Educação Digital

Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Altos executivos da informática escolhem escolas Waldorf para os filhos nos EUA

Imprimir

No final do ano passado saiu um interessante artigo no New York Times, contando a estória de profissionais do ramo da informática que preferem deixar seus filhos em escolas antroposóficas, onde se valoriza a criatividade, os trabalhos manuais, o desenvolvimento artístico, e onde não há um só computador para os alunos. Curioso não? Dá o que pensar...


O artigo começa assim (tradução livre):

"O diretor de tecnologia da eBay envia seus filhos para uma escola de nove salas. Assim o fazem executivos de gigantes do Vale do Silício, como Google, Apple, Yahoo e Hewlett-Packard.

Mas as ferramentas de ensino na escola são tudo menos high-tech: canetas e papel, agulhas de tricô e, ocasionalmente, lama. Não se encontra um computador. Nenhuma tela ou monitor. Eles não são permitidos na sala de aula, e a escola ainda franze a testa sobre seu uso em casa.

Escolas de todo país têm se apressado em suprir suas salas de aula com computadores, e muitos políticos dizem que é tolice fazer o contrário. Mas o ponto de vista oposto pode ser encontrado no epicentro da economia tecnológica, onde alguns pais e educadores têm uma mensagem: computadores e escolas não se misturam.

Esta é a Escola Waldorf da Península, uma das cerca de 160 escolas Waldorf no país que se inserem numa filosofia de ensino focado em atividades físicas e aprendizagem através de tarefas criativas e práticas. Aqueles que apóiam essa abordagem dizem que computadores inibem pensamento criativo, o movimento, a interação humana e atenção."

>> Para continuar lendo, clique em um dos links abaixo


Fonte:

(artigo original em inglês)
A Silicon Valley School That Doesn’t Compute (Matt Richtel)
New York Times , October 22, 2011

Versão traduzida completa:
http://www.sab.org.br/pedag-wal/artigos/NYT-Waldorf-Peninsula.htm

Última atualização em Qua, 28 de Dezembro de 2011 13:05  


Você costuma usar computador na escola?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Informação independente

Educação digital
Vivemos no mundo da diversidade aparente. Você escolhe entre uma marca ou outra, mas não sabe que ambas pertencem ao mesmo dono. Em relação à informação é a mesma coisa. Vemos um monte de jorn...(12986)

Educação Digital para professores e alunos -1- princípios básicos da internet

Educação digital
bebesComecei a fazer este guia pensando em preparar melhor meus alunos para o mundo digital. Há muitas possibilidades e perigos rondando a rede, e a escola não pode fugir disso. Depois de juntar mu...(12022)

Educação digital: um passo além da inclusão digital

Educação digital
alt   Não basta dar computadores de última geração com programas de ponta para todo mundo. Também não basta saber usar o computador para escrever um texto, ver um site ou mandar um email. Isso ...(11895)

O que são direitos autorais? Eles valem na internet?

Educação digital
A questão do plágio e uso indevido da criação alheia é assunto antigo e controverso. Com a internet, a coisa voltou a ficar complicada. Ninguém sabe ao certo o que é certo. Vejamos então um te...(8772)

Educação Digital para professores e alunos - 2 - como fazer buscas no google com rapidez e eficiência?

Educação digital
A segunda parte do nosso guia de educação digital ensina a utilizar a ferramenta de busca mais popular da internet. Para quemsimple quiser informações rápidas, fiz um índice detalhado e tentei...(7216)