O que pode ser iluminado pela biologia?

Imprimir

Visão geral da proposta

Agora que vocês, caros alunos, estão terminando a chamada educação básica (que inclui o ensino fundamental e o médio), todas as atenções se voltam para fora da escola. E aqui estão vocês, no último semestre que viverão suas manhãs dentro da escola, olhando pra fora às vezes com medo, às vezes com alegria, ou apenas curiosidade. Pois bem, tentando levar em conta este espírito, propomos um trabalho no curso de biologia, cujo objetivo será criar pontes entre o que se passa dentro da escola com o que acontece fora. Ou, ao menos, entre o que se passa dentro e fora da biologia. E as pontes serão construídas, é claro, por vocês.

Por tudo isso, perguntamos: o que a biologia ilumina pra você?

Produto

Um cartaz/poster ou material digital (pdf, doc, ppt) que contenha:

  1. um mapa conceitual articulando conceitos de biologia com outros conceitos que sejam de seu interesse.

    Para encontrar conceitos de biologia, você pode procurar nos cadernos de biologia e ciências que guardou (!) durante todos esses anos, também pode ver nos mapas conceituais da apostila, ou ainda no livro didático. Tudo que você encontrar nesses lugares pode ser considerado, até prova do contrário, Biologia. A outra parte, os conceitos de fora da escola, ou ao menos de fora da biologia, fica por conta dos saberes e desejos de vocês.

    O maior desafio, creio eu, é tecer boas articulações entre ambos, o biológico e o não biológico.

  2. Uma parte com definições dos conceitos do mapa conceitual (ao menos dos conceitos principais ou “mais polêmicos”, no caso de haverem muitos conceitos no mapa).

  3. Uma breve justificativa do que levou a escolher estes conceitos.

  4. Uma breve explicação da estrutura geral do mapa conceitual.

  5. Referências.

Cronograma

Teremos quatro aulas para realizar o trabalho, com sala de informática. Ver cronograma na aula.

Observações

O trabalho poderá ser feito por uma, duas ou três pessoas. Buscaremos avaliar os trabalhos de maneira justa quanto às variações no número de participantes.

Mas o importante é aproveitar esse trabalho como um momento para se apropriar de alguma parte da biologia que pode ser importante para vocês. A forma proposta é apenas uma maneira de facilitar este processo, caso o grupo tenha outra proposta de formato, venha conversar comigo a respeito.

Última atualização em Qui, 12 de Setembro de 2013 02:59  


A sua escola tem (tinha) muito "decoreba"?
 

Selecione uma palavra-chave

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realme...(91661)

Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca

Ciências
Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de r...(80436)

Erros ortográficos mais comuns no português

Textos e tutoriais
O português é de fato uma língua pouco democrática. Suas nuances, detalhes, flexões, acentos, regras, tudo isso pode até servir de matéria prima para o escritor erudito e ilustrado, mas para 9...(36532)

Por que estudar?

Textos e tutoriais
Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são perguntas que toda pessoa, por mais “prática” que seja, se faz algumas vezes na vida. El...(35601)

O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo?

Filmes e imagens
Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "r...(33834)