Veja múltiplos feedbacks relacionados ao aquecimento global e efeito estufa

Imprimir

Outra imagem para (tentar) entender o aquecimento global. A primeira trata da relação entre o álcool, a gasolina e o carbono atmosférico (veja aqui). Agora o objetivo é mostrar um pouco da complexidade do nosso planeta e da questão do aquecimento global. Para entender melhor a imagem, é prudente saber o que é um feedback (fiz uma figura para isto) e também ajuda saber um pouco de ecologia, geologia, física, química, etc...

 

 

Uma observação: o feedback relacionado ao aumento da fotossíntese foi concebido teoricamente, pois uma reação química tende a acontecer mais rápido se houver reagente em maior quantidade. No entanto, muitos outros fatores interferem na velocidade da fotossíntese, de forma que este feedback talvez nem exista, na prática. Deixei ele aí não só porque é possível (como diz o título da imagem) mas também porque ajuda os alunos a compreenderem o aspecto bioquímico do feedback.

Disponibilizo também uma imagem com finalidade pedagógica, para ser trabalhada com os alunos. Tudo que fiz foi tirar algumas informações. Afinal, como dizia meu professor de biologia "tudo que você ensina a um aluno é uma coisa a menos que ele pode aprender". Claro que, como qualquer princípio pedagógico, este não pode ser levado ao extremo, mas trata-se de um sábio conselho.

Se você quiser que seus alunos compreendam melhor a complexidade da questão do aquecimento global (e dos modelos ecológicos), a imagem abaixo pode ser bastante útil.

Algumas questões que podem ser feitas:

1- Identifique, no desenho, as relações de feedback. Explique brevemente cada uma, dizendo também se é um caso de feedback positivo ou negativo.

2- A revolução industrial é a única causa do aquecimento global?

3- Observando atentamente este desenho, o que se pode concluir sobre o aquecimento global?

4- Observando atentamente este desenho, o que se pode concluir sobre os modelos ecológicos?

*

Se quiser, veja alguns artigos acadêmicos sobre os feedbacks no aquecimento global. E, na dúvida, plante uma árvore - sempre que puder.



Comentários

blog comments powered by Disqus
Última atualização em Dom, 28 de Março de 2010 14:25  

A sua escola tem (tinha) muito "decoreba"?
 
Algum problema sem solução? Uma questão pedagógica o importuna? Gostaria de ouvir uma segunda opinião sobre um material didático? Adicione um tópico em nosso Fórum de discussão.
English French Russian Spanish

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realme...(22871)

Por que estudar?

Textos e tutoriais
Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são perguntas que toda pessoa, por mais “prática” que seja, se faz algumas vezes na vida. El...(6585)

O que fazer com a engenharia genética?

Propostas problematizadoras
Proposta de trabalho em grupo para a terceira série do ensino médio. A idéia é discutir e entender melhor a engenharia genética, também conhecida como DNA recombinante, levando em conta o in...(5648)

Como o animal se torna humano?

Propostas problematizadoras
Webquest Proposta de trabalho em grupo usando a internet Objetivo Levar os alunos a refletirem coletivamente sobre si mesmos, sobre as diferenças e semelhanças entre homens e (outros) anima...(5159)

Vídeo para discutir sexualidade feminina - Marcelo Tas desvenda os mistérios da vagina

Filmes e imagens
Interessante reportagem entrevistando dois especialistas com opiniões diferentes. Numa sociedade tão fálica como a nossa, é preciso dar um pouco mais de atenção a este complexo órgão humano e ...(4991)

O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo?

Filmes e imagens
Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "r...(4116)