Educar para a saúde

Imprimir

Saúde, como sabemos, é um dos chamados temas transversais. Isto quer dizer que o bem estar não é assunto apenas para o professor de ciências ou biologia. Muito bem, mas o que isso quer dizer? Cada área do conhecimento tem diferentes contribuições, e os professores precisam se esforçar em reorganizar saberes em torno destes conceitos nucleadores (que devem ser os temas transversais). Mas para além das disciplinas e áreas, a escola talvez possa contribuir de maneira mais ampla para a saúde.

Veja este trecho da reportagem "Pessoas organizadas vivem mais, indica estudo"

"Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Riverside sugere que pessoas organizadas e disciplinadas tendem a viver até quatro anos mais do que as mais impulsivas.

Os cientistas avaliam que traços psicológicos são tão importantes como fatores médicos e sociais na saúde.

"Pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação a sua saúde, se arriscam menos, e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis", disse o psicólogo Howard Friedman, um dos autores do estudo.

Pessoas organizadas vivem mais, indica estudo

(...)

Os cientistas examinaram em particular três características: o auto-controle, a organização e a diligência. Eles descobriram que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade.

Entre outras características consideradas saudáveis estão o perfeccionismo, a confiança, a determinação, a competência e a obediência."

Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090105_longevidademl.shtml

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 22:10  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Educação para a democracia: alguns princípios

Por que educar?
“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construin...(80129)

Pra que serve a educação?

Por que educar?
Uma pergunta que pode ser óbvia, vazia, desagradável, estimulante ou esclarecedora, dependendo da pessoa. Como professor, não consigo prosseguir meus dias sem pensar nela de vez em quando. E t...(31929)

Se os tubarões fossem homens - Bertold Brecht

Por que educar?
Texto de Bertold Brecht (1898-1956) disponível no portalhttp://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=10 Muito bom para refletir sobre a natureza da educação. Se os tubarões ...(23706)

Educação é o motor do desenvolvimento: entrevista com Dermeval Saviani

Por que educar?
Retirado do portal da Revista Educação: por Rubem Barros Motor do desenvolvimento É o papel que o autor de Escola e democracia e História das idéias pedagógicas no Brasil, este último vence...(17575)

O que move o educador? Imagine um país bem educado...

Por que educar?
O que move o educador? A necessidade, a competência, os alunos, os ideais. E no Brasil, especialmente a imaginação. Se o Brasil já é um país tão admirável, imagine quando todos tiverem uma bo...(13630)