Como o animal se torna humano?

Imprimir
Webquest
Proposta de trabalho em grupo usando a internet

Objetivo

Levar os alunos a refletirem coletivamente sobre si mesmos, sobre as diferenças e semelhanças entre homens e (outros) animais, discutindo também o início da evolução humana e algumas questões éticas

 

Introdução

O que é ser humano? Poderíamos perguntar, por exemplo: o pastor alemão que salvou dona Dita é mais humano do que o homem que a jogou do barranco? Esta pergunta seria difícil de responder. Felizmente temos, aqui, outro objetivo.

Como se diz, "o homem é um animal racional". Na verdade, hoje "se diz" isso porque, há mais de dois mil anos, Aristóteles escreveu tal frase, que tinha um significado bem específico dentro de sua teoria. É realmente uma idéia fundamental que percorreu a Grécia antiga, o Império Romano, idade média, renascimento, iluminismo, revolução industrial, enfim.

Mas... o que ela quer dizer? Em geral, ao falar a frase, a gente presta mais atenção no "racional" do que no "animal". Por que será? Bem, isto é outra estória. De qualquer forma, o problema que colocamos aqui pode ser resumido assim: como a animalidade se torna racionalidade? Ou seja, como pode um animal ser racional? Os instintos não atrapalham o pensamento? Não há uma diferença fundamental entre os homens e os animais? Como é possível atravessar este abismo que separa o humano do meramente orgânico?

Podemos perguntar, por exemplo: em que momento, na evolução dos macacos, o homem começou a se tornar humano? Há muita controvérsia em relação a isto. Tem quem acredite, inclusive, que toda esta controvérsia é, na verdade, uma evidência da ineficácia da teoria da evolução para explicar a origem do homem - não do seu corpo biológico, mas das qualidades humanas supra-sensíveis, como a razão. Assim, a transformação do animal no homem não poderia ter se dado de forma natural, mecânica, por acaso. Pelo contrário, só seria possível com a intervenção de alguma inteligência extra-terrena - ou seja, não pertencente ao nosso planeta. Bem, é uma hipótese. Eram os deuses astronautas?

Podemos também observar atentamente os homens e os animais em busca de diferenças e semelhanças. Este é um método que requer muito cuidado pois, como dizia o sofista Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas". Ou seja, as pessoas tendem a comparar tudo com elas mesmas, mesmo que não percebam. Dizemos, por exemplo, que o átomo é pequeno e o sol é grande. Falamos também que existe uma "formiga-rainha" e uma "baleia assassina", e isto nos ajuda a dar algum significado para aquilo que não conhecemos bem. Mas depois, quando vamos estudar as coisas mais a fundo, descobrimos que não era bem assim: o grão de areia não é pequeno do ponto de vista de uma bactéria; o sol é apenas uma poeira na imensidão do cosmos. Este é, portanto, um cuidado que devemos ter ao observar e comparar os homens e os animais. Nem sempre as palavras que usamos para descrever o comportamento humano são suficientes para descrever o comportamento dos outros animais.

Bem, estamos aqui levantando algumas questões para o grupo começar a pensar sobre o assunto.

Podemos, por fim, identificar ainda uma outra leitura da nossa questão central, mais filosófica e abrangente. Trata-se da questão dos nossos conflitos internos. Do nosso esforço em superar certos comportamentos que consideramos instintivos e inadequados. Da nossa busca por ser uma pessoa melhor, mais humana.

 

Atividades

O trabalho se iniciará individualmente. Cada integrante deve trazer, na data marcada para início do trabalho coletivo, sua parte individual pronta. Ela será anexada ao produto final.

A parte coletiva deve ser feita de forma coletiva, ou seja, com discussões justas e respeitosas a partir das informações recolhidas individualmente. Não é recomendado, em hipótese alguma, que o grupo divida a parte coletiva em "pedaços" a serem feitos por cada um para depois serem "grudados". Lembrem-se: o objetivo deste trabalho é aprofundar a capacidade de reflexão a partir dos fatos observados.

