Educação Ambiental

Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Futebol Utópico

INFORMAÇÕES GERAS O Bom Senso FC é um “movimento por um futebol melhor para todos” (lema do...
Leia tudo

Um TETO para o nosso país

1. Informações gerais: O TETO é uma organização de estudantes voluntários que ajuda a construir, com o auxílio...
Leia tudo

Assentamento dá lição de sustentabilidade no meio do "deserto verde" canavieiro

Imprimir

Diz o artigo Agroecologia faz de assentamento modelo de sustentabilidade:

altTexto e Fotos por Mauricio Monteiro Filho

"No meio da paisagem monótona do epicentro canavieiro do Brasil - a região de Ribeirão Preto, Nordeste do estado de São Paulo -, o assentamento Sepé Tiarajú, localizado no município de Serra Azul (SP), lembra um oásis de diversidade. Cravado entre lavouras de cana-de-açúcar, o terreno, que é o primeiro Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) paulista, está se tornando um modelo viável de produção alternativa à monocultura e um exemplo de reforma agrária bem-sucedida. Isso se tornou possível graças à opção do PDS pelo uso dos sistemas agroflorestais (SAFs).

Os SAFs são formas de cultivo que associam árvores com espécies frutíferas e lavouras anuais, com ou sem a presença de animais. Na prática, permitem um ganho de diversidade em relação à monocultura, uma vez que mesmo lotes menores passam a gerar vários tipos de produtos e se tornam fontes de renda sustentáveis para pequenos e médios lavradores. Outra vantagem é que os SAFs não exigem o uso de insumos químicos e nem desmatamento, já que podem aproveitar a cobertura vegetal já existente.

Agnaldo Vicente de Lima, presidente da Associação Agroecológica Sepé Tiarajú (Agrosepé), que representa os assentados, é o produtor que há mais tempo implantou o SAF em seu lote. "Essa é uma bagunça que dá vida à terra", diz ele, referindo-se à aparente desordem de sua lavoura.
"

Leia o artigo todo

 

Última atualização em Qui, 03 de Setembro de 2009 11:20  


Você costuma usar computador na escola?
 
Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Direitos humanos e direitos da natureza? Texto do Eduardo Galeano

Educação ambiental
Os direitos humanos não surgiram no início dos tempos, como se pode imaginar. Eles são um dos produtos do iluminismo, algo ainda recente na história humana. Hoje, as corporações também têm "di...(11906)

Advogada propõe nova regra ABNT para evitar desmatamento

Educação ambiental
Já estava na hora das velhas "regras de etiqueta" serem repensadas à luz das novas questões ecológicas. Saiu na Gazeta do Povo (01/10/2008), em reportagem de Viviane Favretto. Trechos abaixo: ...(5528)

Comunidades quilombolas dão lição de organização e sustentabilidade - veja o vídeo

Educação ambiental
Veja abaixo reportagem sobre a vida das comunidades quilombolas do vale do Ribeira. Aqui, Serginho Groisman entrevista Nilto Ratto (ISA - Instituto Socio Ambiental), discutindo as formas de or...(5176)

Plantio de árvores em escolas no mundo todo: participe!

Educação ambiental
Aí vai uma dica legal pras escolas que querem criar não só crianças melhores para o nosso mundo, mas também um mundo melhor pras nossas crianças. São dois dias mundiais para estimular o plant...(4852)