferramenta cibernética para os professores. Trata da democracia de massas, a representativa, e o modelo mais recente, fundado na opinião pública. Modelo...(14765)