O educador

Salário de professor brasileiro é baixo e sistema é ineficaz, diz estudo internacional

Imprimir

Em suma, no Brasil os professores tem péssimas condições de trabalho e, mesmo levando isso em consideração, temos um sistema muito ineficiente. Ou seja, estão certos os que dizem "não é possível educar bem com estes salários" e também estão certos os que dizem "é possível fazer melhor com o que já temos".

Foram comparados 30 países (membros da OCDE e alguns emergentes). O Brasil apareceu como um dos países onde os professores tem os piores salários (média dos últimos 15 anos, comparando com paridade de poder de compra). Além disso, é o país com mais alunos na sala de aula: em média 32 alunos por professor. Fora o Brasil e o Chile (com 27 alunos), nos outros países o tamanho da classe raramente ultrapassa 15 alunos.

Por fim, levando em conta estas e outras informações, o estudo classifica o sistema educacional brasileiro como o menos eficiente dentre os países analisados. Ou seja, quando comparamos o Brasil com países que também investem pouco em educação, mesmo assim temos resultados baixos nos testes. E muito menos eficiente, pois ficamos com 25% de eficiência enquanto o penúltimo colocado, a Indonésia, teve 51%, seguido da Suíça com 60% (pois é o país que melhor paga o professor).

A Finlândia (quem mais?) apresentou o sistema educacional mais eficiente dentre os 30 países analisados.

O estudo (ver original aqui) foi publicado no ano passado pela empresa Gems Education Solutions. com autoria de Peter Dolton, Oscar Marcenaro-Gutiérrez e Adam Still.

É importante salientar, contudo, que este não é um estudo publicado em "revista científica" e, portanto, não há nenhuma "garantia" sobre ele. Com uma rápida busca, encontramos uma crítica ao estudo, apontando algumas limitações nos métodos. Foi escrita por Clive Belfield e pode ser lida aqui.

Última atualização em Dom, 28 de Junho de 2015 10:38
 

Repressão violenta na greve de professores no Paraná: cenas de guerra

Imprimir

"Professores e servidores que estão hoje (29) na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação de alterações na previdência do funcionalismo foram brutalmente agredidos pela Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB).

De acordo com o jornal paranaense Gazeta do Povo, que cobre os conflitos in loco, mais de 130 manifestantes estão feridos e oito encontram-se em estado grave. O SAMU divulgou que o número total de feridos é de 150 pessoas. Os que apresentam estado mais grave foram encaminhados para o hospital Cajuru, um deles com traumatismo craniano.

Foram utilizados blindados, bombas, balas de borracha, cães treinados e até um helicóptero para coibir os servidores."

Trecho retirado do portal "Pragmatismo Político" Leia a reportagem toda aqui

Última atualização em Qua, 29 de Abril de 2015 19:35
 

Piso salarial dos professores da Educação Básica - pontos positivos e negativos

Imprimir

Veja o vídeo do Debate promovido pelo IPEA sobre o piso salarial, buscando explicar os pontos positivos e negativos. Participam do debate o Paulo Corbucci (pesquisador do Ipea) e Tássia Cruz (doutoranda na Universidade de Stanford). Atualmente, os professores da Educação Básica têm o piso salarial de R$ 1.697 para 40 horas semanais de trabalho.


Última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 07:55
 

Salve o professor!

Imprimir

Esse título, no contexto do dia dos professores, pode significar um "bravo", um "salve", um "hip hip urra" aos profissionais de tão importante atividade humana. Mas também pode ser que, por algum motivo, tais profissionais estejam à beira da extinção, assim como algumas espécies de mamíferos. Crise do capitalismo, crise da pós modernidade, crise na educação, não sabemos bem por onde começar.

Nesse dia dos professores, além de parabenizar a tantos colegas e pessoas queridas, eu gostaria de manifestar meu apoio aos professores do Rio de Janeiro, que estão em greve há dois meses e vêm sendo duramente reprimidos pelas forças do estado, ao invés de serem minimamente escutados.

Última atualização em Ter, 15 de Outubro de 2013 19:44 Leia mais...
 


Página 1 de 6



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Qual é o papel do educador?

O educador
Mais algumas palavras dos mestres. Este foi meu professor de biologia no Colégio Equipe. Graaaande professor! Qual é o papel do educador na sociedade? Palavras do Maurício, retiradas de um blog de u...(40196)

Saúde do professor: a questão da perda de voz

O educador
Segundo reportagem da Fapesp, os professores estão sem voz. E não é em termos metafóricos. É disfunção das cordas vocais mesmo. As causas parecem ser muitas: necessidade de gritar para garantir a fam...(31065)

Como valorizar o professor brasileiro?

O educador
Esta é uma daquelas questões que pode não terminar nunca (para aqueles que gostam de uma boa discussão) ou nem sequer ser feita (pelos tipos mais "práticos" ou adoradores do "choque de gestão"). Pode...(23089)

Quem quer ser professor? Pesquisa revela profissão em baixa

O educador
Anda circulando por aí a notícia de que 2% dos jovens querem ser professor (a maioria quer fazer direito, engenharia e medicina). O dado vem de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, foi divulgado...(21114)

Para que serve um professor? Texto de Mauricio Mogilnik

O educador
Poderíamos dizer que o professor de Biologia é o responsável pela transmissão dos conceitos, princípios e métodos que fazem parte da tradição cultural de sua disciplina. Não haveria maiores problemas...(18554)