Somos todos geneticamente iguais?

Imprimir

Em geral, quando se fala "ah, isso é genético, instintivo" estamos falando de algo supostamente comum a toda a espécie humana. O genético é determinista, reducionista, biologicista, etc. Mas será assim mesmo? O texto abaixo pode servir para estimular uma discussão deste tema.


Estudo sugere que todos os humanos 'são mutantes'

Sudeep Chand

Nos últimos 70 anos, vários cientistas vêm tentando chegar a uma estimativa precisa sobre a taxa de mutação nos humanos.

A pesquisa recente, publicada na edição desta semana da revista científica Current Biology, conseguiu chegar a um número considerado confiável graças às novas tecnologias de sequenciamento genético.

Os cientistas aplicaram a tecnologia ao estudo dos cromossomos “Y” de dois homens chineses. Os pesquisadores sabiam que os dois eram parentes distantes e partilhavam de um antepassado comum que nascera em 1805.

Ao analisar as diferenças genéticas entre os dois homens e o tamanho do genoma humano, os cientistas concluíram que as novas mutações genéticas podem chegar a 100 e 200 por pessoa.

As novas mutações podem, ocasionalmente, levar ao desenvolvimento de doenças graves, como o câncer.

Os cientistas esperam que as descobertas e as novas estimativas sobre as mutações possam abrir caminho para tratamentos que auxiliem na redução do aparecimento das mutações e que possam contribuir para um melhor entendimento sobre a evolução humana.

Busca

Em 1935, um dos fundadores da genética moderna, JBS Haldane, estudou um grupo de homens que sofriam de hemofilia – um distúrbio na coagulação do sangue.

Na época, Helmand sugeriu que cada ser humano carregava cerca de 150 mutações no DNA.

Desde as pesquisas de Helmand, diversos cientistas tentaram produzir estimativas sobre o número de novas mutações ao analisar o DNA de chimpanzés.

Somente agora, com a tecnologia disponível de sequenciamento, os cientistas puderam produzir uma estimativa mais precisa e que, coincidentemente, confirma as estimativas sugeridas por Helmand em 1935.

“A quantidade de dados que geramos com a pesquisa era inimaginável há alguns anos”, disse Yali Xue, do Wellcome Trust Sanger Institute, um dos autores do estudo.

“Encontrar esse pequeno número de mutações foi mais difícil do que encontrar agulha no palheiro”, afirmou o cientista.

O especialista em genética Joseph Nadeau, da Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, afirmou que as novas mutações genéticas são fonte de uma variação hereditária, algumas podem causar doenças e distúrbios, enquanto outras determinam a natureza e o ritmo das mudanças evolutivas.

Segundo ele, “as notícias são animadoras”.

“Nós finalmente conseguimos obter estimativas confiáveis sobre as características genéticas que são urgentemente necessárias para entender quem somos nós geneticamente”, afirmou o cientista.

Última atualização em Sex, 16 de Outubro de 2009 11:59  


Na sua escola, o currículo de biologia é muito "pesado" e "cheio de palavras"?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Jogos didáticos de biologia

Material didático/ pedagógico
O site do centro de estudos do genoma humano (usp) disponibiliza ao público alguns jogos interessantes para se aprender / ensinar coisas relacionadas à biologia. Para facilitar a vida, colo os...(110793)

Como se faz um Relatório de Impacto Ambiental? (EIA-RIMA)

Material didático/ pedagógico
Antes de mais nada é importante saber do que estamos falando. Você sabe o que é impacto ambiental? O que é EIA/RIMA? É um estudo prévio do impacto ambiental de grandes projetos. É condição ...(89251)

Questões objetivas de ecologia

Material didático/ pedagógico
Coloco aqui alguns testes de múltipla escolha sobre ecologia. O objetivo de trabalharmos este tipo de questão, mais do que preparar para vestibular coisa e tal, é trabalharmos a objetividade. ...(78430)

O que é vida? Há uma definição precisa? Veja a resposta de pensadores importantes

Material didático/ pedagógico
O que é vida? Esta pergunta perdura desde a aurora das perguntas. É extremamente poderosa e ao mesmo tempo inútil. Com ela pode-se chegar mais próximo à natureza das coisas ou distanciar-se d...(66805)

O que é impacto ambiental?

Material didático/ pedagógico
O que é impacto ambiental? Algumas pessoas acham que o impacto ambiental refere-se só às coisas "naturais", mas não é bem assim. Segundo a legislação brasileira, impacto ambiental é: “qualqu...(52981)