Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Ashoka: apoio a empreendedores sociais

1. Visão Geral A Ashoka é uma organização mundial sem fins lucrativos que realiza um trabalho de apoio a...
Leia tudo

µTorrent: o rizoma cultural da internet

"Queremos uma sociedade em que não é preciso obter capital para se obter cultura. O acesso a cultura deve ser...
Leia tudo

Movimento "To Write Love On Her Arms"

Imprimir

1) Informações Gerais 

O movimento To Write Love On Her Arms (Para Escrever Amor nos Braços Dela), tem como objetivo ajudar aqueles que sofrem de problemas como bulimia, anorexia, depressão, auto-estima, mutilação, vicios e principalmente ajudar estas pessoas a encontrar ajuda e esperança. Em 2006 foi fundada esta campanha, totalmente sem fins lucrativos, a favor do amor e da vida, por Jamie Tworkowski.

Para entrar em contato com o projeto:

site: www.twloha.com

facebook: http://www.facebook.com/towriteloveonherarms

myspace: http://www.myspace.com/towriteloveonherarms

twitter: @TWLOHA

email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

2) Conhecendo a Proposta

        A To Write Love On Her Arms funciona através do site e das linhas de ajuda que estão também disponibilizados no site. A proposta dos criadores da campanha é ajudar a estas pessoas que estão perdidas a encontrar essa ajuda que elas tanto precisam e para qual é tão difícil de abrir-se. Assim, através de linhas telefonicas e redes sociais eles encaminham essas pessoas que os procuram para as clínicas e acompanham-nos durante o tratamento. Há também a venda de acessórios, roupas e etc que com o dinheiro arrecadado eles ajudam a pagar o tratamento de seus ‘pacientes’, além de dar o que eles mais precisam: amor.

        Esta campanha começou por conta de uma amiga, de 19 anos, dos criadores que estava passando por um mal período, viciada em cocaina e outras drogas, além de seu histórco cheio de tentativas de suicidio e auto-mutilação. Quando seus amigos a encontraram ela estava acordada a mais de 36h e drogada, enfim eles convenceram-na de ir em busca de ajuda. Por fim a garota foi encontrada bêbada e trancada no banheiro depois de se cortar e escrever com o próprio sangue em seu braço a expressão “Fuck Up” (foda-se). Cinco dias depois do ocorrido, seus amigos resolveram fundar a To Write Love On Her Arms para ajudar, não só aquela tão querida amiga, mas qualquer um que estivesse passando por algo parecido.

        Os recursos que eles possuem vem de doações, venda de seus produtos e o apoio de muitos artistas mundiais, além das várias campanhas que são feitas.

        Nos seis anos do projeto eles conseguiram atender a 170.000 mensagens de pessoas de 100 países diferentes. Ou seja, o objetivo de espalhar amor pelo mundo foi completado, de certa forma. Além disso, eles tiveram a oportunidade de levar a festivais, concertos, universidades e até igrejas as discussões e mensagens de esperança e ajuda, sendo esta mais uma grande conquista para os fundadores.

        Através de muita luta o resultado do projeto vem com um lado muito mais positivo do que negativo, assim podemos ver pelo número de procura que eles tem. A ajuda é totalmente progressiva e cada vez mais a quantidade de pessoas que conhecem o To Write Love On Her Arms aumenta. Apesar disso, tudo sempre tem seu lado negativo. A dificuldade da proposta do projeto em si é grande, pois essas doenças após terem sido desenvolvidas não tem realmente uma cura, acontece como uma luta diária que será para a vida toda. Isso torna tudo muito mais difícil.

Esta é uma entrevista com a amiga dos fundadores que é acompanhada e tem sua reabilitação paga por eles assim como outros integrantes.

http://www.youtube.com/watch?v=Wz2MfQ6llwE&feature=relmfu

3) Discussão

Escolhemos esse projeto porque ele visa uma proposta que para nós é de extrema importância, o tratamento e cura de doenças causadas pela sociedade contemporânea, como depressão, bulimia, anorexia, síndrome do pânico, entre outras. Por meio do diálogo, torna-se possível que as pessoas que sofrem com esses problemas consigam admitir que precisem de ajuda, quebrando a barreira de mais difícil acesso que é a do reconhecimento do problema e, conseguir se sentir a vontade diante disso.

