Salve o professor!

Imprimir

Esse título, no contexto do dia dos professores, pode significar um "bravo", um "salve", um "hip hip urra" aos profissionais de tão importante atividade humana. Mas também pode ser que, por algum motivo, tais profissionais estejam à beira da extinção, assim como algumas espécies de mamíferos. Crise do capitalismo, crise da pós modernidade, crise na educação, não sabemos bem por onde começar.

Nesse dia dos professores, além de parabenizar a tantos colegas e pessoas queridas, eu gostaria de manifestar meu apoio aos professores do Rio de Janeiro, que estão em greve há dois meses e vêm sendo duramente reprimidos pelas forças do estado, ao invés de serem minimamente escutados.

Colo abaixo um trecho de um depoimento de uma professora sobre a greve no Rio de Janeiro (não conheço, mas taí o link pra quem quiser conferir).


"com essa gestão, perdemos o que tínhamos de mais caro no processo pedagógico: a autonomia de atender as necessidades de nossos alunos. Tudo é genérico, vale do aluno do Leblon, aquele que estuda na escola pública que fica dentro do condomínio na Barra, passando pelo da favela de Santa Cruz. Não, não é feito para funcionar.

Eis então, que surge o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) da Prefeitura do Rio de Janeiro, que une as duas frentes da nossa luta. Ataca diretamente a nossa carreira e institucionaliza o projeto de educação a partir da reforma do quadro de professores.

O plano institucionaliza a separação entre professor e pesquisador, desautorizando-nos a produzir o conhecimento (logo, criando cada vez mais profissionais com dificuldade de criticá-lo) quando afirma que as pós-graduações valorizadas serão somente as da área de educação (não que esta não seja importante, mas o professor precisa ter o direito de escolher a área que deseja pesquisar)"

Por Larissa Costard.

Leia mais em "Relato de uma professora sobre a greve da educação no Rio de Janeiro", no link: http://blogueirasfeministas.com/2013/10/relato-de-uma-professora-sobre-a-greve-da-educacao-no-rio-de-janeiro/

 

Última atualização em Ter, 15 de Outubro de 2013 19:44  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Qual é o papel do educador?

O educador
Mais algumas palavras dos mestres. Este foi meu professor de biologia no Colégio Equipe. Graaaande professor! Qual é o papel do educador na sociedade? Palavras do Maurício, retiradas de um bl...(40965)

Saúde do professor: a questão da perda de voz

O educador
Segundo reportagem da Fapesp, os professores estão sem voz. E não é em termos metafóricos. É disfunção das cordas vocais mesmo. As causas parecem ser muitas: necessidade de gritar para garanti...(31424)

Como valorizar o professor brasileiro?

O educador
Esta é uma daquelas questões que pode não terminar nunca (para aqueles que gostam de uma boa discussão) ou nem sequer ser feita (pelos tipos mais "práticos" ou adoradores do "choque de gestão"...(23262)

Quem quer ser professor? Pesquisa revela profissão em baixa

O educador
Anda circulando por aí a notícia de que 2% dos jovens querem ser professor (a maioria quer fazer direito, engenharia e medicina). O dado vem de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, foi di...(21340)

Para que serve um professor? Texto de Mauricio Mogilnik

O educador
Poderíamos dizer que o professor de Biologia é o responsável pela transmissão dos conceitos, princípios e métodos que fazem parte da tradição cultural de sua disciplina. Não haveria maiores pr...(18698)