 

Parte individual:

  1. Responder: em poucas palavras, qual é a principal diferença entre o homem e os outros animais?

  2. Encontrar (e trazer para a aula) um artigo de revista, jornal ou site minimamente confiável, descrevendo algum experimento ou observação de animais e/ou seres humanos. O artigo deve mostrar um "lado humano" dos animais ou um "lado animal" dos humanos.

  3. Identificar as principais informações do artigo

  4. Explicar por que estas informações mostram um "lado humano" dos animais ou um "lado animal" dos humanos.

 

Parte coletiva:

  1. Como se diferencia, normalmente, o homem dos (outros) animais? Façam um quadro simples representando estas diferenças e um texto explicando o quadro - fornecendo também as referências das informações importantes. Antes de mais nada, leiam as partes individuais para socializar alguns fatos e hipóteses relacionados à questão. Estas informações podem ajudar o texto a se tornar mais consistente e interessante. A ideia é não aprofundar muito na crítica nesta primeira questão, apenas explicitar os princípios de opiniões amplamente difundidas acerca das diferenças entre os homens e os outros animais. Alguns temas são especialmente interessantes para este objetivo, como: linguagem, inteligência, organização social, trabalho, saúde, impacto ambiental, cultura, comportamento, sentimento ou liberdade. Os temas podem ajudar na elaboração do quadro e, portanto, na comparação.

  2. Façam uma análise crítica das idéias presentes na questão anterior.

  3. A ciência muda a forma do homem ver os (outros) animais?

  4. Na evolução das espécies, quando o animal se tornou humano?

  5. Como o animal se torna humano? Esta é a síntese do trabalho, que deve articular as idéias anteriores em torno de uma conclusão. Discutam bastante antes de escrever a conclusão: isto é fundamental para que ela não fique superficial. Lembrem-se, esta questão pode ser abordada de diversas maneiras: zoológica (comparando os comportamentos animais que vemos hoje), evolutiva (filogenia), cultural, comportamental, filosófica, ambiental, política, pessoal, etc. O grupo deve escolher o caminho a seguir e responsabilizar-se por ele.

 

Produto Final

O grupo deve entregar, no prazo definido pelo professor, um trabalho com as respostas às questões coletivas e com as partes individuais anexadas (incluindo a reportagem). Com capa, bonito de se ver, claro de se entender.

O grupo deve incluir, no produto final, uma auto-avaliação levando em conta: a) o trabalho do grupo como um todo; b) o trabalho de cada integrante.

 

Regras básicas para um bom trabalho

Quando encontrar um texto bonito em um livro ou site, você não precisa mudá-lo. Aproveite ele! Mas use aspas, itálico e cite a fonte logo depois do trecho citado. NENHUMA FRASE PODE SER RETIRADA DE OUTRO TEXTO a não ser que obedeça a estas regras. E isto não é apenas uma questão de direitos autorais. Trata-se da concretização de um importante princípio científico: ao produzir um conhecimento, você deve fornecer às pessoas os meios para duvidar deste conhecimento. Num experimento, é preciso explicar com detalhes os passos dados para que outros possam testar seus resultados. Num texto científico, por sua vez, é necessário que todas as informações importantes tenham uma fonte, uma origem. Isso permite aos leitores testarem suas idéias, suas interpretações, além de aprofundar e enriquecer a discussão.

No final do trabalho colocamos as "Referências", que podem ou não ser "bibliográficas" (livros). Os sites devem ter o endereço completo e o nome do portal.

Uma boa fonte de referência científicas é o google acadêmico. Mesmo assim, seja sempre crítico em relação ao que lê. Não é recomendado restringir as fontes de pesquisa a sites abertos como o wikipedia.

 

Material sugerido para iniciar a pesquisa

O links e textos abaixo buscam mostrar um pouco da diversidade de abordagens sobre a questão das diferenças e semelhanças entre homens e animais. Você deve analisá-los de maneira crítica, ou seja, buscando inicialmente compreender as idéias do texto (não suas opiniões sobre ele) para depois identificar, ou não, informações conflitantes, frases que contradizem fatos conhecidos, conclusões muito amplas a partir de amostras pequenas, equívocos na interpretação dos dados, etc. O raciocínio crítico é uma arte a se desenvolver.