                O mundo atual trouxe além de desenvolvimento e grandes tecnologias, uma série de patologias que são geradas a partir do modo de vida dessa sociedade, ou seja, a preocupação exagera com a estética, o consumo e principalmente a necessidade de aceitação social através desses recursos, são junto com a desestabilidade familiar os principais motivos que causam essas doenças, chamadas de “modernas”.

                O principal objetivo a se alcançar para conseguir o nível utópico do nosso mundo é a aceitação do corpo e de si mesmo da maneira que são.  Conseguindo uma libertação social, e o não julgamento dos outros. Ou seja, é também importante para o mundo utópico a aceitação do outro. O projeto To Write Love On Her Arms se aproxima dessa idealização de mundo utópico, pois eles conseguem te devolver essa liberdade de ser você mesmo e de conseguir a aceitação do outro pelo que você é conservando a sua própria identidade. Ao fazer parte dessa comunidade, o individuo identifica necessidades comuns a todos e a cobrança destas se unifica, facilitando garantir o interesse coletivo de uma sociedade, ou pensando de forma mais abrangente, de uma nação, trazendo aquele sentimento de não estar sozinho.

                O que dificulta o resultado e a criação da utopia é a dificuldade da sociedade se viver, e pensar de uma maneira menos individualista, pois para qualquer tipo de mudança estrutural dentro da sociedade é necessário a movimentação de todas as camadas da mesma, possibilitando se desgrudar de costumes impostos por ela, como a estética e o consumo, já antes mencionados.

                Para o melhoramento desse projeto, acreditamos que seja necessário a criação de algo mais abrangente. Por conta da causa ser de extrema importância acreditamos que um patrocínio para a criação de suas cedes e até próprias clínicas através do mundo seria essencial para a melhora do projeto e até um crescimento do mesmo.

                Para a realização desse trabalho foi bastante importante os conceitos aprendidos no temático da terceira série do ensino médio sobre Modernidade, Identidade e Juventude. E claro, o desenvolvimento do pensamento crítico e maior entendimento do mundo e da sociedade, que são “diretrizes” importantes da formação do Colégio Equipe.

4) Referências

http://www.twloha.com/

Última atualização em Qua, 14 de Novembro de 2012 00:28  

Cidadania


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

O Sistema de saúde Universal Gratuito - França, Reino Unido e Cuba

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
"A possibilidade de um mundo diferente está nas mãos do homem, portanto dele depende aceitar, corrigir, mudar e criar políticas que defendam uma sociedade menos decadente, e sim mais igualitár...(21080)

Como as interações ecológicas do homem são permeadas pela sua cultura?

Trabalhos Escolares
Com o aumento da população humana que vem ocorrendo pelo menos nos últimos 3 mil anos, o número de parasitas como carrapatos e bichos de pé, assim como o de muitos vírus e bactérias, sendo que...(20781)

As clínicas de aborto na Holanda

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
No século XX alguns países legalizaram o aborto, como a Holanda, a URSS e a Suécia. A Alemanha nazista também legalizou o aborto para as mulheres que eram consideradas "hereditariamente doente...(17265)

Melancia sem sementes: Para quê e para quem?

Trabalhos Escolares
Nessa lógica é que encontramos um paradoxo entre o que a ciência se proporia em sua essência, e a maneira pela qual a ciência e a tecnologia foiram apropriadas por aqueles que concentram em su...(14686)

A Biologia das Embalagens - análise da embalagem de Sucrilhos Kellogg’s

Trabalhos Escolares
Os valores nutricionais tornam-se um artifício cientifico para atrair mais consumidores ao produto em questão. As embalagens não comportam mais o objetivo inicial de comunicar informações nutr...(12123)