A educação na mira do conservadorismo

Imprimir

Já foi tratado no Rizomas a tentativa de se estigmatizar Paulo Freire como um doutrinador. Conforme o texto de Rodrigo Travitzki, mesmo este provavelmente não ser o pensamento majoritario da manifestação do dia 15 de março, é interessante observar que é uma forma de se expressar possível e aprovável socialmente. Se não fosse, não seria expressada.

No entanto, para além da constataçõa óbvia de que a pedagogia de Paulo Freire não é uma doutrinação, vale entender o próprio discurso do marxismo cultural. Primeimramente, qual é o medo em relação a Paulo Freire? Ele é um pedagogo claramente e assumidamente do oprimido. O que isso significa? Que sua pedagogia não serve para os designios do grande capital, da iniciativa privada, do individualismo e dos valores morais conservadores.

A pedagogia de Paulo Freire é dita doutrinadora porque faz com que o trabalhador pobre não abaixe a cabeça para seu patrão. No entanto, sabemos que muitas coisas são inseridas sob o rótulo de marxismo cultural. Esse rótulo não me parece ser só uma maneira boba de se referir às coisas que a direita conservadora não gosta. Na realidade, parece ser algo regido por regras anônimas que direcionam esta temática. É um discurso, no sentido foucaultiano do termo.

É notável que há uma certa maneira de se levar o marxismo cultural enquanto um tema conservador, que movimenta poder para a manutenção de uma ordem que de pouco em pouco estava sendo deixada para trás. Não há um objeto em particular neste discurso, nem conceitos fixos, muito menos um modo próprio de enunciação,  mas existe uma temática própria, escolhas estratégicas que são particulares a ele. Os conceitos podem se unir, mas logo são contrariados (vide a briga interna entre Rodrigo Constantino e Olavo de Carvalho), da mesma forma, podem tentar escolher obejtos específicos, mas que logo são modificados e o estilo da enunciação também varia da descrição econômica, argumentação filosófica, mas se anulam quando enfretam a abstração do idealismo filosófico e a cientificidade da econômia.

Segundo Zygmunt Bauman, a pós-modernidade é caracterizada por uma certa individualidade que se realiza por meio do consumo. Esse consumo é a forma de satisfazer desejos e a satisfação desses desejos é a forma de conseguir alcançar a tão almeijada felicidade. Talvez seja certo dizer que a felicidade do sujeito pós-moderno é relacionada com a liberdade em conseguir guiar a vida individualmente sem impedimentos do outro. Talvez, essa seja a característica prática do discurso do marxismo cultural: impedir a coletividade de se organizar e manter o senso de individualidade comi primazia social.

As consequências serão funestas: o capital com certeza ganhará força e toda alternativa social irá se submeter aos seus objetivos. Pararemos de discutir como superar o capitalismo (como já estamos fazendo de pouco em pouco) e ficarem presos em pautas específicas que se resumem no direito do consumo, como o constante crescimento das brigas por uma fatia de consumo dentro do mercado ou no posicionamento do direito dos consumidores como mais importante e popular do que o direito dos trabalhadores. Resta fazermos nossas escolhas e as aplicarmos.

A direita está se apropriando da educação, como conseguir fazer da educação algo autônomo?

Última atualização em Dom, 29 de Março de 2015 15:11  

Textos Recomendados

Educação após Auschwitz
Theodor Adorno

A crise na educação
Hannah Arendt

Proposta pedagógica e autonomia da escola
José Mário Pires Azanha

A cultura escolar brasileira...
José Mário Pires Azanha

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
José Sérgio de Carvalho

Transversalidade e meio ambiente
Silvio Gallo

Aproveite para ler também...

O Narrador (versão em Espanhol)
Walter Benjamin

Carta Capital - Política


Estudar filosofia é importante para ser um cidadão?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Princípios da Democracia Grega

Em busca da democracia
Diretamente da aula do Zé Sergio (Filosofia da Educação, USP), seguem 3 conceitos fundamentais para a democracia grega, que são de grande valia para quem quer fazer educação de maneira respons...(56716)

O que é utopia?

Em busca da democracia
Há muitas definições por aí. "Lugar que não existe", "ideal", etc. Vamos chamar o "pai dos burros" para dar uma base mais sólida ao trabalho Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas ou...(42169)

A felicidade de hoje é a tristeza de amanha? A polêmica entre Malthus e Condorcet

Em busca da democracia
Todos queremos felicidade. Mas será que é possível ter felicidade para todos? Quando tentamos imaginar um mundo melhor, ou mesmo um ideal, uma utopia, nos deparamos com diversos obstáculos rea...(26180)

87% da comunidade escolar tem preconceito contra homossexuais, diz pesquisa

Em busca da democracia
DEU NA AGÊNCIA BRASIL "Nas escolas públicas brasileiras, 87% da comunidade – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais. O dado faz part...(12241)

Três modelos de democracia - slideshow

Em busca da democracia
Esse encontrei no slideshare, uma bela ferramenta cibernética para os professores. Trata da democracia de massas, a representativa, e o modelo mais recente, fundado na opinião pública. Modelo...(12228)