VOCÊ NÃO DEVE UTILIZAR APENAS AS REFERÊNCIAS ABAIXO COMO FONTE DE INFORMAÇÕES PARA O TRABALHO!

 

*Bicho também é gente* artigos e reportagens mostrando o lado humano do reino animal
http://topicostropicais.net/categoria/bicho-tambem-e-gente/

Dancem, macacos, dancem! (dance, monkeys, dance)
http://br.youtube.com/watch?v=anAYwLwVG3U&feature=related

Animais, homens e sensações segundo Descartes
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2004000200008&script=sci_arttext

Direitos animais
http://wapedia.mobi/pt/Direitos_animais

Qual é a diferença entre o homem e o animal?
http://www.coladaweb.com/sociologia/homem_animal.htm

A diferença entre um Inventor um homem e um animal
http://www.via6.com/topico.php?tid=134471

Humanidade e animalidade - Tim Ingold
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_28/rbcs28_05.htm

Aristóteles - metafísica e psicologia
http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles3.htm

Biologicamente cultural - Vera Silvia Raad Bussab e Fernando Leite Ribeiro
http://pet.vet.br/puc/vera%20bussab.pdf

 

Veja alguns trechos interessantes que podemos encontrar na rede:

 

 

"O trabalho é a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas Assim é, com efeito, ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho, porém, é muitíssimo mais do que isso. É a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem." Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem

Friedrich Engels

"O governo britânico apresentou hoje um projeto de lei que autoriza pela primeira vez o uso de embriões híbridos de humanos e animais para fins de pesquisa. Em virtude dessa iniciativa legal, que ainda deverá passar pelos trâmites parlamentares, os cientistas poderão criar embriões que seriam 99,9% humanos, mas com uma fração de genes de animais."

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL37959-5603,00.html

 

"Há um ponto em que se confundem corridas de carro, futebol, desfile de moda, filmes, shows de rock, literatura best seller, partidas de tênis e basquetebol. Em quase todas as práticas esportivas busca-se menos uma depuração do corpo e do espírito do que o lucro financeiro. Roger Federer, tenista número 1 do mundo, numa entrevista à Veja, ilustra bem essa motivação, quando diz: "Adoro carros esportivos e me ligo cada vez mais em roupas de marca. Só viajo de primeira classe. Ter dinheiro faz com que a vida seja muito mais fácil." Sem dúvida, é bem melhor e mais fácil viver com dinheiro. Questiono, se é justo pagar-se tanto a pessoas com habilidades técnicas que, segundo Nietzsche, estariam mais próximas de fazê-las retornar ao animal do que superar o homem."

http://www.continentemulticultural.com.br/revista051/materia.asp?m=Entremez&s=1

"No nosso dia-a-dia é comum ouvirmos frases em que aparecem comparações entre o homem e o animal. Se bem observarmos, veremos que geralmente ocorrem essas comparações para se definir uma situação difícil, como por exemplo: "Aqui me tratam como a um cachorro!" ou "Hoje trabalhei feito um cavalo!".

http://www.apasfa.org/futuro/hxa.shtml

 

 

 

Este trabalho foi feito para os alunos da 2a série do Ensino Médio do Colégio Equipe.


Fonte: Rodrigo Travitzki - topicostropicais.net


Voce pode usar este texto livremente, desde que cite a fonte e não o comercialize.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Última atualização em Seg, 08 de Abril de 2013 15:00  


A sua escola tem (tinha) muito "decoreba"?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realme...(88586)

Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca

Ciências
Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de r...(78248)

Erros ortográficos mais comuns no português

Textos e tutoriais
O português é de fato uma língua pouco democrática. Suas nuances, detalhes, flexões, acentos, regras, tudo isso pode até servir de matéria prima para o escritor erudito e ilustrado, mas para 9...(35413)

Por que estudar?

Textos e tutoriais
Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são perguntas que toda pessoa, por mais “prática” que seja, se faz algumas vezes na vida. El...(34519)

O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo?

Filmes e imagens
Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "r...(32930)