Precisamos proteger a ideia da educação pública, diz Jorge Larrosa

Imprimir

O professor da Universidade de Barcelona Jorge Larrosa é um autor conhecido entre educadores brasileiros. Nesta entrevista, ele fala sobre a antiga ideia de educação pública com escola igual para todos, em contraste com o estado atual das coisas, onde o público vem dando lugar ao privado. Não se trata de opor o estatal ao particular, o governo ao indivíduo. É mais complicado que isso.

O interesse público, diz ele, não é simplesmente um equilíbrio dos interesses particulares, mas algo de todos. Assim é (idealmente) na democracia e assim deve ser na educação, acredita. Mesmo a escola particular, por ser escola, presta um serviço público, é de interesse público.

"A escola entrou nessa lógica da competitividade. E se entra nessa lógica da competitividade, perde a ideia da igualdade" J. Larrosa

Larrosa também faz críticas ao uso das novas tecnologias na sala de aula, que “brilham muito” mas não se sabe ao certo o que produzem. Fala sobre a ideia de educação em Hannah Arendt, fundada em duas bases: o amor à infância e a renovação do mundo.

O vídeo vale também pelas excelentes intervenções do entrevistador Ederson Granetto, da Univesp TV. Em certo momento, ele pega Larrosa “no flagra”, quando o educador tentava maquiar o pessimismo implícito no que dizia. Mas o entrevistador ainda consegue recuperar um pouco de esperança em Larrosa.

"O professor talvez seja o único militante da ideia de educação. Por isso eu acredito cada vez mais que a educação não é algo que já esteja nas instituições feitas para isso, mas é algo que o professor faz. […] É um acontecimento, é algo que se fabrica a cada dia." J. Larrosa


Se quiser conhecer a produção de Larrosa, pode começar pelo texto Notas sobre a experiência e o saber de experiência

 

Última atualização em Sex, 09 de Outubro de 2015 11:57  

Textos Recomendados

Educação após Auschwitz
Theodor Adorno

A crise na educação
Hannah Arendt

Proposta pedagógica e autonomia da escola
José Mário Pires Azanha

A cultura escolar brasileira...
José Mário Pires Azanha

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
José Sérgio de Carvalho

Transversalidade e meio ambiente
Silvio Gallo

Aproveite para ler também...

O Narrador (versão em Espanhol)
Walter Benjamin

Carta Capital - Política


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Princípios da Democracia Grega

Em busca da democracia
Diretamente da aula do Zé Sergio (Filosofia da Educação, USP), seguem 3 conceitos fundamentais para a democracia grega, que são de grande valia para quem quer fazer educação de maneira respons...(54423)

O que é utopia?

Em busca da democracia
Há muitas definições por aí. "Lugar que não existe", "ideal", etc. Vamos chamar o "pai dos burros" para dar uma base mais sólida ao trabalho Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas ou...(40225)

A felicidade de hoje é a tristeza de amanha? A polêmica entre Malthus e Condorcet

Em busca da democracia
Todos queremos felicidade. Mas será que é possível ter felicidade para todos? Quando tentamos imaginar um mundo melhor, ou mesmo um ideal, uma utopia, nos deparamos com diversos obstáculos rea...(24491)

87% da comunidade escolar tem preconceito contra homossexuais, diz pesquisa

Em busca da democracia
DEU NA AGÊNCIA BRASIL "Nas escolas públicas brasileiras, 87% da comunidade – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais. O dado faz part...(11958)

Três modelos de democracia - slideshow

Em busca da democracia
Esse encontrei no slideshare, uma bela ferramenta cibernética para os professores. Trata da democracia de massas, a representativa, e o modelo mais recente, fundado na opinião pública. Modelo...(11913)