A precisão matemática da mídia e as entrelinhas do aumento salarial

Imprimir
Acabei de ver a notícia Professores de São Paulo recebem 12,2% de aumento

Lendo o título temos a impressão de receber uma informação precisa, com vírgula e tudo. Se tirarmos desse número a inflação oficial, de sei lá quanto, provavelmente ficaremos felizes pela valorização financeira do professor no estado de São Paulo. Mas lendo a reportagem com um pouquinho de atenção, depois notamos uma sutil modificação do título:

"Professores da rede estadual de São Paulo receberam nesta quinta-feira o aumento de até 12,2% no salário-base aprovado pelo governo."

Bem, o que antes tinha até vírgula, agora é "de até tanto", ou seja, tecnicamente, de 0,1 a 12,2 porcento. O que já não é nenhum primor de precisão, muito pelo contrário. Eu conheço gente que recebeu menos que isso.

Fica a dúvida: de quanto foi o aumento na média (e não no máximo)? Como ficou a questão das gratificações (o bônus)?

E enquanto boa parte da mídia menospreza nossa inteligência, precisamos utilizar os neurônios com esforço dobrado.

Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2009 20:51  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém ...(73280)

Educar o consumo

Cidadania
Muito se diz sobre a importância da educação para o capitalismo. Em geral, esta importância se restringe à "produção de mão de obra qualificada". Ou seja, a educação seria responsável por mold...(8373)

Educação pode ser mais complexa do que Estatística - crítica a artigo da Folha de São Paulo

Cidadania
Escrevi o texto abaixo numa noite dessas qualquer, motivado pela frase de Tom Zé “Veja que beleza, a burrice está na mesa”. Mandei por email para todo mundo que eu achava que deveria receber. ...(6326)

Consumo ético

Cidadania
O que é consumo ético? É aquela velha estória: as famosas "leis de mercado" são controladas por nossas escolhas de consumo. Precisamos estar sempre atentos a isso, e não apenas buscando o meno...(5962)

Aluno da 7a série condenado a pagar 8 mil por bullying

Cidadania
DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (MG): 19/05/2010 - Aluno é condenado por bullying O juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, condenou um estudante de 7ª série a indenizar a...(3835)