Educação

Segundo a LDB, "a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."



Planejando o currículo em tempos de Enem

Agora que o ano letivo está terminando, pilhas de provas rabiscadas com caneta vermelha, a última coisa que passa pela cabeça do professor é pensar em mais trabalho. Mas aí vai uma pequena dica: anote rapidamente tudo isso que passa pela sua cabeça agora, antes que as férias limpem tudo. Coisas que deram certo, que não deram, ideias para novas aulas, atividades, parcerias, materiais didáticos, tudo que pode fazer seu próximo ano ser melhor do que esse. Estou falando de planejamento curricular. Pode não parecer uma boa hora, mas acredite: o final de um período é o melhor momento para se esboçar planos para o próximo. Aproveitando a deixa, vou contar um pouco do que aprendi sobre currículo e sobre o ENEM, tentando articular um pouco os dois.

Leia mais...
 

A escola ensina a debater democraticamente?

Que marcas essas eleições deixaram para a educação? Na verdade, pouco se falou no assunto, comparado à intensidade das discussões sobre economia, religião, direitos humanos, corrupção, neoliberalismo, etc. Tentei até fazer uma síntese aqui no Rizomas com as principais propostas de cada candidato na área, mas infelizmente não encontrei nada muito consistente, apenas frases de efeito, slogans bonitos e propagandas de "o que fizemos no nosso governo".

Mas para mim, como professor, ficou uma marca importante. Pelo nível dos debates que acompanhei, acho que precisamos aprender a debater melhor. Não seria esse um importante papel da escola? Bom, claro que é preciso tomar cuidado ao "adicionar" mais funções à escola, como tem sido o costume. Mas, voltando um pouco na história, não era essa a principal função da massificação da escola, do ponto de vista iluminista?

Leia mais...
 

Piso salarial dos professores da Educação Básica - pontos positivos e negativos

Veja o vídeo do Debate promovido pelo IPEA sobre o piso salarial, buscando explicar os pontos positivos e negativos. Participam do debate o Paulo Corbucci (pesquisador do Ipea) e Tássia Cruz (doutoranda na Universidade de Stanford). Atualmente, os professores da Educação Básica têm o piso salarial de R$ 1.697 para 40 horas semanais de trabalho.


 

Repensando a universidade brasileira

O momento é oportuno para (re)pensarmos as nossas universidades. Décadas depois do duro golpe que o Ensino Superior (principalmente os grandes educadores e intelectuais brasileiros) sofreu das didaturas militares, começamos a (tentar) reconstruir nossas instituições voltadas ao trabalho intelectual. Primeiro houve um aumento das universidade privadas (era FHC), seguido de um aumento nas públicas (era Lula), mas ainda não sabemos direito o que fazer com elas, o que fazer com o conhecimento. Para alimentar a discussão, colo abaixo um trecho do texto de Vladimir Safatle, sobre a crise na usp, e logo abaixo uma crítica mais apimentada da universidade brasileira, de Nildo Ouriques.

Leia mais...
 


Página 1 de 14



Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Educação para a democracia: alguns princípios

Por que educar?
“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construindo cons...(74814)

O que é bioética?

Cidadania
"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e l...(60354)

Qual é o melhor método de ensino?

Métodos de ensino
A questão da metodologia na educação tem sido muito discutida. Devemos ter uma escola tradicional ou construtivista? Engraçado como gostamos de dividir o mundo em dois, quando na verdade há incontáve...(37236)

Grade curricular 2009: a secretaria de Educação de São Paulo publica resolução que fere autonomia das escolas e professores, diz APEOESP

Políticas públicas de educação
A análise da resolução está no site da apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e foi colada mais abaixo. Fiz um índice para agilizar a consulta. OBSERVAÇÃO IM...(34405)

Qual é o papel do educador?

O educador
Mais algumas palavras dos mestres. Este foi meu professor de biologia no Colégio Equipe. Graaaande professor! Qual é o papel do educador na sociedade? Palavras do Maurício, retiradas de um blog de u...(30481)