Um outro mundo é possível? Os alunos buscam respostas

Papai Noel dos Correios

Imprimir

Alunas:
Iara do Amaral
Isabel Bandeira
Luísa Sottil

INFORMAÇÕES GERAIS

Ao fim de cada ano, com a proximidade do Natal, os correios organizam um projeto: "Papai Noel dos correios", com o objetivo de que nós cidadãos brasileiros representássemos o bom velinho atendendo ao pedido de cartas de crianças mais pobres que as enviam com a esperança de uma resposta.

Quem quiser e puder ajudar é só comparecer a uma das agências de correios do seu bairro; lá, eles irão encaminhar seu papel de papai Noel.

CONHECENDO A PROPOSTA

Desde 1994, os Correios realizam um projeto chamado "PAPAI NOEL DOS CORREIOS". Todo ano chegam aos correios milhões de cartas endereçadas ao Papai Noel, enviadas por crianças carentes. Este projeto tem como objetivo dar um retorno a todas as cartas enviadas. As cartas são previamente lidas e disponibilizadas para "adoção" pela sociedade, desse modo qualquer um tem acesso às cartas, o que torna a participação social essencial para o sucesso do projeto. A resposta para as cartas adotadas é o atendimento do pedido da criança, no entanto ainda não existe adesão suficiente ao projeto, por isso as cartas que não são adotadas são apenas respondidas na intenção de manter a magia do Natal.

Este projeto é realizado em todas as regiões atendidas pelos Correios e conta tanto com o apoio de funcionários voluntários dos próprios Correios quanto com voluntários da sociedade. Antes de serem disponibilizadas, as cartas são previamente lidas e selecionadas; Cartas sem o endereço completo ou com pedidos como celulares, MP3, computadores ou medicamentos são descartadas.

O projeto "Papai Noel dos Correios" surgiu a partir de uma iniciativa dos próprios empregados dos correios, comovidos com as milhões de cartas que chegam todos os anos endereçados ao papai Noel.  Em 1994 essa campanha virou um projeto real e foi aberto para que a sociedade pudesse participar também, seja adotando a carta ou simplesmente respondendo.

A cada ano, o projeto vem conquistando resultados melhores. Nem todos os pedidos são realizados e nem todas as cartas respondidas, mas em 2007, por exemplo, das 790 mil cartas, metade foram adotadas e mais de 200 mil respondidas. E pretende-se crescer o número de crianças endereçando cartas ao papai Noel e que todas elas possam ser adotadas, alimentando o sonho das crianças.

A maior dificuldade do projeto não está na sua própria constituição, mas no não-envolvimento da sociedade no mesmo. Este é um projeto que depende única e exclusivamente das pessoas - estas são as fornecedoras dos recursos materiais que o sustentam.

DISCUSSÃO

Mudar o mundo é uma idéia muito ampla e assustadora, que pode parecer inalcançável, mas acreditamos que o primeiro passo para essa transformação são os pequenos gestos. Estes podem ser muito mais transformadores do que uma idéia revolucionária que não tem força de alcance suficiente para atingir seus objetivos.

Atualmente, vivemos em uma sociedade que valoriza ao extremo a competição, uma vez que este é um valor implícito no sistema em que vivemos. Por isso cada vez mais passar por cima dos outros, desrespeitar os direitos humanos e esquecer-se da ética tornam-se coisas naturais. Casos de escândalos político - como o mensalão ou até mesmo o Maluf - e o caso Isabela já caíram no esquecimento.

A nossa utopia caminha para um sentido contrário, sair da relação de competição e iniciar uma relação de cooperação e isso exige uma transformação nos valores da sociedade. Atualmente uma ação solidária é banalizada ou utilizada como mecanismos de propaganda. Os principais veículos de comunicação (redes de televisão e jornal) e grandes empresas utilizam seus projetos de ação e responsabilidade social como jogada principal de marketing.

