Educação

Segundo a LDB, "a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."



Esperanças na posse do novo Ministro da Educação

Em discurso de posse conciliador, o Ministro da Educação prof. Renato Janine valoriza o professor e chama toda a sociedade para assumir a responsabilidade pela famosa frase “a solução para o Brasil é a Educação”.

O filósofo fez uma bela fala, valorizando o fortalecimento da democracia nas últimas três décadas, sem partidarismos.

A presidenta Dilma acrescentou que os ajustes econômicos não afetarão o MEC. A fonte de recursos futuros para a educação, disse ela, está garantida com o pré sal, que já é responsável por 27% da produção nacional de petróleo.

Assista aqui o discurso do Ministro no youtube

 

 

A favor da maioridade educacional

Em virtude do avanço na proposta de redução da maioridade penal no congresso mais conservador das últimas décadas, diversas instituições vem se posicionando contra esta proposta. O Portal Rizomas se junta a este grupo, entendendo que embora a punição e encarceramento possam parecer um caminho efetivo e fácil, ele é na verdade inócuo e até prejudicial na realidade brasileira.

Convidamos os professores brasilerios a levar este assunto para a sala de aula e debater com seus alunos a questão da violência, da criminalidade, das soluções fáceis (exaltadas por Datenas e Sherazades) e das soluções eficazes. Lembrando que, em um debate com os alunos, deve-se ter cuidado para lhes não impor uma ideia, e sim fazê-los conhecer as diferentes ideias e julgarem por si próprios (em um debate coletivo, não no "cada um na sua").

Leia mais...
 

Os desafios do sistema educacional no Brasil, veja o vídeo

Vale a pena ver esse debate promovido pelo excelente Observatório da Imprensa, comandado por Alberto Dines.

Participam do debate: Daniel Cara, coordenador geral da Campanha; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); a doutoranda na FE-USP Ilona Becskeházy; e o jornalista Antonio Gois.

Leia mais...
 

Planejando o currículo em tempos de Enem

Agora que o ano letivo está terminando, pilhas de provas rabiscadas com caneta vermelha, a última coisa que passa pela cabeça do professor é pensar em mais trabalho. Mas aí vai uma pequena dica: anote rapidamente tudo isso que passa pela sua cabeça agora, antes que as férias limpem tudo. Coisas que deram certo, que não deram, ideias para novas aulas, atividades, parcerias, materiais didáticos, tudo que pode fazer seu próximo ano ser melhor do que esse. Estou falando de planejamento curricular. Pode não parecer uma boa hora, mas acredite: o final de um período é o melhor momento para se esboçar planos para o próximo. Aproveitando a deixa, vou contar um pouco do que aprendi sobre currículo e sobre o ENEM, tentando articular um pouco os dois.

Leia mais...
 


Página 1 de 15



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Educação para a democracia: alguns princípios

Por que educar?
“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construindo cons...(75375)

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e l...(62061)

Qual é o melhor método de ensino?

Métodos de ensino
A questão da metodologia na educação tem sido muito discutida. Devemos ter uma escola tradicional ou construtivista? Engraçado como gostamos de dividir o mundo em dois, quando na verdade há incontáve...(38203)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERVAÇÃO IM...(35161)

Veja a nova grade curricular de São Paulo (2012)

Políticas públicas de educação
A grade curricular do estado de São Paulo sofreu algumas alterações para o ano de 2012. A última mudança havia sido feita em 2008. Só pra ressaltar, esta grade é obrigatória apenas para as escolas es...(32572)