Educação contra a barbárie

Imprimir

Nesse dia dos professores não há muito a ser comemorado. Fiz o vídeo abaixo pensando um pouco nesse difícil momento que estamos passando, que me faz recordar o texto “Educação contra a barbárie” de Theodor Adorno.

 

Última atualização em Seg, 15 de Outubro de 2018 19:22  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Educação para a democracia: alguns princípios

Por que educar?
“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construin...(85749)

Pra que serve a educação?

Por que educar?
Uma pergunta que pode ser óbvia, vazia, desagradável, estimulante ou esclarecedora, dependendo da pessoa. Como professor, não consigo prosseguir meus dias sem pensar nela de vez em quando. E t...(37493)

Se os tubarões fossem homens - Bertold Brecht

Por que educar?
Texto de Bertold Brecht (1898-1956) disponível no portalhttp://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=10 Muito bom para refletir sobre a natureza da educação. Se os tubarões ...(27242)

Educação é o motor do desenvolvimento: entrevista com Dermeval Saviani

Por que educar?
Retirado do portal da Revista Educação: por Rubem Barros Motor do desenvolvimento É o papel que o autor de Escola e democracia e História das idéias pedagógicas no Brasil, este último vence...(20880)

O que move o educador? Imagine um país bem educado...

Por que educar?
O que move o educador? A necessidade, a competência, os alunos, os ideais. E no Brasil, especialmente a imaginação. Se o Brasil já é um país tão admirável, imagine quando todos tiverem uma bo...(16169)