Além disso, um dos principais tabus da nossa geração é a impotência de mudar o mundo e a nossa impossibilidade de ação transformadora. Por isso, é muito raro alguém ter responsabilidade social como um valor e é muito comum ações sociais serem vistas como perda de tempo ou ações sem alcance ou objetivo. Muitas vezes essas ações são encaradas sem a seriedade que exigem e assim de fato se tornam sem alcance. Para algumas pessoas realizar uma boa ação ou um gesto caridoso é suficiente para cumprir seu papel na sociedade, o que remete a uma obrigação que se satisfaça com uma ação alheia ao individuo. Não que essas devam ser ignoradas, elas tem, com certeza, seu valor, no entanto isso é pouco e seus resultados passageiros, na medida em que essas ações são superficiais e indiferentes para o próprio indivíduo.

Havíamos imaginado uma transformação dentro de cada um, já que o todo depende da harmonia das partes. Acreditamos no alcance, na seriedade e na profundidade das pequenas ações. Idealizamos a possibilidade de encarar essas pequenas ações como benéficas para si próprio e para o próximo, sendo um conseqüência do outro.

Partimos da idéia do filme "A corrente do bem", dirigido por Mimi Leder e conseguimos a partir dele visualizar uma sociedade em tem como valor a nossa utopia.

O filme conta a história de um menino de 12 anos que a partir de um desafio proposto por um de seus professores, desenvolve um projeto com caráter transformador, que ele chama de "corrente do bem". Essa corrente se baseia em fazer o bem para o outro, sem esperar nada em troca, espera-se apenas que essas pessoas dêem continuidade ao projeto. Cada um deveria fazer o bem para pelo menos três pessoas e essas três para outras três e assim por diante, tomando dimensões cada vez maiores.

Acreditamos que o projeto desenvolvido no filme pelo menino de 12 anos tem um espírito semelhante ao do projeto "Papai Noel dos Correios", porém este é restrito as crianças e aos mais pobres e, limitado por não ser uma corrente. O valor que está inserido nos dois projetos, porém, é o mesmo e é muito importante: a de ajudar o próximo sem esperar nada em troca.

Quanto ao projeto "Papai Noel dos Correios", identificamos uma falha no que diz respeito à divulgação do mesmo; é um projeto interessante e com potencial de repercussão social, mas que, apesar da empresa dos Correios ter significativo porte nacional, sua estratégia de divulgação foi pouco eficaz. E quanto mais popular um projeto desses se tornar, maior será sua capacidade de desenvolvimento. Outro obstáculo está na própria sociedade e na forma com que esta encara tais ações. A banalização dos gestos solidários, com certeza, atrapalha a realização dos mesmos.

 

4- REFERÊNCIAS

http://www.adorocinema.com/filmes/pay-it-forward/pay-it-forward.asp#Curiosidades

http://www.nominuto.com/brasil/correios_lancam_projeto_para_tentar_realizar_o_sonho_de_criancas_neste_natal_/11068/

http://www.jornalcorreio.com.br/texto/2008/10/18/32575/projeto_papai_noel_dos_correios_.html

Última atualização em Qua, 02 de Setembro de 2009 19:46  


Para que serve a educação?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Como as interações ecológicas do homem são permeadas pela sua cultura?

Trabalhos Escolares
Com o aumento da população humana que vem ocorrendo pelo menos nos últimos 3 mil anos, o número de parasitas como carrapatos e bichos de pé, assim como o de muitos vírus e bactérias, sendo que...(22337)

O Sistema de saúde Universal Gratuito - França, Reino Unido e Cuba

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
"A possibilidade de um mundo diferente está nas mãos do homem, portanto dele depende aceitar, corrigir, mudar e criar políticas que defendam uma sociedade menos decadente, e sim mais igualitár...(22311)

As clínicas de aborto na Holanda

Utopia e cotidiano: buscando práticas idealistas
No século XX alguns países legalizaram o aborto, como a Holanda, a URSS e a Suécia. A Alemanha nazista também legalizou o aborto para as mulheres que eram consideradas "hereditariamente doente...(18161)

Melancia sem sementes: Para quê e para quem?

Trabalhos Escolares
Nessa lógica é que encontramos um paradoxo entre o que a ciência se proporia em sua essência, e a maneira pela qual a ciência e a tecnologia foiram apropriadas por aqueles que concentram em su...(15824)

A Biologia das Embalagens - análise da embalagem de Sucrilhos Kellogg’s

Trabalhos Escolares
Os valores nutricionais tornam-se um artifício cientifico para atrair mais consumidores ao produto em questão. As embalagens não comportam mais o objetivo inicial de comunicar informações nutr...(12824)