O pensamento divergente na educação - excelente vídeo!

Imprimir

Entrei em contato com este vídeo através do Facebook e gostei muito. Ele trata de algumas questões importantes sobre o modelo de educação pública que vem crescendo desde o iluminismo e suas contradições. O autor defende uma mudança de paradigmas e, diferente de muitos outros discursos parecidos, busca explicar como seria esta mudança. O centro da argumentação é o chamado pensamento divergente, que seria, simplificando, a habilidade de dar muitas respostas para a mesma pergunta.

Quem quiser dar uma olhada, o vídeo abaixo está dublado, mas há também versões legendadas.


Última atualização em Seg, 16 de Abril de 2012 05:28  


Qual é o melhor método de ensino?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Qual é o melhor método de ensino?

Métodos de ensino
A questão da metodologia na educação tem sido muito discutida. Devemos ter uma escola tradicional ou construtivista? Engraçado como gostamos de dividir o mundo em dois, quando na verdade há in...(46266)

Como falar bonito sem ter o que dizer? Embromation pedagógico

Métodos de ensino
Quem quiser realmente falar bonito sem ter o que dizer, terá que contar com um bom método. Afinal, quanto maior a eficiência do método, menor é a necessidade de um ser humano inteligente, pers...(39009)

Comenius - Didática Magna - livro completo

Métodos de ensino
Para quem quiser ter contato mais direto com as raízes da escola moderna, este livro é uma boa pedida. Diz o wikipedia sobre o autor: "Jan Amos Komenský (em latim, Comenius; em português, Com...(29451)

Como fazer uma boa apresentação oral?

Métodos de ensino
alt Oratória, arte dos contadores de estória, políticos, apresentadores, professores... Esta semana conheci o TED Talks, um belíssimo encontro de pessoas e idéias. São várias palestras, verdadei...(21967)

A evolução do ensino de matemática - piada tragicômica

Métodos de ensino
alt Recebi por email esta piada sobre o ensino de matemática nas últimas décadas. Achei interessante pelo lugar de destaque que é colocado a uma metodologia muito praticada hoje em dia. O conhec...(16574)